Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


SOCIOLOGIA - Método e Interdicisplinaridade

 

07/12/2009

Autor e Coautor(es)
Adriana Monferrari Amorim
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo José Bueno Alves da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta aula servirá para o aluno entender que o método sociológico (filiação histórica) está presente nas análises sócio-políticas de outras disciplinas, porque todas as ciências são humanas, isto é, todas as ciências são fruto do conhecimento humano.

Duração das atividades
01 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conflitos geopolíticos no Oriente Médio ou o processo político da Revolução Francesa.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Sugiro que seja feita uma leitura orientada do seguinte fragmento de texto de Auguste Comte:
(seria interessante pedir para um aluno ler o texto para poder também observar o grau de dificuldade ou desenvoltura que o aluno apresenta)


"As divisões que estabelecemos entre nossas ciências, sem serem arbitrárias, como alguns o creem, são, com efeito, essencialmente artificiais. Na realidade, o assunto de nossas investigações é uno; nós o dividimos com o fito de separar as dificuldades para melhor resolvê-las. Resulta daí mais de uma vez que, contrariamente a nossas repartições clássicas, questões importantes exigiram certa combinação de vários pontos de vista especiais, (...)."


Acredito que seja necessário explicar para os alunos que está claro, desde o século XIX, para o pensador Auguste Comte fundador da Sociologia e criador dos termos “sociologia” e “altruísmo”, que o conhecimento não é estanque, estacionado ou limitado apenas à uma área ou domínio específico. Entretanto, fez-se necessário criar lugares comuns de afinidade (departamentos) entre as ciências, para tornar possível a aquisição de um conhecimento compilado durante séculos. Ou seja, a quantidade de conhecimento acumulado pelos Homens durante a história da humanidade – em todas as áreas do conhecimento – teve que ser fragmentada para que pudesse ser conhecida e apreendida pelas gerações posteriores.

Sendo assim, os métodos utilizados pelo homem, de acordo com a escala enciclopédica das ciências, com a finalidade de mostrar que os métodos são importantes para o conhecimento humano na medida em que são ferramentas (meios e não fins) para o progresso intelectual e moral do Homem. E, se notarmos bem, todos os métodos relacionados a seguir são utilizados a todo momento pelos indivíduos, na teoria e na prática.

DEDUÇÃO: método Lógico- Matemático
OBSERVAÇÃO: método da Astronomia
EXPERIÊNCIA: método da Física
NOMENCLATURA: método da Química
COMPARAÇÃO: método da Biologia
FILIAÇÃO HISTÓRICA: método da Sociologia
CONSTRUÇÃO OBJETIVA: resultado da aplicação dos métodos anteriores voltados para o progresso da humanidade

A leitura necessária a ser feita para compreender os métodos encontra-se em: PERNETA, Augusto Beltrão. Filosofia Primeira. Rio de Janeiro: Gráfica Laemmert Limitada, 1957.


Atividade 2

Nesta atividade o professor poderá mostrar ao aluno como utilizar o método de cada ciência ao abordar um tópico que tenha sido trabalhado com os alunos sobre a história ou a geografia política no Ensino Fundamental (sugiro que se dê prioridade a questões relacionadas com os conflitos geopolíticos no Oriente Médio ou o Processo de Revolução na França, 1789, que acredito fazerem parte do conteúdo programático do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, nas disciplinas de Geografia e História).

O primeiro passo da atividade consiste em sugerir que os alunos escrevam em folha avulsa, sem nome que os identifique, uma análise crítica a respeito do tópico previamente escolhido. Após concluírem sua análise o professor pode recolher o exercício e redistribui-lo de forma que cada um receba o comentário do colega e não o seu próprio texto. O professor poderá dispor os alunos em círculo e aleatoriamente indicá-los, um por vez, para se apresentar e comentar – de forma crítica, complementar, que ratifique ou retifique – o texto do colega. Sugiro que o professor faça suas anot ações pessoais (numa l ista de presença dos alunos) sobre o perfil dos comentários, ressaltando, a cada leitura, os métodos utilizados pelos alunos ao tecerem os comentários (observação, comparação e compreensão). E, assi m que o final da aula se aproxime, o professor pode  interromper a discussão, se for o caso, para chamar a atenção dos alunos para o viés sociológico adotado em determinados temas de outras disciplinas.


Por exemplo, pode chamar a atenção do aluno para o modo como ele observou o texto do colega, como comparou ao texto escrito por ele mesmo e como compreendeu o ponto de vista do colega; combinando o que ele aprendeu nos tópicos trabalhados em outras disciplinas com o que ele relacionou à realidade vivida.


REFERÊNCIA

COMTE, Auguste. (Os Pensadores). São Paulo: Abril Cultural, 1978, p. 16.

Avaliação

A atividade 2 servirá para o(a) professor(a) mapear o nível de conhecimento pré-adquirido pelos alunos para daí saber como trabalhar em sala de aula a abordagem sociológica de outros temas como: o cálculo estatístico em pesquisa de opinião e a política que rege o senso comum (pelo método de dedução da matemática), os movimentos sociais (conhecimento voltado para a história e a geografia), as relações sociais (utilizando exemplos da física e o método de comparação da biologia), a elaboração e combinação de conceitos (lembrando o método de nomenclatura da química), etc. Vale lembrar que a Sociologia não deve se utilizar apenas de recursos de entretenimento sob a égide do “fazer pensar a realidade”. Precisamos também conhecer os métodos de investigação do real, pois eles são as ferramentas do desenvolvimento intelectual, que levarão o indivíduo/sociedade a exercer a cidadania plena.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.