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CONSTRUÇÃO DE RELAÇÕES POR EQUIVALÊNCIA

 

30/09/2009

Autor e Coautor(es)
Luciana Lacerda de Castro
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria José Campos Ferreira; Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver a habilidade de realizar trocas com base na comparação de valores e de valores e quantidades; utilizar instrumentos de orientação para desenvolver as ações necessárias  a resolução da situação problema.

Duração das atividades
Cada momento terá a duração de 30 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conceito de equivalência;
  • Realização de trocas equivalentes.
Estratégias e recursos da aula

   Atividade 1-   Comparar valores com base  na equivalencia para a construção de uma tabela de valores .

Obs. A tabela como um recurso material de apoio à  aprendizagem é de grande valia  para ajudar às crianças na construção da organização das ações que precisam desenvolver. Esse recurso é de vital importância no sentido de orientar as crianças de estabelecerem  correspondência a partir dos valores indicados na tabela.  1º Momento- Construção da equivalência por meio das fichas coloridas

1º momento - O professor deve mostrar seis fichas de cores diferentes e seis cédulas de  1, 2, 5, 10, 20, 50 que estão fixadas na tabela. Em seguida,  solicita ao grupo que retire da roda fichas de cor correspondente ao valor de cada cédula fixada na tabela e coloque ao lado das cédulas fazendo  equivalência de valores. Dessa forma, as crianças  constroem uma tabela de equivalência com cédulas citadas e observadas na tabela.  e as seguintes cores ( rosa, vermelha, zul, amarela, verde e preta). É necessário que cada criança participe da construção da tabela, visto que a ação é um caminho essencial para a construção do conhecimento.

                              Figura 1- Foto das crianças da turma 4B- manhã


2º Momento - O professor distribuirá as fichas de cores variadas de modo que cada criança seja contemplada com uma única ficha. No centro da roda, deverá colocar um monte de todas as cédulas (R$1, 2, 5, 10 e 20) a disposição das crianças. Dessa forma, o professor ajuda o grupo a combinar valor (ficha), quantidades (palitos) e valor (cedúla) e as crianças farão as trocas, com as cédulas compram as fichas, com as fichas compram os palitos.   A base de valores são conferidas na tabela, quando as crianças esquecerem dos valores das fichas procuram na tabela para proceder a troca. Nesse sentido a tabela é o intrumento de  orientação da ação de troca. Esse recurso, serve de apoio às crianças para que possam organizar as suas operações, mas o conceito de equivalência é o instrumento que ajuda as crianças a estabelecer relações de trocas.

                         Figura 2- Foto das crianças da turma 4B-manhã

Obs. o professor pode acompanhar cada criança individualmente e em grupo, verifica a facilidade de operacionalização e a dificuldade que cada criança apresenta para solucionar a situação. Desse modo pode criar novas estratégias voltadas para aprendizagem das crianças conforme a singularidade de cada uma.

3º Momento- O professor deve  ajudar as crianças a fazercom as diversas fichas coloridas a troca pela nota (cédulas). Essa atividade ajudará as crianças perceberem quantas notas serão necessárias para trocar por cada ficha. A partir daí poderá problematizar com outras situações, por exemplo: Se um aluno recebeu  uma cédula de 10 reais quantas  fichas amarelas ele pode compr ar? Ou se tem d uas fichas azuis  quanto  dinheiro receberá por elas?

As crianças na faixa etária de 5 anos  precisam visualizar as notas de dinheiro, as fichas  para chegar ao resultado.

Figura 3- criança da turma 4b- manhã

Recursos Complementares
  • Cédulas de dinheiro (sem valor comercial);
  • Fichas coloridas;
  • Material para contagem.
Avaliação

•Analisar se as crianças, a partir da construção da orientação conseguiram fazer a correspondência entre valores;  comparam valores e fazem trocas com base na equivalência, explicarm as trocas que fazem; consultam a tabela para desenvolver as ações de trocas entre valores.

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