07/12/2009
Oswaldo José Bueno Alves da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
Esta aula servirá para o aluno entender que o método sociológico (filiação histórica) está presente nas análises sócio-políticas de outras disciplinas, porque todas as ciências são humanas, isto é, todas as ciências são fruto do conhecimento humano.
Conflitos geopolíticos no Oriente Médio ou o processo político da Revolução Francesa.
Sugiro que seja feita uma leitura orientada do seguinte fragmento de texto de Auguste Comte:
(seria interessante pedir para um aluno ler o texto para poder também observar o grau de dificuldade ou desenvoltura que o aluno apresenta)
"As divisões que estabelecemos entre nossas ciências, sem serem arbitrárias, como alguns o creem, são, com efeito, essencialmente artificiais. Na realidade, o assunto de nossas investigações é uno; nós o dividimos com o fito de separar as dificuldades para melhor resolvê-las. Resulta daí mais de uma vez que, contrariamente a nossas repartições clássicas, questões importantes exigiram certa combinação de vários pontos de vista especiais, (...)."
Acredito que seja necessário explicar para os alunos que está claro, desde o século XIX, para o pensador Auguste Comte fundador da Sociologia e criador dos termos “sociologia” e “altruísmo”, que o conhecimento não é estanque, estacionado ou limitado apenas à uma área ou domínio específico. Entretanto, fez-se necessário criar lugares comuns de afinidade (departamentos) entre as ciências, para tornar possível a aquisição de um conhecimento compilado durante séculos. Ou seja, a quantidade de conhecimento acumulado pelos Homens durante a história da humanidade – em todas as áreas do conhecimento – teve que ser fragmentada para que pudesse ser conhecida e apreendida pelas gerações posteriores.
Sendo assim, os métodos utilizados pelo homem, de acordo com a escala enciclopédica das ciências, com a finalidade de mostrar que os métodos são importantes para o conhecimento humano na medida em que são ferramentas (meios e não fins) para o progresso intelectual e moral do Homem. E, se notarmos bem, todos os métodos relacionados a seguir são utilizados a todo momento pelos indivíduos, na teoria e na prática.
DEDUÇÃO: método Lógico- Matemático
OBSERVAÇÃO: método da Astronomia
EXPERIÊNCIA: método da Física
NOMENCLATURA: método da Química
COMPARAÇÃO: método da Biologia
FILIAÇÃO HISTÓRICA: método da Sociologia
CONSTRUÇÃO OBJETIVA: resultado da aplicação dos métodos anteriores voltados para o progresso da humanidade
A leitura necessária a ser feita para compreender os métodos encontra-se em: PERNETA, Augusto Beltrão. Filosofia Primeira. Rio de Janeiro: Gráfica Laemmert Limitada, 1957.
Nesta atividade o professor poderá mostrar ao aluno como utilizar o método de cada ciência ao abordar um tópico que tenha sido trabalhado com os alunos sobre a história ou a geografia política no Ensino Fundamental (sugiro que se dê prioridade a questões relacionadas com os conflitos geopolíticos no Oriente Médio ou o Processo de Revolução na França, 1789, que acredito fazerem parte do conteúdo programático do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, nas disciplinas de Geografia e História).
O primeiro passo da atividade consiste em sugerir que os alunos escrevam em folha avulsa, sem nome que os identifique, uma análise crítica a respeito do tópico previamente escolhido. Após concluírem sua análise o professor pode recolher o exercício e redistribui-lo de forma que cada um receba o comentário do colega e não o seu próprio texto. O professor poderá dispor os alunos em círculo e aleatoriamente indicá-los, um por vez, para se apresentar e comentar – de forma crítica, complementar, que ratifique ou retifique – o texto do colega. Sugiro que o professor faça suas anot ações pessoais (numa l ista de presença dos alunos) sobre o perfil dos comentários, ressaltando, a cada leitura, os métodos utilizados pelos alunos ao tecerem os comentários (observação, comparação e compreensão). E, assi m que o final da aula se aproxime, o professor pode interromper a discussão, se for o caso, para chamar a atenção dos alunos para o viés sociológico adotado em determinados temas de outras disciplinas.
Por exemplo, pode chamar a atenção do aluno para o modo como ele observou o texto do colega, como comparou ao texto escrito por ele mesmo e como compreendeu o ponto de vista do colega; combinando o que ele aprendeu nos tópicos trabalhados em outras disciplinas com o que ele relacionou à realidade vivida.
REFERÊNCIA
COMTE, Auguste. (Os Pensadores). São Paulo: Abril Cultural, 1978, p. 16.
A atividade 2 servirá para o(a) professor(a) mapear o nível de conhecimento pré-adquirido pelos alunos para daí saber como trabalhar em sala de aula a abordagem sociológica de outros temas como: o cálculo estatístico em pesquisa de opinião e a política que rege o senso comum (pelo método de dedução da matemática), os movimentos sociais (conhecimento voltado para a história e a geografia), as relações sociais (utilizando exemplos da física e o método de comparação da biologia), a elaboração e combinação de conceitos (lembrando o método de nomenclatura da química), etc. Vale lembrar que a Sociologia não deve se utilizar apenas de recursos de entretenimento sob a égide do “fazer pensar a realidade”. Precisamos também conhecer os métodos de investigação do real, pois eles são as ferramentas do desenvolvimento intelectual, que levarão o indivíduo/sociedade a exercer a cidadania plena.
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