Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Let's check our horoscope?

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O objetivo dessa seqüência é trabalhar o aprendizado dos signos do zodíaco, em inglês, bem como entender as características de cada um. Alguns exemplos de horóscopos, em inglês, serão utilizados como atividade de reading.

Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos cada, aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Meses do ano.

- Responder à pergunta: When is your birthday?

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Pergunte aos alunos:
“What does Zodiac means?”
Logo depois apresente em um cartaz, no quadro, em um arquivo PowerPoint ou impresso o seguinte texto:


THE ZODIAC
The word Zodiac literally means animals and refers to the patterns or configurations of creatures as seen in the twinkling stars at night. The Zodiac belt is the great circle around which our luminescent Sun apparently moves month by month throughout the year, transceiving the energy of those different constellational signs and thereby transmitting the celestial radiations to our Earth.

Fonte: http://www.astrology.com.au/12signs/index.asp  (acesso em 25 de Outubro de 2009)


Caso necessite, verifique o significado da palavra zodiac em: www.dictionary.com  (acesso em 25 de Outubro de 2009)


zo•di•ac (zō'dē-āk')
n.
a. In astrology, this band divided into 12 equal parts called signs, each 30° wide, bearing the name of a constellation for which it was originally named but with which it no longer coincides owing to the precession of the equinoxes.

Assim que os alunos lerem o texto questione: “ What is your zodiac sign?” ou “What is your astrological sign?”.
A medida que os alunos responderem, mesmo em português, anote no quadro as respostas em inglês. São doze os signos do zodíaco:
Aries (âr'ēz, âr'ē-ēz')


Figura 1: Signo de Áries.
Fonte: http://static.blogstorage.hi-pi.com/photos/celeste.arteblog.com.br/images/mn/1234454418/Signo-de-ARIES-Grafico.jpg  (acesso em 25 de Setembro de 2009)


Taurus (tôr'əs)


Figura 2: Signo de Touro.
Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_mAroZODXGSc/SfsdS6uKxOI/AAAAAAAAAA8/wWOUwHGYXX0/s400/Taurus+-+entra.jpg  (acesso em 25 de Outubro de 2009)


Gemini (jěm'ə-nī', -nē')


Figura 3: Signo de Gêmeos.
Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_vF662x0-eqQ/SJyUYZ1sY1I/AAAAAAAAAd0/4ztxMtnieHM/s320/geminis1.jpg

(acesso em 25 de Outubro de 2009)


Cancer [kan-ser]


Figura 4: Signo de Câncer.
Fonte: http://signocancer.files.wordpress.com/2008/08/1209238644_f.jpg

 (acesso em 25 de Outubro de 2009)


Leo [lee-oh]


Figura 5: Signo de Leão.
Fonte: http://www.munhispano.com/graphics/leo.jpg

 (acesso em 25 de Outubro de 2009)


Virgo (vûr'gō)

< img src="http://por%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20taldoprofessor.mec.gov%0a%20%20%20%20%20%20%20%20%0a%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20.br/storage/discovirtual/aul%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20as/6230/imagens/virgem.jpg" />


Figura 6: Signo de Virgem.
Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_iZS2k0drmGY/SkTWTxtmm7I/AAAAAAAAJhQ/Egy1JeJLUJI/s320/virgem.jpg

 (acesso em 25 de Outubro de 2009)


Libra (lē'brə)



Figura 7: Signo de Libra.
Fonte: http://www.abduzido.net/fotos/2008/10/signo-libra.jpg 

(acesso em 25 de Outubro de 2009)


Scorpio [skawr-pee-oh]



Figura 8: Signo de Escorpião.
Fonte: http://daslu.com.br/img/img_upload/img.jpg

(acesso em 25 de Setembro de 2009)


Sagittarius (sāj'ĭ-târ'ē-əs)


Figura 9: Signo de Sagitário.
Fonte: http://www.fototelas.com.pt/sfondi-zodiaco-sagittario.jpg

(acesso em 25 de Outubro de 2009)


Capricorn (kāp'rĭ-kôrn')

Figura 10: Signo de Capricórnio.
Fonte: http://onossocasamento.pt/files/capricornio.jpg

 (acesso em 25 de Outubro de 2009)

Aquarius (ə-kwâr'ē-əs)

Figura 11: Signo de Aquário.
Fonte: http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/imagem/8342.jpg

(acesso em 25 de Outubro de 2009)


Pisces (pī'sēz)


Figura 12: Signo de Peixes.
Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_bcOmla_nGGk/SQ-v0bPUK5I/AAAAAAAAABo/pPL6hc2lacg/s320/SignoPeixes.jpg

(acesso em 25 de Outubro de 2009)


Sugestão: Trabalhe com os alunos a pronúncia de cada signo do zodíaco.
Observação: Todas as transcrições fonéticas foram retiradas de: www.dicitionary.com (acesso em 25 de Outubro de 2009)

Aula 2.

Atividade de reading 1.
Divida a sala em 12 grupos. Cada grupo ficará responsável por ler e mostrar aos demais as características do signo do zodíaco em questão.


Nos endereços relacionados a seguir, os signos são caracterizados com uma linguagem de fácil entendimento:
http://www.astrology.com.au/12signs/aries.asp  (áries)
http://www.astrology.com.au/12signs/taurus.asp  (touro)
http://www.astrol ogy.com.au/12signs/gemini.asp   (gêmeos)
http://www.astrology.com.au /12signs/cancer.asp  (câncer)
http://www.astrology.com.au/12signs/leo.asp  (leão)
http://www.astrology.com.au/12signs/virgo.asp  (virgem)
http://www.astrology.com.au/12signs/libra.asp  (libra)
http://www.astrology.com.au/12signs/scorpio.asp  (escorpião)
http://www.astrology.com.au/12signs/sagittarius.asp  (sagitário)
http://www.astrology.com.au/12signs/capricorn.asp  (capricórnio)
http://www.astrology.com.au/12signs/aquarius.asp  (aquário)
http://www.astrology.com.au/12signs/pisces.asp  (peixes)
Sites acessados em 25 de Outubro de 2009.
Sugestão: Se possível, os textos devem ser acessados no laboratório de informática da escola. Caso não seja possível, cole-os em um documento do word e repasse-os, impressos, aos seus alunos. Adapte o vocabulário, se necessário.

Incentive os alunos, após a leitura dos textos a identificarem as principais características de cada signo do zodíaco. Eles deverão, de forma criativa, apresentar suas conclusões aos colegas de sala.


Deverá ser dada atenção especial aos grupos durante o processo de leitura. Deixe claro que características são descritas por adjetivos. Essa classe de palavras devem ter foco especial durante a leitura dos textos.
Sugestão: Se necessário, autorize o uso de dicionários bilíngües. Veja a opção citada em Recursos Complementares.
Sugestão: Caso ache interessante, passe aos alunos o seguinte vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=ElTdCP5wWSU  (acesso em 25 de Outubro de 2009). Este vídeo mostra, com caráter ilustrativo, a posição dos signos no céu.


Aula 3.


Mostre o seguinte vídeo aos seus aluno:

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=UJkZonRua3c  (acesso em 25 de Outubro de 2009).
Nele, serão encontradas entrevistas nas quais as pessoas descrevem qual é o seu signo astrológico e quais suas características.
Peça aos alunos que prestem atenção nas perguntas: “What is your astrological sign?” e “What are ...(sign) like?”. Verifique a compreensão dos seus alunos em relação a essas perguntas fazendo-as aos mesmos.
Pratique com seus alunos as entrevistas mostradas no vídeo. Pares voluntários poderão apresentar aos colegas de classe suas conversas. Incentive-os a usarem as características descritas na aula 2.


Aula 4 e 5.


Atividade de Reading 2
Acesse: http://my.horoscope.com/astrology/horoscope-sign-index.html (acesso em 25 de Outubro de 2009)  para ter acesso a mais descrições dos signos do zodíaco.
Os alunos deverão ler essas descrições, observando as características fornecidas. Peça aos mesmos que montem esquemas de palavras que identificam cada signo. Ensine aos a lunos como fazer spidergrams. Para mais informações sobre o que é spidergram, acesse:http://encarta.msn.com/dictionary_701710029/spidergram.html (acesso em 25 de Outubro de 2009). Para visualizar um exemplo de spidergram, acesse:  http://www.terrapinn.com/2008/hta/Img/spidergram600.jpg (acesso em 25 de Outubro de 2009).Incentive-os a produzirem o perfil dos signos. Os alunos deverão montar cartazes que contenham ilustrações, características e nomes de colegas que são do determinado signo. Para saber as características de um cartaz, acesse: http://www.epp.g12.br/informatica/2008/slides/Genero%20Textual/Genero%20Textual.ppt (acesso em 25 de Outubro de 2009).

Para avaliar os cartazes, são sugeridos os seguintes critérios:

1. Chame a atenção dos alunos para o gênero em questão. Dê sugestões e mostre exemplos do mesmo para que os alunos tenham consciência das características.

2. Peça a eles que busquem informações que os interessam. Eles deverão listar as informações essenciais em Inglês, usando um dicionário, se necessário.

3. Após a busca, eles deverão produzir um texto inicial / primeira versão sobre  o tema proposto (signos).

4. Após a elaboração da primeira versão do texto, proporcione um momento de trabalho em duplas ou grupos de alunos para que eles vejam o que foi produzido e leiam os textos dos colegas para fazer um trabalho de edição (peer edition). Esse processo vai ajudá-los a revisar as estruturas gramaticais, revisar a fala e as informações concedidas e aprender a reconhecer erros cometidos.

 
5.Amplie esse processo envolvendo toda a sala, pedindo-os para sair do grupo menor em que eles estão trabalhando e exibir os trabalhos produzidos para o resto da sala.


6. Depois da edição, eles deverão finalizar o texto, já pensando que ele será parte de uma exposição produzida pela sala.

7. Explicite aos alunos como será feita a avaliação do trabalho realizado. Para a avaliação da produção do texto, combine critérios com a turma, desde as características do gênero textual solicitado, sua função e as condições de produção, até aspectos como pontuação, concordância e ortografia (spelling). Para a avaliação da exposição do trabalho, avalie a organização espacial das informações e a apresentação visual final da exposição montada. Analise também como foi a busca de soluções para os problemas que apareceram durante a execução do projeto. A produção escrita, que já terá passado por uma edição, dever ser avaliada em um processo de construção ocorrido em conjunto na sala de aula.


Observação: Poderão ser mantidos os 12 grupos feitos anteriormente, ou, se preferir, divida os alunos em menos grupos e cada grupo deverá montar o perfil de todos os signos.

Sugestão: Espalhe a produção dos alunos pela escola, para que mais pessoas possam identificar as características de cada signo.
Recursos Complementares

Dicionário bilíngüe - caso haja a chance de um acesso ao site abaixo no laboratório de informática.

RECURSO - Dictionary.com

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false
(acesso em 25 de Outubro de 2009)

Avaliação

Observe a estruturação dos cartazes produzidos. Isso poderá ser avaliado como exercício de writing. Uma outra forma de avaliação, desta vez oral, é produzir um debate dentro de sala. Monte um círculo e inicie falando o seu signo e as características do mesmo que condizem com você. Deixe com que todos os alunos participem.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • waldemar Pereira de Freitas Junior, E.E.Prof.Ary Jorge Zeitune , São Paulo - disse:
    w.70freitas@gmail.com

    15/07/2010

    Quatro estrelas

    Muito legal esta aula,vou aplicá-la neste segundo semestre,o tema é bem interessante e mobiliza vários conhecimentos,gerando uma interdisciplinariedade.Vou também sugeri-la em nosso curso de capacitação na oficina pegagógica.Parabéns as colegas pela inicitiva


  • Danilo Duarte Costa, ESC FUND DO C PEDAG DA UFMG , Minas Gerais - disse:
    daniloduarte2@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a aula! Ótimo também o vídeo da aula 3. parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.