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Música - Pedal e Ostinato, uma experiência de composição com alunos em sala de aula - aula 06

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
Daniel Fils Puig
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Música: Estruturas morfológicas
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Médio Artes Música: Estruturas sintáticas
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Música: desenvolvimento da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá ser capaz de trabalhar criativamente em grupo de forma organizada, discutindo, debatendo e decidindo com respeito e espírito democrático.

Os alunos deverão ser capazes de apresentar à turma o trabalho de composição realizado em grupo de forma organizada e correta, segundo suas próprias anotações.

Os alunos deverão ser capazes de fazer e receber sugestões construtivas acerca dos trabalhos apresentados, anotando-as e discutindo-as nos grupos, com a finalidade de selecionar e trabalhar sobre aquelas que julgarem úteis ao seu trabalho.

Nesta coleção de 6 aulas os alunos irão compor suas próprias músicas utilizando Pedal e Ostinato, aprendendo mais acerca da história da música, da grafia musical e do uso de formas musicais básicas. 
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos (1h40min).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções de grafia musical tradicional: pentagrama, clave de sol e notação de alturas (notas), sem a obrigatoriedade de notação rítmica.

Domínio básico de um instrumento melódico ou harmônico (Flauta Doce, Xilofone, Metalofone, Escaleta, Gaita, Violão, Cavaquinho, Teclado, Piano, etc).

Noções básicas acerca de formas musicais simples, especialmente sua esquematização com o uso de letras (Ex.: forma ABA, forma ABACA, forma canção, etc.) e seu reconhecimento auditivo.

A partir do conteúdo da 1a., 2a., 3a. e 4a. aulas desta coleção:

Compreensão dos conceitos de Pedal e Ostinato e sua importância como técnicas de composição musical através da história da música. Reconhecimento auditivo do seu uso em diferentes tipos de música. Experimentação prática do uso de Pedal e Ostinato em trabalhos de improvisação e composição. 
Estratégias e recursos da aula

Conceitos

Pedal: Um som ou conjunto de sons sustentado continuamente por um trecho relativamente grande ou por toda a música.

Ostinato: Uma melodia ou sequência rítmica (motivo) repetida continuamente e sempre igual por um trecho relativamente grande ou por toda a música.

Forma ABA: Uma forma musical tripartida (com três partes), onde a primeira e a última parte são iguais e a parte central diferente das outras duas e tradicionalmente contrastante. A forma ABA é uma das mais comuns nas diversas tradições, gêneros e estilos musicais, apresentando todo tipo possível de variações.

Observações importantes

Como indicam vários autores (ver os trabalhos de Robert Murray Schafer, John Paynter e Brian Dennis, por exemplo — links em “Recursos Complementares” abaixo), é interessante não criar em crianças pequenas um ouvido musical calcado nos valores e princípios da música tonal, a fim de poder deixar sua escuta aberta a novas possibilidades. Isso é importante tanto para músicas de culturas que não são calcadas no tonalismo (como, por exemplo, no Nordeste brasileiro­), quanto para a música de concerto contemporânea, a música popular experimental ou qualquer outra que se desvie desse modelo. Para isso, no caso destes exemplos de aulas, procure:

- selecionar e criar repertório de orientações variadas do ponto de vista da organização do material sonoro;

- não indicar regras harmônicas, de tensão ou resolução, ou de qualquer tipo de ordenação do material sonoro (um exemplo do que não deve ser feito seria a indicação de que os alunos trabalhem com intervalos de terça);

- enfatizar para os alunos a importância de que ouçam o resultado sonoro do que estiverem fazendo e de que deixem que seus ouvidos guiem as escolhas musicais que fizerem.

Por experiência própria, observamos que os alunos são assim capazes tanto de repetir as soluções da música do seu entorno cultural, quanto de lançar mão de outras completamente inusitadas pela simples qualidade sonora que apresentam. Observamos isto tanto do ponto de vista da organização interna do material sonoro, quanto da organização formal de suas composições. Nesse sentido, é importante que os alunos ouçam os trabalhos uns dos outros, para que seus horizontes ampliem-se ainda mais no confronto com as soluções encontradas por outros grupos (isto será explorado nas aulas finais desta coleção).

Preparação a ser feita pelo Professor, anterior à aula

Professor(a), prepare para esta aula algum recurso tecnológico com o qual possa gravar e/ou filmar as apresentações dos grupos em sala de aula, como forma de registro. Faça um teste antes das apresentações com o equipamento a ser utilizado para que você não perca a oportunidade de registrar o momento da apresentação por alguma falha técnica e também possa conferir anteriormente se a qualidade do registro é minimamente satisfatória.

Sugestões:

- Filme as apresentações com a função “filmar” de uma câmera fotográfica digital comum. Coloque-a sobre um tripé ou qualquer apoio (mesa, piano, janela, etc.) e peça silêncio absoluto à turma durante cada apresentação. A qualidade do áudio e do vídeo não será excelente, mas suficiente para um registro amador.

- Grave a apresentação com um aparelho reprodutor de mp3 comum que tenha microfone e a função gravar. Peça silêncio absoluto à turma durante cada apresentação. A qualidade do áudio não será excelente, mas suficiente para um registro amador.

- Alguns telefones celulares hoje possuem capacidades bastante razoáveis de gravação de áudio e vídeo e também podem servir para as mesmas finalidades expostas acima.

Caso sua escola possua algum equipamento melhor de gravação e/ou filmagem, não esqueça de reservá-lo com antecedência para os seus horários de aula. Se houver algum profissional na escola que conheça bem a operação do equipamento, envolva-o com bastante antecedência na atividade, conferindo anteriormente a sua disponibilidade para os seus horários de aula e marcando data e horário para que ele possa ajudá-lo(a).

Lembre-se de que para divulgar publicamente esses registros você necessitará da autorização tanto da sua escola, quanto dos responsáveis de cada aluno. Hoje em dia qualquer material publicado na internet é facilmente copiado e perde-se a possibilidade de controle do seu fluxo de divulgação, portanto vale a pena inserir créditos e procedência, e estudar as licenças públicas de divulgação e cópia como a Creative Commons, que está em uso corrente com excelentes resultados (ver link em “Recursos Complementares” abaixo).

Desenvolvimento da aula

Professor(a), inicie relembrando o que foi feito na aula passada. Explique que hoje os grupos farão a apresentação definitiva de seu trabalho de composição com Pedal e Ostinato e que você irá registrá-la filmando e/ou gravando. Para isso terão 20 minutos de preparação e, em seguida, apresentar-se-ão um a um.

Esclareça ainda que você irá recolher as folhas de todos os integrantes do grupo ao final da aula e que elas deverão estar completas e organizadas, refletindo exatamente o trabalho apresentado, para que recebam uma nota pela parte escrita. Explique que você esteve observando e avaliando o trabalho dos grupos nas últimas aulas e que fechará uma avaliação hoje. Reforce os lados positivos e progressos que todos fizeram e esclareça ainda que ao final da aula você fará uma recordação de todo o processo de trabalho para se chegar a este produto final.

Durante as apresentações, procure atentar para os seguintes aspectos:

1) Pedal, Ostinato e melodia estão claros e corretamente anotados e executados?

2) O trabalho apresenta a forma ABA claramente utilizada?

3) O trabalho está sendo executado exatamente como foi anotado?

4) Todos os alunos anotaram o trabalho completo e em sua versão final nas suas folhas?

5) Como o grupo funciona em termos de respeito ao colega, ao trabalho e à turma, e de organização?

Estes aspectos constituirão parte da sua avaliação do trabalho de cada grupo (ver “Avaliação” abaixo).

Ao final de todas as apresentações, relembre à turma todo o processo até a conclusão destes resultados finais. Recorde o aprendizado acerca dos conceitos de Pedal e Ostinato, a experiência prática em trabalhos de improvisação, o início do trabalho de composição, a primeira apresentação com as sugestões dos colegas, a reformulação e a apresentação final do trabalho. Chame a atenção para o quanto foi aprendido nesse processo e para o fato de que seus alunos agora inseriram-se, conscientemente, em formas milenares de composição musical compartilhadas por diferentes culturas e épocas da história da música. 
Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos serão capazes de:

- utilizar corretamente os conceitos de Pedal, Ostinato, melodia e forma ABA em seu trabalho de composição;

- anotar corretamente, do ponto de vista do que já conhecem da grafia musical tradicional e da organização das folhas individuais, o resultado do trabalho de composição do seu grupo;

- trabalhar em grupo de forma criativa e organizada, discutindo, debatendo e decidindo com respeito e espírito democrático.

- apresentar seu trabalho de composição à turma de forma organizada e correta, tomando como parâmetro para esta correção as próprias anotações dos alunos. 
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