Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


OBTER VALORES:várias possibilidades com fichas coloridas

 

30/09/2009

Autor e Coautor(es)
Luciana Lacerda de Castro
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria José Campos ferreira; Raimunda Porfirio Ribeiro.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar quantidade e valores; fazer a relação de equivalência e desenvolver a habilidade de trabalhar coletivamente e explicar com alcança seus resultados.

Duração das atividades
Duração de 30 minutos cada momento
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Agrupar em diversas bases simples;
• Ler e interpretar os dados contidos na tabela

Estratégias e recursos da aula
                             

Atividade 1 - Realizar agrupamentos e equivalência de valores.

As atividades de agrupamentos e trocas  favorecem a sistematização e internalização do conhecimento e  da atividade necessária a execução das situações de aprendizagem.

1º Momento- O professor orienta as crianças para desenvolver os agrupamentos de objetos e fazer a sua equivalência coma as fichas  coloridas . Com a construção da tabela de trocas, cada cor será representada por palitos e por um símbolos numéricos, como pode ser observado na figura abaixo:
 

Figura 1-Construção da tabela de valores pelos alunos da turma 4B- manhã

2º momento - o professor e as crianças fazem a leitura da tabela. O professor discute sobre as regras do jogo. Inicialmente, as crianças devem trabalhar no grande grupo de forma que todos compreendam as orientações dadas. Portanto, a atividade consistirá no fato das crianças encontrarem diversas possibilidades de encontrar valores fazendo agrupamentos a partir das fichas:
• Rosa ( valor 1);
• Vermelha ( valor 2);
• Amarela ( valor 3);
• Verde ( valor 4);
• Azul ( valor 5).


Obs. Essas atividades vão possibilitar ao grupo a construção de conhecimentos a partir da coordenação das relações entre as  ações e os objetos e  eles. Assim, essa diversificação pode contribuir para a formação do pensamento lógico-matemático.

3º Momento-  O professor organiza as crianças em  duplas  para  compartilhar as  experiências com o outro. Nesse momento, elas  buscam diferentes formas para  obter o valor quatro com as fichas. O professor promove uma  atividade para as crianças compartilharem o conhecimento que estão construíndo. nesse momento elas ficam uma ao lado da outra, formando duplas, de modo que, cada uma apresente para o grupo quais foram os critérios que utilizaram para encontrar o valor quatro (4). Nesse momento, as duplas mostram como obteveram o resultado, quais os caminhos que percorream para chegar ao valor combinado.

Obs:. Nesse momento, todas as crianças deverão ter a sua disposição, palitos de picolé ou material de contagem e fichas coloridas para que possam realizar a atividade.

           Figura 2- Foto das crianças representando o valor 4

Avaliação

O professor analisa se as crianças durante e depois das aulas conseguiram explicar como realizaram a tarefa e como chegaram aos resultados; se fizeram agrupamentos contando os objetos e atribuiram valores; se conseguiram desenvolver a sua atividade compartilhando com o outro.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.