19/10/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Construir as primeiras noções de equivalência utilizando a lógica de valores e troca de valores; desenvolver situações problemas para compreender o que seja uma equivalência; aprender a utilizar material informativo para construir a idéia de equivalência.
• Compreensão ;
• Representação de uma coleção pelo símbolo numérico
Atividade 1 - Discutir e procurar o significado da palavra equivalência
1º Momento - O professor inicia a aula de forma descontraída para que possa introduzir a palavra Equivalência. Assim, é necessário que as crianças comecem a se apropriar do significado da palavra e para isso o professor deve escrevê-la na lousa.
2º momento - O professor e as crianças procuram no dicionário a definição de equivalência. Em seguida, o professor explica às crianças
o significado dessa palavra. Como exemplo, destacamos no dicionário de Aurélio, equivalência, como aquilo que tem valor igual ao objeto de referência.
figura 1- Dicionário Aurélio
Fonte: geraldofreire.uol.com.br/dicionario_aurelio.jpg
2º Momento- O professor utiliza objetos materiais para atribuir sentido à palavra: equivalência. Assim, é necessário levar as crianças a fazer inferências, estabelecer relações com esses materiais, dando sentido a palavra em estudo. Dessa forma, pode ser levado para a sala de aula, 1 litro de água e alguns copos descartáveis de 200ml para realizar a experiência de transferir o liquído da garrafa para os copos, fazendo uma problematização.
Situação problemática
Nessa garrafa está escrito 1L de água. Todos estão vendo? Vocês podem ler? Se eu transferir a água da garrafa para os copos descartáveis, quantos copos precisam para receber o total desse líquido?
Depois desses questionamentos o professor deverá pedir que as crianças iniciem atividade, distribuindo o conteúdo da garrafa nos copos descartáveis e depois retornam a àgua para o lugar de origem. Depois da experiência o professor volta a discutir a questão da equivalência.
Figura 2- Garrafa de água mineral
Fonte: www.globalex.info/image_255.jpg
Figura 3- Copo descartável
Fonte: www.bonoplast.com.br/admin/prod/copo250ml.jpg
3º Momento- O professor continua o estudo de equivalência, com cédulas de 1, 2, 10 e 20 reais. Começa mostrando todas as notas que touxe para sala de aula e estabelece um diálogo com as crianças para verificar se elas sabem quanto vale cada uma delas . As cédulas (dinheiro) podem ser apresentadas e lidas pelo professor e pelas crianças:
Figura 4- cédula de 1 real
Fonte :http://img87.imageshack.us/i/1realzt8.jpg/#q=notas%20de%201%20reais< /a>
Figura 5- cédula de 2 reais
Fonte: http://www.bcb.gov.br/pre/Museu/img/cedulas/real/c2f.jpg
Figura 6- cédula de 5 reais
Fonte: http://danielbecher.com/wp-content/uploads/2008/05/nota-de-5-reais.jpg
Figura 7- cédula de 10 reais
Fonte: http://img15.imageshack.us/i/10reais.jpg/#q=notas%20de%2010%20reais
Figura 8- cédula de 20 reais
Fonte: http://img140.imageshack.us/img140/4408/brazilpnew20reais2002doql1.jpg
Obs. Trabalhar com cédulas é interessante, pois é algo que está presente em nosso cotidiano e, de fato, é percebido pelas crianças, visto que o dinheiro representa números e eles compram objetos que equivale a certos valores. Assim, para se trabalhar com essas notas de brinquedo é necessário que as crianças compreendam a relação de troca, como relação de equivalência, ou seja, que a cédula é um instrumento de negociação social de valores, atribuido pelo mercado de compra e venda;
4º momento - o professor solicita que as crianças tragam moedas de 25 centavos, de 50 centavos e de 1 real. Com essas moedas podem fazer trocas, buscando a equivalência de valores. Exemplo: quantas moedas de 25 centavos equivale a 1 real? Quantas moedas de 50 centavos equivale a 2 reais? quantas moedas de 1 real equivale a 10 reais. Para fazer a troca de moedas de 1 real por 20 reais quantas crianças precisam trazer uma moeda de 1 real?
Figura 9- Foto das crianças da turma 4B- manhã do NEI
Analisar se as crianças conseguiram desenvolver as atividades, discutindo e fazendo inferência em voz alta, utilizando os recursos e fazendo trocas com base na equivalência de valores; fizendo simulação de leituras do dicionário ou a leitura literal da palavra equivalência.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!