16/12/2009
Marcos Vinícius Pimentel de Andrade, Celia Brito Teixeira Gama
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
• Reconhecer a organização do Sistema Solar.
• Compreender e estabelecer relações de ordem.
• Identificar unidades e escalas de grandezas.
• Perceber a necessidade de unidades próprias.
• Compreender a utilização de estimativa de proporções.
• Desenvolver o raciocínio lógico.
Esta aula é indicada para alunos a partir do 4º ano do Ensino fundamental, em função das habilidades como: divisão por 10, escalas, a utilização dos conectivos “e”, “ou” e o “não” e organização de informações necessárias para o desenvolvimento da atividade.
1º momento :
Caro professor, o trabalho na quadra de futebol será interessante para os alunos identificarem os planetas do Sistema Solar e a ordem que eles se encontram.
Eles deverão sentar-se ao longo da quadra.
Marque a quadra com cones, ou círculos de giz ou garrafas pets, com a ajuda dos alunos.
Faça cartazes com os nomes dos planetas ou escreva-os com giz, como está representado na figura abaixo.
FIGURA DA QUADRA DE FUTEBOL
Faça uma atividade lúdica junto com o professor de Ciências.
Ao soar do apito os alunos com as características citadas devem se dirigir ao planeta pedido.
Exemplo:
• Todos os alunos que estão de tênis preto e relógio devem ir até Saturno.
• Todos alunos cujo nome começam com a letra A não meninas devem ir até o Sol.
• Todos os alunos de bermuda ou cabelo preso devem ir até Urano.
E assim sucessivamente, vá criando situações em que eles reconheçam os planetas e as suas distâncias.
Dica I - Levante questões como:
• Quais são os planetas que estão na área do goleiro?
• Quais são os planetas que estão no meio campo? E etc.
2º momento:
O professor deve colocar cartazes com números nos planetas, sendo que alguns ficarão sem número neste primeiro momento.
Seguindo a seguinte sequência:
Mercúrio | Vênus | Terra | Marte | Asteróides (sem o nome) |
Júpiter | Saturno | Urano | Netuno |
0 | 3 | 6 | 12 (sem nº) |
24 (com o nº, mas sem o nome |
48 | 96 (sem nº) |
192 (sem nº) |
384 |
Em seguida perguntar aos alunos qual foi a lógica numérica utilizada.
Assim que eles descobrirem, a seqüência numérica deverá ser completada.
Perguntar: O que aparece entre Marte e Júpiter? Acrescentar o nome.
Perguntar: Se fosse descoberto um outro planeta e sua localização fosse depois de Netuno que número ele teria?
3º momento:
Em sala de aula, conversar com os alunos sobre a distância média dos planetas em relação ao Sol que é confirmada por uma relação simples conhecida como Sequência de Bode, também chamada de Titius -Bode, descobert a pelo astrônomo alemão Johann Tietz.
Escreva na louça a sequência da qua dra
0 ; 3 6 12 24 48 96 192 384
Propor aos alunos:
“Se escrevermos a série 0, 3, 6, 12, 24, 48, 96, 192 ,384, e adicionarmos 4 a cada número da série e dividirmos o total por 10, obteremos os números que representam as distâncias médias dos planetas ao Sol, em unidades astronômicas.”
1 unidade astronômica = 1 UA = distância média
Como pode ser constatado na tabela abaixo, os valores obtidos usando a sequência são muito próximos dos reais. Uma previsão interessante da sequência foi a existência de um planeta entre Marte e Júpiter, o que não foi confirmado. O que de fato existe nesta região é o Cinturão de Asteróides.
A distância dos planetas ao Sol pode ser vista na tabela:
Planeta | UA | Titius-Bode | Km |
Mercúrio | 0,39 | 0,4 | 57.900.000 |
Vênus | 0,72 | 0,7 | 108.200.000 |
Terra | 1,00 | 1,0 | 149.600.000 |
Marte | 1,52 | 227.900.000 | |
Asteróides | 2,75 | 412.500.000 | |
Júpiter | 5,20 | 778.300.000 | |
Saturno | 9,54 | 1.427.000.000 | |
Urano | 19,2 | 2.869.600.000 | |
Netuno | 30,1 | 38,8 | 4.496.600.000 |
Caro Professor, finalize a sua aula pedidndo aos alunos que completem o quadro usando a fórmula do Titius-Bode.
Ler e descobrir um pouco mais sobre o astrônomo alemão Johann Tietz e a Seqüência de Bode no site indicado abaixo.
Durante toda a realização da atividade, os alunos deverão ser avaliados, na sua relação entre si e com a aprendizagem.
É sempre importante, também, um processo de autoavaliação ao final da atividade, onde os alunos, oralmente, ou por escrito, possam repensar sua participação na atividade e as aprendizagens que foram mais significativas.
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