Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Working with adjectives in a song!

 

29/10/2009

Autor e Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O objetivo dessa seqüência é trabalhar o aprendizado de adjetivos. Esta aula é particularmente interessante para alunos do 3º ano do ensino médio, pois nesta idade eles, possivelmente, enfrentam pressões de pais, escola e sociedade de diversas maneiras (isso é tema da música proposta em uma das etapas da aula).

Duração das atividades
03 horas/aulas de 50 minutos, aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há conhecimentos prévios a serem trabalhados.
Estratégias e recursos da aula

Recursos áudio visuais serão necessários.

AULA 1

Figura 1: Pessoa com dúvidas.

Fonte: http://www.dmsg.ufsc.br/arquivos/duvida.jpg

(acesso em 29 de Agosto de 2009)

Jogo: “Who is this person?”

Objetivo: Elicitar os adjetivos que os alunos já conhecem.

Divida a sala em três grandes grupos. Explique que você escolherá uma pessoa de cada grupo e que a mesma representará alguém famoso. Esta pessoa será levada para o lado de fora da sala para que seja combinado o personagem famoso que ela representará. Mas, uma pessoa de cada grupo por vez! Combine as regras do jogo: todos os membros dos grupos farão perguntas ao aluno que saiu da sala para tentar descobrir quem é a pessoa famosa que ele/ela representa. Explique que eles só poderão fazer YES/NO questions (perguntas que tenham as respostas “Yes, I am” ou “No, I’m not.”) . Ex: Are you tall? ‘Yes, I am’, ‘No, I am not’, etc.

Sugestão 1: Sugerimos que o professor tome nota dos adjetivos usados pelos alunos nas perguntas. Assim, ele terá uma ampla visão do conhecimento deles sobre adjetivos e poderá, posteriormente, usá-los como base para expandir o vocabulário com novos adjetivos.

AULA 2

The Logical Song – Supertramp

Figura 2: Banda Supertramp

Fonte: http://www.bestradio.sk/content/interprets/supertramp.jpg

(acesso em 29 de Agosto de 2009)


Recurso necessário: Aparelho de som e laboratório de informática.
Objetivo: Aumentar o conhecimento lexical dos aprendizes (adjetivos).

Observação: “The Logical Song”, da banda Supertramp, é uma música repleta de adjetivos que podem ser trabalhados com os alunos.

O professor deverá preparar a música com antecedência para verificar se há algum vocabulário desconhecido para ele.

Faça cópias da letra incompleta (com espaços em branco) para os alunos.

The Logical Song – Supertramp

When I was young, it seemed that life was so wonderful,
A miracle, oh it was beautiful, magical.
And all the birds in the trees, well they’d be singing so happily,
Joyfully, playfully watching me.
But then they send me away to teach me how to be sensible,
Logical, responsible, practical.
And they showed me a world where I could be so dependable,
Clinical, intellectual, cynical.

There are times when all the worlds asleep,
The questions run too deep
For such a simple man.
Won’t you please, please tell me what we’ve learned
I know it sounds absurd
But please tell me who I am.

Now watch what you say or they’ll be calling you a radical,
Liberal, fanatical, criminal.
Won’t you sign up your name , we'd like to feel you’re
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!

At night, when all the worlds asleep,
The questions run so deep
For such a simple man.
Won’t you please, please tell me what we’ve learned
I know it sounds absurd
But please tell me who I am.

Para ouvir a música acesse: http://www.youtube.com/watch?v=pBAasek8NR4 (acesso em 29 de Agosto de 2009)

The Logical Song – Supertramp

When I was _______, it seemed that life was so ________,
A miracle, oh it was _________,________.
And all the birds in the trees, well they’d be singing so happily,
Joyfully, playfully watching me.
But then they send me away to te ach me how to be sensible,
_______,________,________.
And they showed me a world where I could be so ________,
________, ____________, ___________.

There are times when all the world's asleep,
The questions run too deep
For such a ______ man.
Won’t you please, please tell me what we’ve learned
I know it sounds __________
But please tell me who I am.

Now watch what you say or they’ll be calling you a _______,
_______,________,__ ________.
Won’t you sign up your name, we'd like to feel you’re
_______,_________,_____________, a vegetable!

At night, when all the world's asleep,
The questions run so deep
For such a simple man.
Won’t you please, please tell me what we’ve learned
I know it sounds absurd
But please tell me who I am.

Fonte: http://www.lyricsfreak.com/s/supertramp/the+logical+song_20133850.html (acesso em 29 de Agosto de 2009)

Deixe os alunos ouvirem a música pelo menos três vezes. Peça-os que complete a música com os adjetivos que estão faltando. Dependendo do nível da turma, apresente, separadamente e por escrito, os adjetivos que faltam na música, não esquecendo de embaralhá-los.

Logo depois, faça perguntas como:

 Are you a simple person?

 Are you a dependable person?

Are you a responsible person? Etc.

Assim, verifique o entendimento do significado dos adjetivos e esclareça as dúvidas sobre os mesmos.

Pergunte aos alunos se eles conhecem palavras semelhantes às retiradas da música. Ex: responsible- responsability, etc. Com isso, você pode fazer uma conexão entre o conhecimento prévio do aluno e o conhecimento que está sendo adquirido. Com essa atividade, você trabalhará adjetivos e substantivos relacionados. Encoraje os alunos a listar os adjetivos da letra da música no caderno e fazer uma busca no dicionário para descobrir qual é o substantivo equivalente. Isso pode gerar material para que você desenvolva, posteriormente, um trabalho com sufixos.

Observação: Alerte os alunos sobre a semelhança dos adjetivos expostos na música, com palavras em português. Dessa forma o entendimento do significado dessas palavras ocorrerá de maneira mais fácil. Aproveite e insira a noção de COGNATOS. Veja as informações sobre cognatos em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cognato (acesso em 29 de Agosto de 2009)

Para reforçar o conhecimento sobre adjetivos, sugerimos que o professor demonstre aos estudantes o seguinte vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=iTGjNeYRpjk&am p;NR=1&feature=fvwp (acesso em 29 de Agosto de 2009). Nele o professor encontrará suporte suficiente para realçar as características dessa classe de palavras.

Após a exibição do vídeo, proponha os seguintes exercícios com os alunos.

A- Peça aos alunos que releiam a letra da música. Explique a eles que eles terão que categorizar os adjetivos, em uma tabela, separando os adjetivos que possuem um sentid o positivo (positive meaning) e os adjetivos que possuem uma conotação negativa (negative meaning). Dê exemplos:

Positive meaning = sensible

Negative meaning= fanatical            

Resposta:

Positive meaning: young, wonderful,beautiful, magical, logical, responsible, practical, simple, acceptable, respectable, presentable.

Negative meaning: dependable, clinical, cynical, intellectual, absurd, radical, liberal, fanatical, criminal.

NOTA: Nesse exercício, o professor pode verificar o entendimento dos aprendizes quanto ao sentido positivo ou negativo. Sugerimos que o professor trabalhe com todos os adjetivos presentes na música “The Logical Song”. Faça a correção dessa atividade no quadro, de um modo que sua solução possa ser discutida por toda a classe.

Exercício adaptado - Fonte: http://www.isabelperez.com/songs/logical.htm (acesso em 29 de Agosto de 2009)

B- Find the word that matches the definitions:
…………………………….: someone you can be sure that they will always act consistently or sensibly.
…………………………….: a person who is able to do good decisions a nd judgements based on reason
…………………………….: Someone who is approved of by society and considered to be morally correct
…………………………….: A very sick or disabled person
…………………………….: someone who is good enough
…………………………….: people who behave proper ly and sensibly (without needing to be supervised).
…………………………….: Someone who looks fairly tidy or attractive.

Sugestão: Apresente as palavras, que são as respostas para o exercício anterior, embaralhadas no quadro. Para aumentar o nível de dificuldade, misture palavras que não estão relacionadas ao exercício (outros adjetivos).

Sugira um trabalho em duplas para que os alunos discutam qual adjetivo melhor completa as descrições dadas. Chame atenção deles para o fato de que as respostas estão na letra da música “The Logical Song”. Corrija o exercício junto com a turma, esclarecendo eventuais dúvidas que possam surgir.

Fonte: http://www.isabelperez.com/songs/logical.htm (acesso em 29 de Agosto de 2009)

Aula 3: Discutindo sobre a música.

Faça uma discussão com seus alunos. Diga a eles que a letra de “The Logical Song” é baseada em um desabafo do autor sobre a pressão que sofria na época em que a letra foi escrita. Incentive-os a relatar que tipo de pressão eles sofrem, seja da sociedade, da família ou da escola.


Comece descrevendo as pressões que você passou quando tinha a idade de seus alunos. Isso vai incentivá-los e impulsioná-los a falar. O professor deverá guiar a discussão. Formule perguntas que induzam os alunos a ativar o conhecimento sobre adjetivos. Por exemplo:


“How do you describe yourself? I am a responsible person, but I’m not sensible.”


O professor poderá, ainda, retirar trechos da música “The Logical Song”, distribuir entre grupos de até quatro alunos e pedir para que os alunos descrevam suas sensações e reflexões sobre os trechos.


EX: “When I was young, it seemed that life was so wonderful,
A miracle, oh it was beautiful, magical.
A nd all the birds in the trees, well they’d be singing so happily,
Joyfully, playfully watching me.”


Outra alternativa para finalizar a aula é produzir, com os alunos, frases sobre eles (no mínimo três por aluno) . Brinque e teste o conhecimento que cada um tem sobre o colega de sala. Oriente-os a escrever essas frases em pedaços de papel, sem identificação. Coloque todos os papéis em um saco plástico, embaralhe-os e peça que cada aluno pegue um papel e tente identificar quem se descreveu daquela maneira. Incentive os alunos a usarem todos os adjetivos que conhecem.

Observação: Cante e ouça a música com seus alunos .

Figura 3: Pessoa escutando música.

Fonte: http://www.planetaeducacao.com.br/novo/artigo.asp?artigo=530

(acesso em 29 de Agosto de 2009)


Sugestão de trabalho interdisciplinar: O professor poderá, junto com o professor de Português, trabalhar as diferenças e semelhanças no uso de adjetivos nas duas línguas (análise contrastiva). Façam um mural que possa identificar essas características.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deste processo deve ocorrer de acordo com o envolvimento dos alunos durante a discussão sobre a música. Aspectos gramaticais (o uso correto dos adjetivos), produção oral (ao descrever eles próprios) e a compreensão oral (entendimento dos termos, adjetivos principalmente, apresentados na música) são pontos importantes a serem avaliados.

Os alunos podem criar recursos visuais que ilustrem adjetivos (alguns não são ilustráveis, decida com eles quais poderiam ser eliminados dessa tarefa). Dê uma grande lista de palavras e peça a grupos de até 4 pessoas que ilustrem uma quantidade específica de adjetivos. Os cartazes podem ser afixados na sala para que esse recurso visual seja contemplado por eles todos os dias em todas as aulas. Isso vai ajudar na fixação das palavras. Não se esqueça de estabelecer critérios para a avaliação dos cartazes (organização visual e textual, figuras, spelling, etc.)

Uma outra proposta é a produção de um texto de até 3 parágrafos, em que os alunos vão falar sobre eles, a escola, a família, os amigos, usando adjetivos para descrevê-los. A produção não será apenas de frases sobre as pessoas. Os alunos terão que construir o texto dando outros tipos de informação, além dos adjetivos, que são o foco da tarefa. Proponha o seguinte roteiro:

1) You - where you live, what you like, your favorite things;

2) Your family - mother, father, brothers, sisters, cousins, etc;

3) Your school - classmates, subjects, the school area.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.