30/09/2009
Maria José Campos ferreira; Raimunda Porfirio Ribeiro.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Identificar quantidade e valores; fazer a relação de equivalência e desenvolver a habilidade de trabalhar coletivamente e explicar com alcança seus resultados.
• Agrupar em diversas bases simples;
• Ler e interpretar os dados contidos na tabela
Atividade 1 - Realizar agrupamentos e equivalência de valores.
As atividades de agrupamentos e trocas favorecem a sistematização e internalização do conhecimento e da atividade necessária a execução das situações de aprendizagem.
1º Momento- O professor orienta as crianças para desenvolver os agrupamentos de objetos e fazer a sua equivalência coma as fichas coloridas . Com a construção da tabela de trocas, cada cor será representada por palitos e por um símbolos numéricos, como pode ser observado na figura abaixo:
Figura 1-Construção da tabela de valores pelos alunos da turma 4B- manhã
2º momento - o professor e as crianças fazem a leitura da tabela. O professor discute sobre as regras do jogo. Inicialmente, as crianças devem trabalhar no grande grupo de forma que todos compreendam as orientações dadas. Portanto, a atividade consistirá no fato das crianças encontrarem diversas possibilidades de encontrar valores fazendo agrupamentos a partir das fichas:
• Rosa ( valor 1);
• Vermelha ( valor 2);
• Amarela ( valor 3);
• Verde ( valor 4);
• Azul ( valor 5).
Obs. Essas atividades vão possibilitar ao grupo a construção de conhecimentos a partir da coordenação das relações entre as ações e os objetos e eles. Assim, essa diversificação pode contribuir para a formação do pensamento lógico-matemático.
3º Momento- O professor organiza as crianças em duplas para compartilhar as experiências com o outro. Nesse momento, elas buscam diferentes formas para obter o valor quatro com as fichas. O professor promove uma atividade para as crianças compartilharem o conhecimento que estão construíndo. nesse momento elas ficam uma ao lado da outra, formando duplas, de modo que, cada uma apresente para o grupo quais foram os critérios que utilizaram para encontrar o valor quatro (4). Nesse momento, as duplas mostram como obteveram o resultado, quais os caminhos que percorream para chegar ao valor combinado.
Obs:. Nesse momento, todas as crianças deverão ter a sua disposição, palitos de picolé ou material de contagem e fichas coloridas para que possam realizar a atividade.
Figura 2- Foto das crianças representando o valor 4
O professor analisa se as crianças durante e depois das aulas conseguiram explicar como realizaram a tarefa e como chegaram aos resultados; se fizeram agrupamentos contando os objetos e atribuiram valores; se conseguiram desenvolver a sua atividade compartilhando com o outro.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!