Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Contando e recontando histórias I 2 º ANO

 

06/10/2009

Autor e Coautor(es)
Ana Letícia Lima Guedes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Lucia Fernanda da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

· Desenvolver a habilidade de recontar história ouvida.
· Produzir texto, por escrito, a partir de história contada pelo professor.
· Reproduzir oralmente a história ouvida.
· Identificar e ordenar a sequência da história

Duração das atividades
2 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É possível que os alunos já conheçam o conto infantil, mas o professor poderá utilizar outros recursos, além do livro.

Estratégias e recursos da aula

· Coleção Clássicos Ilustrados - Os Três Porquinhos.Editora Girassol
· Os Três Porquinhos- CD da coleção "As Mais Belas Historinhas" Silvia Mello & Carlos Slivskin
· Dedoches com as personagens (Lobo e os Três Porquinhos)


Na 1ª aula, ler para a turma a história dos Três Porquinhos ou tocar o CD para as crianças ouvirem a história.
Outra estratégia seria contar a história, usando dedoches dos Três Porquinhos e do Lobo, feitos de tecido e a cabeça de “papier marché”, também poderiam ser improvisados, utilizando a pintura dos dedos da mão.
O momento seguinte da aula, seria rever os acontecimentos da história oralmente com os alunos.


A proposta da 2ª aula seria pedir para os alunos recontarem a história no papel, o que poderia ser feito em folha solta ou caderno.
Esta atividade favorece a produção de textos maiores, garantida pelo conhecimento da história e pelo interesse da criança em se ater a detalhes da narrativa.
Pedir aos alunos que desejarem para apresentar seu texto para a turma.
Alguns alunos, durante a atividade, podem sentir a necessidade de relembrar passagens da história. O professor com a turma então, deveria ajudar nesta etapa.
É natural que apareçam perguntas do tipo:
O que aconteceu mesmo, na hora que...?

Recursos Complementares

O professor poderia ler outras versões da mesma história para a turma:
· A Verdadeira História dos Três Porquinhos - Jon Scieszka Companhia das Letrinhas
· Inventário do Lobo Mau – Fátima Miguez – Editora Dcl
· Os três porquinhos - Cyril Hahn - Companhia das Letras

Avaliação

Acompanhar a escuta da história pela turma e a participação dos alunos no momento de recontar a história oralmente.
Ler os textos, verificando a produção individual e a capacidade de recontar a história, seguindo a sequência dos fatos narrados, do início ao fim da história.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 0/4 - 0%
  • Quatro estrelas 2/4 - 50%
  • Três estrelas 1/4 - 25%
  • Duas estrelas 1/4 - 25%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.