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Futebol dos Planetas

 

16/12/2009

Autor e Coautor(es)
Moacyr Barreto da Silva Junior
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícius Pimentel de Andrade, Celia Brito Teixeira Gama

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Reconhecer a organização do Sistema Solar.
• Compreender e estabelecer relações de ordem.
• Identificar unidades e escalas de grandezas.
• Perceber a necessidade de unidades próprias.
• Compreender a utilização de estimativa de proporções.
• Desenvolver o raciocínio lógico.

Duração das atividades
1 aula de 50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula é indicada para alunos a partir do 4º ano do Ensino fundamental, em função das habilidades como: divisão por 10, escalas, a utilização dos conectivos “e”, “ou” e o “não” e organização de informações necessárias para o desenvolvimento da atividade.

Estratégias e recursos da aula

1º momento :

Caro professor, o trabalho na quadra de futebol será interessante para os alunos identificarem os planetas do Sistema Solar e a ordem que eles se encontram.
Eles deverão sentar-se ao longo da quadra.
Marque a quadra com cones, ou círculos de giz ou garrafas pets, com a ajuda dos alunos.
Faça cartazes com os nomes dos planetas ou escreva-os com giz, como está representado na figura abaixo.

FIGURA DA QUADRA DE FUTEBOL

Faça uma atividade lúdica junto com o professor de Ciências.
Ao soar do apito os alunos com as características citadas devem se dirigir ao planeta pedido.

Exemplo:
• Todos os alunos que estão de tênis preto e relógio devem ir até Saturno.
• Todos alunos cujo nome começam com a letra A não meninas devem ir até o Sol.
• Todos os alunos de bermuda ou cabelo preso devem ir até Urano.

E assim sucessivamente, vá criando situações em que eles reconheçam os planetas e as suas distâncias.


Dica I - Levante questões como:

• Quais são os planetas que estão na área do goleiro?
• Quais são os planetas que estão no meio campo? E etc.


2º momento:

O professor deve colocar cartazes com números nos planetas, sendo que alguns ficarão sem número neste primeiro momento.
Seguindo a seguinte sequência:

Futebol dos Planetas
 Mercúrio        Vênus      Terra           Marte            

   Asteróides

          (sem o    nome)                       

  Júpiter                 Saturno               Urano               Netuno         
      0    3      6

    12

(sem nº)

            24

(com o nº, mas sem o nome

   48

     96 

 (sem nº)

  192

(sem nº)

  384


 
Em seguida perguntar aos alunos qual foi a lógica numérica utilizada.
Assim que eles descobrirem, a seqüência numérica deverá ser completada.
Perguntar: O que aparece entre Marte e Júpiter? Acrescentar o nome.

Perguntar: Se fosse descoberto um outro planeta e sua localização fosse depois de Netuno que número ele teria?


3º momento:

Em sala de aula, conversar com os alunos sobre a distância média dos planetas em relação ao Sol que é confirmada por uma relação simples conhecida como Sequência de Bode, também chamada de Titius -Bode, descobert a pelo astrônomo alemão Johann Tietz.

Escreva na louça a sequência da qua dra


0  ;  3   6   12   24   48   96   192   384

Propor aos alunos:


“Se escrevermos a série 0, 3, 6, 12, 24, 48, 96, 192 ,384, e adicionarmos 4 a cada número da série e dividirmos o total por 10, obteremos os números que representam as distâncias médias dos planetas ao Sol, em unidades astronômicas.”

1 unidade astronômica = 1 UA = distância média


Como pode ser constatado na tabela abaixo, os valores obtidos usando a sequência são muito próximos dos reais. Uma previsão interessante da sequência foi a existência de um planeta entre Marte e Júpiter, o que não foi confirmado. O que de fato existe nesta região é o Cinturão de Asteróides.
A distância dos planetas ao Sol pode ser vista na tabela:

Distância do Planetas do Sol
     Planeta          UA       Titius-Bode            Km
    Mercúrio        0,39        0,4        57.900.000
     Vênus        0,72        0,7      108.200.000
     Terra        1,00        1,0      149.600.000
     Marte        1,52      227.900.000
  Asteróides        2,75      412.500.000
    Júpiter       5,20      778.300.000
   Saturno       9,54    1.427.000.000
   Urano      19,2     2.869.600.000
   Netuno      30,1       38,8     4.496.600.000

 


  
Caro Professor, finalize a sua aula pedidndo aos alunos que completem o quadro usando a fórmula do Titius-Bode.

Recursos Complementares

Ler e descobrir um pouco mais sobre o astrônomo alemão Johann Tietz e a Seqüência de Bode no site indicado abaixo.

http://www.ov.ufrj.br

Avaliação

Durante toda a realização da atividade, os alunos deverão ser avaliados, na sua relação entre si e com a aprendizagem.
É sempre importante, também, um processo de autoavaliação ao final da atividade, onde os alunos, oralmente, ou por escrito, possam repensar sua participação na atividade e as aprendizagens que foram mais significativas.

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