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Música - Pedal e Ostinato, uma experiência de composição com alunos em sala de aula - aula 04

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
Daniel Fils Puig
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Ensino Médio Artes Música: Estruturas morfológicas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Música: desenvolvimento da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Médio Artes Música: Estruturas sintáticas
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá ser capaz de trabalhar criativamente em grupo de forma organizada, discutindo, debatendo e decidindo com respeito e espírito democrático.

Os alunos deverão ser capazes de criar um Pedal, um Ostinato e uma ou mais melodias, anotá-los corretamente utilizando-se do que conhecem da grafia musical tradicional e utilizá-los conscientemente em uma forma musical ABA.

Os alunos deverão ser capazes de ensaiar o trabalho de composição realizado em grupo com o objetivo de apresentá-lo à turma de forma organizada e correta, segundo suas próprias anotações.

Nesta coleção de 6 aulas os alunos irão compor suas próprias músicas utilizando Pedal e Ostinato, aprendendo mais acerca da história da música, da grafia musical e do uso de formas musicais básicas. 
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos (1h40min).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções de grafia musical tradicional: pentagrama, clave de sol e notação de alturas (notas), sem a obrigatoriedade de notação rítmica.

Domínio básico de um instrumento melódico ou harmônico (Flauta Doce, Xilofone, Metalofone, Escaleta, Gaita, Violão, Cavaquinho, Teclado, Piano, etc).

Noções básicas acerca de formas musicais simples, especialmente sua esquematização com o uso de letras (Ex.: forma ABA, forma ABACA, forma canção, etc.) e seu reconhecimento auditivo.

A partir do conteúdo da 1a., 2a. e 3a aulas desta coleção:

Compreensão dos conceitos de Pedal e Ostinato e sua importância como técnicas de composição musical através da história da música. Reconhecimento auditivo do seu uso em diferentes tipos de música. Experimentação prática do uso de Pedal e Ostinato em trabalhos de improvisação e composição. 
Estratégias e recursos da aula

Conceitos

Pedal: Um som ou conjunto de sons sustentado continuamente por um trecho relativamente grande ou por toda a música.

Ostinato: Uma melodia ou sequência rítmica (motivo) repetida continuamente e sempre igual por um trecho relativamente grande ou por toda a música.

Forma ABA: Uma forma musical tripartida (com três partes), onde a primeira e a última parte são iguais e a parte central diferente das outras duas e tradicionalmente contrastante. A forma ABA é uma das mais comuns nas diversas tradições, gêneros e estilos musicais, apresentando todo tipo possível de variações.

Observações importantes

Como indicam vários autores (ver os trabalhos de Robert Murray Schafer, John Paynter e Brian Dennis, por exemplo — links em “Recursos Complementares” abaixo), é interessante não criar em crianças pequenas um ouvido musical calcado nos valores e princípios da música tonal, a fim de poder deixar sua escuta aberta a novas possibilidades. Isso é importante tanto para músicas de culturas que não são calcadas no tonalismo (como, por exemplo, no Nordeste brasileiro­), quanto para a música de concerto contemporânea, a música popular experimental ou qualquer outra que se desvie desse modelo. Para isso, no caso destes exemplos de aulas, procure:

- selecionar e criar repertório de orientações variadas do ponto de vista da organização do material sonoro;

- não indicar regras harmônicas, de tensão ou resolução, ou de qualquer tipo de ordenação do material sonoro (um exemplo do que não deve ser feito seria a indicação de que os alunos trabalhem com intervalos de terça);

- enfatizar para os alunos a importância de que ouçam o resultado sonoro do que estiverem fazendo e de que deixem que seus ouvidos guiem as escolhas musicais que fizerem.

Por experiência própria, observamos que os alunos são assim capazes tanto de repetir as soluções da música do seu entorno cultural, quanto de lançar mão de outras completamente inusitadas pela simples qualidade sonora que apresentam. Observamos isto tanto do ponto de vista da organização interna do material sonoro, quanto da organização formal de suas composições. Nesse sentido, é importante que os alunos ouçam os trabalhos uns dos outros, para que seus horizontes ampliem-se ainda mais no confronto com as soluções encontradas por outros grupos (isto será explorado nas aulas finais desta coleção).

Preparação a ser feita pelo Professor, anterior à aula

Professor(a), recorde o funcionamento dos grupos na aula passada e prepare para si mesmo uma lista de observações importantes para que os grupos funcionem melhor.

Desenvolvimento da aula

Professor(a), inicie relembrando o que foi feito na aula passada. Passe rapidamente pela lista de observações importantes para o funcionamento dos grupos, que você tenha preparado. Faça elogios aos progressos feitos até agora.

Em seguida, explique aos alunos que eles irão terminar a composição nesta aula e ensaiá-la para apresentá-la à turma na próxima aula. Tire qualquer dúvida que eles tenham em relação a esse processo e reforce que a forma com que eles irão se apresentar frente à turma também é importante para a música (posição do grupo, posição corporal de cada integrante, coreografia se houver, etc.). Esclareça que você irá continuar passando para ver como está o trabalho dos diferentes grupos e que ao final da aula irá pedir para que cada grupo apresente a você a composição ensaiada.

Procure não utilizar muito tempo nesta introdução da aula e peça na continuação que os grupos voltem ao local de trabalho da aula passada, levando consigo os instrumentos musicais necessários, as folhas de cada integrante e o material para escrever. Mantenha controle da situação, sabendo onde cada grupo se encontra (inclusive pedindo a eles para que não mudem de local), visitando continuamente cada um dos grupos para ver como estão trabalhando, estimulando-os a prosseguir o trabalho com elogios e afirmações positivas e tirando qualquer dúvida que possa surgir.

Professor(a), lembre-se de procurar evitar influir nas decisões dos alunos segundo os seus critérios musicais — deixe que eles criem livremente dentro da proposta apresentada. Confie que sua exposição do assunto e a escuta deles serão suficientes para que surjam soluções criativas. Atenha-se mais ao resultado sonoro do que eles fizerem do que a regras pré-estabelecidas de organização do material musical. Na nossa experiência, quanto mais os alunos estiverem acostumados a trabalhar criativamente com o material musical, tanto mais surgirão soluções de grande expressividade. Para isso, é importante que você consiga criar um clima descontraído, no qual a composição possa ser vista como um jogo criativo, uma atividade lúdica e expressiva que sempre alimentou as sociedades humanas.

Faltando aproximadamente um quarto do tempo total para o término da aula (25 minutos), passe por todos os grupos, um de cada vez, e peça para que mostrem a você como se encontra o trabalho, apresentando-o como fariam para a turma toda. Atente especificamente para os seguintes aspectos:

1) Pedal, Ostinato e melodia estão claros e corretamente anotados e executados?

2) O trabalho apresenta a forma ABA claramente utilizada?

3) O trabalho está sendo executado exatamente como foi anotado?

4) Todos os alunos anotaram o trabalho completo e em sua versão final nas suas folhas?

Estes aspectos constituirão parte da sua avaliação do trabalho de cada grupo para esta aula e até agora (ver “Avaliação” abaixo). Faça qualquer observação que você julgue pertinente, destaque os aspectos positivos do que eles fizeram e estimule o grupo a apresentar o melhor possível seu trabalho na próxima aula. Dê algum tempo para que o grupo reveja os aspectos que ainda necessitem de revisão.

Não é necessário reunir novamente todos os grupos para terminar a aula. Dispense os grupos assim que tiverem terminado sua tarefa ou ao final do tempo normal de aula. 
Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos serão capazes de:

- utilizar corretamente os conceitos de Pedal, Ostinato, melodia e forma ABA em seu trabalho de composição;

- anotar corretamente o resultado do trabalho de composição do seu grupo, do ponto de vista da organização das folhas individuais e do que já conhecem da grafia musical tradicional;

- trabalhar em grupo de forma criativa e organizada, discutindo, debatendo e decidindo com respeito e espírito democrático;

- apresentar ao professor o trabalho concluído e exatamente como foi anotado na folha. 
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