30/09/2009
Maria José Campos Ferreira; Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Desenvolver a habilidade de realizar trocas com base na comparação de valores e de valores e quantidades; utilizar instrumentos de orientação para desenvolver as ações necessárias a resolução da situação problema.
Atividade 1- Comparar valores com base na equivalencia para a construção de uma tabela de valores .
Obs. A tabela como um recurso material de apoio à aprendizagem é de grande valia para ajudar às crianças na construção da organização das ações que precisam desenvolver. Esse recurso é de vital importância no sentido de orientar as crianças de estabelecerem correspondência a partir dos valores indicados na tabela. 1º Momento- Construção da equivalência por meio das fichas coloridas
1º momento - O professor deve mostrar seis fichas de cores diferentes e seis cédulas de 1, 2, 5, 10, 20, 50 que estão fixadas na tabela. Em seguida, solicita ao grupo que retire da roda fichas de cor correspondente ao valor de cada cédula fixada na tabela e coloque ao lado das cédulas fazendo equivalência de valores. Dessa forma, as crianças constroem uma tabela de equivalência com cédulas citadas e observadas na tabela. e as seguintes cores ( rosa, vermelha, zul, amarela, verde e preta). É necessário que cada criança participe da construção da tabela, visto que a ação é um caminho essencial para a construção do conhecimento.
Figura 1- Foto das crianças da turma 4B- manhã
2º Momento - O professor distribuirá as fichas de cores variadas de modo que cada criança seja contemplada com uma única ficha. No centro da roda, deverá colocar um monte de todas as cédulas (R$1, 2, 5, 10 e 20) a disposição das crianças. Dessa forma, o professor ajuda o grupo a combinar valor (ficha), quantidades (palitos) e valor (cedúla) e as crianças farão as trocas, com as cédulas compram as fichas, com as fichas compram os palitos. A base de valores são conferidas na tabela, quando as crianças esquecerem dos valores das fichas procuram na tabela para proceder a troca. Nesse sentido a tabela é o intrumento de orientação da ação de troca. Esse recurso, serve de apoio às crianças para que possam organizar as suas operações, mas o conceito de equivalência é o instrumento que ajuda as crianças a estabelecer relações de trocas.
Figura 2- Foto das crianças da turma 4B-manhã
Obs. o professor pode acompanhar cada criança individualmente e em grupo, verifica a facilidade de operacionalização e a dificuldade que cada criança apresenta para solucionar a situação. Desse modo pode criar novas estratégias voltadas para aprendizagem das crianças conforme a singularidade de cada uma.
3º Momento- O professor deve ajudar as crianças a fazercom as diversas fichas coloridas a troca pela nota (cédulas). Essa atividade ajudará as crianças perceberem quantas notas serão necessárias para trocar por cada ficha. A partir daí poderá problematizar com outras situações, por exemplo: Se um aluno recebeu uma cédula de 10 reais quantas fichas amarelas ele pode compr ar? Ou se tem d uas fichas azuis quanto dinheiro receberá por elas?
As crianças na faixa etária de 5 anos precisam visualizar as notas de dinheiro, as fichas para chegar ao resultado.
Figura 3- criança da turma 4b- manhã
•Analisar se as crianças, a partir da construção da orientação conseguiram fazer a correspondência entre valores; comparam valores e fazem trocas com base na equivalência, explicarm as trocas que fazem; consultam a tabela para desenvolver as ações de trocas entre valores.
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