15/09/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Nesta experiência de teatro na escola o aluno participa desde o processo de organização teatral por meio de criação de linguagens cenográficas, que permite o desenvolvimento do pensamento reflexivo sobre a sua obra, por exemplo: ao criar o cenário que representa o lugar onde acontece a cena, que neste caso podem ser: lugar geográfico; lugar social; lugar geográfico e social ao mesmo tempo. O cenário também pode significar o tempo: época histórica; estações do ano; certa hora do dia. Desta forma, a função do cenário é a de determinar a ação no espaço e no tempo para que o espectador possa entender os acontecimentos. O texto, que é a alma da peça, rico em gêneros textuais e de sequências tipológicas diversas abre um leque de possibilidades para a motivação e dedicação do educando ao prepará-lo e, ao planejar nossas oficinas, será dado a ele instrumentos como alicerce na criação do texto, fundamental e vital ao nosso projeto. Ao interpretar o personagem utiliza a palavra, que possui funções variadas de acordo com o gênero dramático, o modo literário ou teatral, peça chave da expressividade e situação sóciocomunicativa.
Atividades para que os alunos escrevam e reflitam sobre o que já sabem do novo conteúdo. Inclui anotações, diários e registros de aprendizado.
Debates entre aluno e professor e com toda a classe para ativar o conhecimento prévio do aluno ao lhe dar a oportunidade de compartilhar oralmente suas idéias e discutir suas opiniões.
Tema Norteador das aulas : Meio ambiente
1º Momento - (3 aulas)
O conhecimento da arte envolve a experiência de criar formas artísticas e tudo que entra em jogo nessa ação criadora como: recursos pessoais, habilidades, pesquisa de materiais e técnicas e isto estará ao alcance dos alunos da Escola Clori através de oficinas, horas destinadas ao estudo, uso das tecnologias e será proporcionado ao educando:
• Pesquisa sobre os fundamentos do teatro:
http://www.webwritersbrasil.com.br/detalhe.asp?numero=189
Estudos sobre os elementos que compõem o script no endereço eletrônico acima;
Estudo e produção do roteiro no mesmo endereço acima;
2º Momento (4 aulas)
Produção de diversos gêneros textuais como convites, ofícios, memorandos, e-mails, roteiro teatral para desenvolvimento das habilidades sócio-comunicativas, criando situações em que a confecção de convites com criação do logotipo da peça será importante, assim como um ofício para solicitar reserva de sala e/ou dependências da escola para ensaios ;
A consequência da falta da água: http://www.youtube.com/watch?v=fbVp15OC7s4
A fartura da água: http://www.youtube.com/watch?v=sdLNKbrizK4
Como combater o desperdício de água: http://www.youtube.com/watch?v=yu8gTbDhjfc
3º Momento (2 aulas)
Assistir uma peça de teatro virtualmente para análise - sugestão de peça: Divas no divã e depois comparar com tudo que vimos até aqui, analisando figurino, linguagem oral e corporal, iluminação e cenário;
4º Momento (2 aulas)
Elaborar o figurino com doações, costura feitas em casa com materiais recicláveis, com desenhos de figurino feitos pelos alunos;
5º Momento (2 aulas)
Selecionar a trilha sonora com os alunos separados em quatro grupos, cada qual selecionará cinco músicas que tenham cumplicidade com o tema da peça, para posterior seleção;
6º Momento (3 aulas)
Ensaiar métodos de gesticulação: http://acaminhodopoder.blogspot.com/2008/08/linguagem-corporal.html
Características da personalidade nas gesticulações corporais: http://www.youtube.com/watch?v=jQ6pJKmUSKo
Técnicas de memorização: http://74.125.113.132/search?q=cache:041ImYxOlVAJ:www.algosobre.com.br/baixar-documento/20-curso-de-leitura-dinamica.html+T%C3%89CNICAS+DE+MEMORIZA%C3%87%C3%83O&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
Esses exercícios são imprescindíveis para desinibição dos alunos, deixe-os à vontade para fazê-los em seu tempo, mas não abra mão de que façam, a importância de participar está atrelada à avaliação.
7º Momento (4 aulas)
Produção de texto (rascunho) com as principais ideias a serem apresentadas na peça, serão corrigidas e devolvidas para re-escrita onde aparecerão as mudanças necessárias para adequação do tema e da peça à nossa realidade, depois definir o papel que cada um irá desempenhar , seja na construção do cenário, criação do roteiro, figurino ou atuando, faremos a distribuição de funções e papéis, envolvendo toda a turma na construção e preparação do texto final e apresentação;
8º Momento (3 aulas)
Ensaios;
9º momento (2 aulas)
Filmar a apresentação final;
10º Momento (2 aulas)
Editar o vídeo pelo Windows Movie Maker (optei por apresentação em vídeo pela dificuldade da microfonia);
Divulgação da peça teatral produzida.
Artigos sobre teatro para estudo, Internet para pesquisa, estudo e comparação, câmera digital, roupas usadas, filmadora, livros de literatura e técnico, quadro, giz, aparelho de som, materiais de papelaria para o cenário, Sala de Tecnologias.
Avaliação do processo de aprendizagem dos alunos:
Faremos avaliação observando vários aspectos do educando como a mudança de comportamento através da aquisição de linguagens, criando oportunidade de conhecê-las para que facilitem sua forma de ver o mundo e de se relacionar com ele e com a Educação e sua formação pessoal, capacitando-o para ler quando precisar pesquisar, estudar, escrever, se informar e utilizar as tecnologias necessárias para as realizações, que por ventura, houver necessidade, como editar filmes, filmar, fotografar, criar e principalmente, observando sua evolução no domínio da língua portuguesa e seus gêneros textuais usados no nosso cotidiano.
Avaliação do trabalho pedagógico:
O desenvolvimento das aulas quanto à condução e orientação será avaliado pelo grupo, que analisará o trabalho da professora. Os alunos avaliarão como foi o desempenho da professora, se atendeu os requisitos exigidos, se teve domínio de sala, se manteve o respeito e a cooperação mantendo o bom relacionamento com e entre os alunos, como foi o domínio de conteúdo, se usou linguagem adequada à compreensão do aluno, se teve presteza, planejamento e exatidão em suas atitudes, se foi atenciosa, prestativa nas atividades desenvolvidas, se teve responsabilidade com prazos, demonstrando boa vontade e humildade ao buscar estratégias para melhorar a dinâmica de suas aulas.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito. Se for trabalhado como planejado, todos sairão ganhando.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito boa a metodologia, é um projeto longo mas com o envolvimento dos alunos será muito proveitoso. Parabéns pelo projeto.