28/10/2009
Rosângela Menta Mello
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Profissional | Recursos Naturais | Técnico em Recursos Minerais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Geografia como possibilidade de leitura e compreensão do mundo |
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Ao término das aulas o aluno deverá:
- conceituar com suas palavras o termo desigualdade social
- conhecer, dentre os recursos naturais brasileiros, o petróleo e a sua importância para o Estado Brasileiro;
- entender o significado de IDH, identificando os elementos que o compõem e a sua relação com a desigualdade social no Brasil.
O estudante deverá dominar alguns conceitos básicos tais como:
Classe social
Trabalho
Recursos naturais
Desenvolvimento econômico e globalização
Se o petróleo é nosso... o que vamos fazer com ele?
Apresentação do vídeo disponível no youtube, do programa Opinião Nacional de 11/08/08: http://www.youtube.com/watch?v=hW_vH2nSy3Q.
Iniciar as atividades dialogando com os estudantes, no sentido de registrar o que os alunos sabem o petróleo brasileiro.
Neste primeiro momento é importante que o Professor estimule a turma a participar e que registre as concepções dos alunos sobre o tema proposto. A seguir, Professor, anote quais as curiosidades que os estudantes possuem sobre o tema e o que gostariam de discutir? Estimule-os sobre o pré-sal.
Diante das questões levantadas pela turma, irão surgir várias concepções sobre o que seja considerado certo ou errado, ou seja, a quem pertence o petróleo do pré-sal. É importante neste momento, que o professor faça um desafio, ou seja, é a criação de uma necessidade para que o educando, através de sua ação, busque o conhecimento e estabeleça uma relação com os que já possui.
Sugestão: aula desenvolvida no laboratório de informática
O professor apresenta aos alunos breve histórico do petróleo brasileiro, desde as lutas pelo monopólio até a descoberta do petróleo no pré-sal - conforme abaixo:
Na década de 1950 a sociedade mobilizou-se lutando em favor do monopólio estatal do petróleo no Brasil. Essa luta, que tinha como slogan “o petróleo é nosso” trazia consigo o desejo de que os recursos obtidos por meio da exploração, transformação e venda do petróleo fosse utilizado para o bem da população.
Esse é o conteúdo da legislação brasileira relativa ao petróleo até 1997, quando foi sancionada a lei 9.478 que abriu, para a iniciativa privada, as atividades da indústria petrolífera.
A descoberta de petróleo no pré-sal coloca o Brasil em uma situação vantajosa com relação a reservas energéticas. Independente da qu estão ambiental, este petróleo, a indústria petrolífera e as indústri as de apoio a ela pode m tornar o Brasil um p aís desenvolvido.
Os alunos devem fazer, em grupo, um dossiê onde deve constar as informações sobre o petróleo do pré-sal, conforme o foco. Os alunos devem colocar, também, suas dúvidas a respeito do petróleo brasileiro e, especificamente, o pré-sal. Os grupos devem ter até 05 participantes.
Após a apresentação do histórico, e da pesquisa sobre tema, o professor apresenta aos alunos questionamentos da seguinte maneira:
Como se mede o desenvolvimento de um país?
Este último questionamento possibilita inserir na discussão o IDH (Indice de Desenvolvimento Humano), um dos índices usados pela ONU (Organização das Nações Unidas) para classificar os países de acordo com o seu desenvolvimento.
É importante explicar que o IDH engloba três dimensões, são elas: riqueza, educação e expec tativa de vida.Também expor os países melhores classificados e a situação do Brasil. O Professor pode levar nesta aula o IDH do município e dos municípios próximos para os alunos perceberem que não basta a cidade ser grande para ter IDH elevado.
O professor apresenta aos alunos a animação, que poderá ser hospedada em um podcast da turma, onde todos podem comentar a animação: "na cidade" (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10817/cambitonacidade.swf), para exemplificar o que é desigualdade social e auxiliar os alunos na enumeração de políticas públicas que deveriam ser vinculadas, por lei, aos recursos advindos da exploração do pré-sal.
Após a apresentação da animação o professor solicita aos alunos a enumeração de ações que podem reduzir as diferenças sociais brasileiras. O professor pode trazer notícias de jornal sobre a alteração da legislação a respeito.
1. O que a animação mostra?
2. Em nossa cidade acontece o que acontece na animação?
3. Se acontece, o que podemos fazemos e que mais podemos fazer para mudar?
4. Você consegue identificar ações governamentais que visam mudar esta situação? Quais?
Ao final deste estudo, os estudantes devem elaborar um texto, onde expressem o seu entendimento sobre:
- o termo desigualdade social;
- os recursos naturais brasileiros, destacando o petróleo e a sua importância para o Estado Brasileiro;
- o significado de IDH, identificando os elementos que o compõem e a sua relação com a desigualdade social no Brasil.
Com base nos estudos desta aula, vamos retornar as questões levantadas na problematização e na prática social inicial, onde poderemos refletir sobre o papel que cada cidadão, família, instituição social e política deve assumir para minimizar os altos índices de desigualdade sócio-econômica e como a exploração do petróleo, enquanto fonte de energia e de riqueza pode contribuir para a solução das ques tões levantadas.
Solicite aos alunos qu e façam o r egistro no podcast da turma ou mesmo po r escrito e afixado no edital da sala de aula.
Nome | Tipo |
---|---|
Na cidade | Animação/simulação |
1.O índice varia de zero (nenhum desenvolvimento humano) até 1 (desenvolvimento humano total), sendo os países classificados deste modo:
IDH - entre 0 e 0,499 = baixo.
IDH - entre 0,500 e 0,799 = médio.
IDH - entre 0,800 e 1 = alto.
2.Cálculo do IDH:
(onde L = Longevidade, E = Educação e R = Renda)
Legenda:
EV = esperança média de vida;
TA = Taxa de alfabetização;
TE = Taxa de Escolarização;
log10PIBpc = logarítmo decimal do PIB per capita.
Sobre o pré-sal - programa opinião nacional:
- de 28/08/09: http://www.youtube.com/watch?v=QJ-VWeEgXs0.
- participação dos alunos nas aulas: comentando o conteúdo, fazendo perguntas pertinentes, interagindo com o professor e com os colegas;
- elaboração e entrega do dossiê feito a partir da pesquisa sobre o pré-sal;
- participação nas discussões sobre o IDH;
- apresentação de texto contendo sugestões para reduzir as desigualdades sociais no Brasil.
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