Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Música - Pedal e Ostinato, uma experiência de composição com alunos em sala de aula - aula 01

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
Daniel Fils Puig
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Música: Estruturas morfológicas
Ensino Médio Artes Música: Estruturas sintáticas
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Música: desenvolvimento da linguagem musical
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá ser capaz de compreender os conceitos de Pedal e Ostinato na música e reconhecê-los auditivamente.

O aluno deverá ser capaz de reconhecer a importância dessas duas técnicas de composição musical através da variedade de exemplos trazidos para a aula, da discussão acerca delas e do estímulo à busca de outras referências a seu respeito.

Nesta coleção de 6 aulas os alunos irão compor suas próprias músicas utilizando Pedal e Ostinato, aprendendo mais acerca da história da música, da grafia musical e do uso de formas musicais básicas. 
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos (1h40min).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções de grafia musical tradicional: pentagrama, clave de sol e notação de alturas (notas), sem a obrigatoriedade de notação rítmica.

Domínio básico de um instrumento melódico ou harmônico (Flauta Doce, Xilofone, Metalofone, Escaleta, Gaita, Violão, Cavaquinho, Teclado, Piano, etc).

Noções básicas acerca de formas musicais simples, especialmente sua esquematização com o uso de letras (Ex.: forma ABA, forma ABACA, forma canção, etc.) e seu reconhecimento auditivo. 
Estratégias e recursos da aula

Conceitos

Pedal: Um som ou conjunto de sons sustentado continuamente por um trecho relativamente grande ou por toda a música.

Ostinato: Uma melodia ou sequência rítmica (motivo) repetida continuamente e sempre igual por um trecho relativamente grande ou por toda a música.

Observações importantes

Como indicam vários autores (ver os trabalhos de Robert Murray Schafer, John Paynter e Brian Dennis, por exemplo), é interessante não criar em crianças pequenas um ouvido musical calcado nos valores e princípios da música tonal, a fim de poder deixar sua escuta aberta a novas possibilidades (isso vale tanto para músicas de culturas que não são calcadas no tonalismo, quanto para a música de concerto contemporânea, a música popular experimental ou qualquer outra que se desvie desse modelo). Para isso, no caso destes exemplos de aulas, procure:

- selecionar e criar repertório de orientações variadas do ponto de vista da organização do material sonoro;

- não indicar regras harmônicas, de tensão ou resolução, ou de qualquer tipo de ordenação do material sonoro (um exemplo do que não deve ser feito seria a indicação de que os alunos trabalhem com intervalos de terça);

- enfatizar para os alunos a importância de que ouçam o resultado sonoro do que estiverem fazendo e de que deixem com que seus ouvidos guiem as escolhas musicais que fizerem.

Por experiência própria, observamos que os alunos são assim capazes tanto de repetir as soluções da música do seu entorno cultural, quanto de lançar mão de outras completamente inusitadas pela simples qualidade sonora que apresentam. Observamos isto tanto do ponto de vista da organização interna do material sonoro, quanto da organização formal de suas composições. Nesse sentido, é importante que os alunos ouçam os trabalhos uns dos outros, para que seus horizontes ampliem-se ainda mais no confronto com as soluções encontradas por outros grupos (isto será explorado nas aulas finais desta coleção).

Preparação a ser feita pelo Professor, anterior à aula

Selecione e ordene, segundo o desenvolvimento da aula, exemplos auditivos de Pedal e Ostinato, de diferentes épocas e gêneros da história da música, cujo reconhecimento auditivo seja relativamente claro e fácil. (Ver “Sugestões de exemplos auditivos” abaixo.)

Desenvolvimento da aula

Professor(a), apresente o tema da aula como sendo o estudo acerca de duas técnicas muito antigas, que são utilizadas até hoje como base para a criação de músicas: Pedal e Ostinato.

Toque um exemplo auditivo de Pedal e peça aos alunos que ouçam com atenção e descrevam o que ouvem de diferente, o que lhes chama a atenção. Colete as impressões dos alunos e dirija a observação deles para a presença do Pedal sem descartar a importância de qualquer outra observação que eles façam a respeito do exemplo ouvido.

Siga tocando outros exemplos auditivos de Pedal e vá explicando seu funcionamento. Destaque sua presença cantando ou tocando as notas que fazem parte dele para ajudar os alunos na identificação auditiva. Chame a atenção para as diferentes origens culturais e históricas dos exemplos ouvidos e como a utilização do Pedal é um elemento agregador.

Defina Pedal (ver conceito acima) em uma linguagem acessível aos alunos e apresente a definição por escrito (no quadro, ou projetor, ou cartaz, ou em folha a ser distribuída, etc).

Defina Ostinato (ver conceito acima) em uma linguagem acessível aos alunos e apresente a definição por escrito. Toque exemplos auditivos de Ostinato, chamando a atenção para a forma como o Ostinato se comporta musicalmente (repetições iguais) e para as diferentes origens culturais e históricas dos exemplos ouvidos. Novamente, destaque o Ostinato como um elemento agregador dessas diferentes manifestações musicais.

Toque mais exemplos auditivos e deixe com que os alunos reconheçam espontaneamente o Ostinato.

Compare Pedal e Ostinato, destacando suas semelhanças — são ambos contínuos e permanecem iguais durante a música — e diferenças — o Pedal assemelha-se mais a uma linha contínua (sustentado) e o Ostinato a formas iguais que se repetem (motivo). Mostre graficamente esses desenhos, como comparação, se desejado.

Toque outros exemplos auditivos e peça aos alunos que reconheçam se há a presença de um Pedal ou de um Ostinato, ou dos dois simultaneamente. Se quiser, faça esse exercício por escrito, numerando os exemplos tocados e pedindo aos alunos que dêem as respostas por escrito em folha separada. Ao final, corrija pedindo a alunos diferentes para lerem a resposta de cada número e justificarem-na utilizando as definições de Pedal e/ou Ostinato.

Sugira aos alunos que ouçam em casa outras músicas e tentem reconhecer se em alguma delas há a presença de um Pedal ou um Ostinato, ou dos dois simultaneamente. Peça que tragam os exemplos mais interessantes que encontrarem para a próxima aula.

Sugestões de exemplos auditivos

Pedal (bordão ou drone, em inglês):

  • “Sopros do Oriente” – Mawaca – CD: astrolabio tucupira.com.brasil – Pedal na introdução e início da música (também contém um exemplo de Ostinato)
  • “Will You Be There” – Michael Jackson – tema do filme “Free Willy”

http://www.youtube.com/watch?v=yei36GaQWoQ

  • Béla Bartók – nas adaptações para piano da música folclórica da Hungria
  • “Sinfonia nº. 6, Pastoral” – Ludwig van Beethoven – na Abertura e no Trio do Scherzo

http://www.youtube.com/watch?v=ANRCCBtNYE4

  • Ragas – da música clássica da Índia (neles o Pedal é sustentado pelo instrumento chamado Tambura ou Tanpura, ver foto abaixo).

http://www.youtube.com/watch?v=LzN2gUGYUGc (Tamburas atrás à esquerda e à direita)

http://www.youtube.com/watch?v=sfAzxaiX-5Y

(Foto: michael hoefner http://www.zwo5.de - Distribuída sob Creative Commons Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0)

Ostinato:

    (Fonte: Wikimedia Commons)

  • “Cânone em Ré” – Johann Pachelbel (abaixo: Ostinato do “Cânone em Ré” de Pachelbel)
  • http://www.youtube.com/watch?v=JvNQLJ1_HQ0

    (Fonte: Wikimedia Commons)

  • “Sopros do Oriente” – Mawaca – CD: astrolabio tucupira.com.brasil – Ostinato no acompanhamento da percussão (também contém um exemplo de Pedal)
  • Techno, Dance e Acid House – o Ostinato pode ser achado em abundância nestes estilos da música eletrônica atual
  • Rock – vários tipos de rock apresentam “riffs” que funcionam como Ostinatos, alguns tornaram-se bastante famosos
  • Percussão – diferentes tipos de música onde a percussão tem uma parte predominante ou é importante acompanhamento, apresentam Ostinatos 
Avaliação

Os alunos serão capazes de:

- definir claramente os conceitos de Pedal e Ostinato na música;

- reconhecer auditivamente a presença de Pedal e/ou Ostinato em um exemplo musical. 
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 2/5 - 40%
  • Quatro estrelas 3/5 - 60%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • André Francisco Diniz Diniz, UfSCar-Universidade federal de São Carlos , São Paulo - disse:
    andre.trumpet@hotmail.com

    17/10/2011

    Quatro estrelas

    Muito bom!!! Ajudou bastante no meu trabalho de faculdade sobre "Ostinatos" Valeu!!!!


  • Lucimar , ISERJ , Rio de Janeiro - disse:
    luveloso71@hotmail.com

    05/02/2011

    Quatro estrelas

    Muito interessante. Acredito que os alunos tenham interesse em participar pois, há novidades (sons que talvés nunca tenham ouvido ou prestado atenção antes) e isso aguça a curiosidade deles.


  • sheila gomes, Colégio reino do ensino , São Paulo - disse:
    sheagomes@gmail.com

    17/01/2011

    Quatro estrelas

    aula muito boa, de fácil entendimento e bem ilustrada. Claro que deve-se enterder de principios musicais. Como sou formada em música tudo é facil de ter. Obrigada!


  • Iracema Eletra, E. M. Ceará , Rio de Janeiro - disse:
    eletra_44@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente material de trabalho.


  • Lya Celma Pierre, Espaço Casa Viva - Escola de Música de Manguinhos , Rio de Janeiro - disse:
    lyacelma@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Execelente ideia, os exemplos são bem ecléticos e motivadores.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.