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Se o petróleo é nosso... o que vamos fazer com ele? (questão sócio-econômica)

 

28/10/2009

Autor e Coautor(es)
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Leda Maria Correa Moura

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Rosângela Menta Mello

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Profissional Recursos Naturais Técnico em Recursos Minerais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Geografia como possibilidade de leitura e compreensão do mundo
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao término das aulas o aluno deverá:

- conceituar com suas palavras o termo desigualdade social

- conhecer, dentre os recursos naturais brasileiros, o petróleo e a sua importância para o Estado Brasileiro;

- entender o significado de IDH, identificando os elementos que o compõem e a sua relação com a desigualdade social no Brasil.

Duração das atividades
03 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O estudante deverá dominar alguns conceitos básicos tais como:

Classe social

Trabalho

Recursos naturais

Desenvolvimento econômico e globalização

Estratégias e recursos da aula

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Se o petróleo é nosso... o que vamos fazer com ele?

Apresentação do vídeo disponível no youtube, do programa Opinião Nacional de  11/08/08: http://www.youtube.com/watch?v=hW_vH2nSy3Q.

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Iniciar as atividades dialogando com os estudantes, no sentido de registrar o que os alunos sabem o petróleo brasileiro.

Neste primeiro momento é importante que o Professor estimule a turma a participar e que registre as concepções dos alunos sobre o tema proposto. A seguir, Professor, anote quais as curiosidades que os estudantes possuem sobre o tema e o que gostariam de discutir? Estimule-os sobre o pré-sal.

Diante das questões levantadas pela turma, irão surgir várias concepções sobre o que seja considerado certo ou errado, ou seja, a quem pertence o petróleo do pré-sal. É importante neste momento, que o professor faça um desafio, ou seja, é a criação de uma necessidade para que o educando, através de sua ação, busque o conhecimento e estabeleça uma relação com os que já possui.

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Aula 1: apresentando o conteúdo para levantar os problemas

Sugestão: aula desenvolvida no laboratório de informática

O professor apresenta aos alunos breve histórico do petróleo brasileiro, desde as lutas pelo monopólio até a descoberta do petróleo no pré-sal - conforme abaixo:

Na década de 1950 a sociedade mobilizou-se lutando em favor do monopólio estatal do petróleo no Brasil. Essa luta, que tinha como slogan “o petróleo é nosso” trazia consigo o desejo de que os recursos obtidos por meio da exploração, transformação e venda do petróleo fosse utilizado para o bem da população. 

Esse é o conteúdo da legislação brasileira relativa ao petróleo até 1997, quando foi sancionada a lei 9.478 que abriu, para a iniciativa privada, as atividades da indústria petrolífera.

A descoberta de petróleo no pré-sal coloca o Brasil em uma situação vantajosa com relação a reservas energéticas. Independente da qu estão ambiental, este petróleo, a indústria petrolífera e as indústri as de apoio a ela pode m tornar o Brasil um p aís desenvolvido.

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O professor convida os alunos a pesquisar a respeito desta descoberta, indicando busca nos seguintes endereços:

A pesquisa deve focar:

  • o que é a camada pré-sal;
  • a localização das reservas no pré-sal, podendo ser indicadas por imagem ou pela denominação dos estados que tem litoral na região;
  • a legislação que rege a exploração do petróleo no Brasil.

Os alunos devem fazer, em grupo, um dossiê onde deve constar as informações sobre o petróleo do pré-sal, conforme o foco. Os alunos devem colocar, também, suas dúvidas a respeito do petróleo brasileiro e, especificamente, o pré-sal. Os grupos devem ter até 05 participantes.

Aula 2: Os problemas

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Após a apresentação do histórico, e da pesquisa sobre tema, o professor apresenta aos alunos questionamentos da seguinte maneira:

As notícias dizem que o Brasil pode vir a ser um país desenvolvido depois da exploração do pré-sal, mas...
  • O que é um país desenvolvido?
  • O que precisa para um país ser desenvolvido?
  • Hoje o Brasil tem 10ª economia mundial, ou seja, só 9 países movimentam mais dinheiro que o Brasil, e ele não é considerado um país desenvolvido. O que está faltando?
  • O que vem ser d esigualdade social?
  • Como se mede o desenvolvimento de um país?

Este último questionamento possibilita inserir na discussão o IDH (Indice de Desenvolvimento Humano), um dos índices usados pela ONU (Organização das Nações Unidas) para classificar os países de acordo com o seu desenvolvimento.

É importante explicar que o IDH engloba três dimensões, são elas: riqueza, educação e expec tativa de vida.Também expor os países melhores classificados e a situação do Brasil. O Professor pode levar nesta aula o IDH do município e dos municípios próximos para os alunos perceberem que não basta a cidade ser grande para ter IDH elevado.

Professor, você encontra todas as informações em:

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O professor apresenta aos alunos a animação, que poderá ser hospedada em um podcast da turma, onde todos podem comentar a animação: "na cidade" (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10817/cambitonacidade.swf), para exemplificar o que é desigualdade social e auxiliar os alunos na enumeração de políticas públicas que deveriam ser vinculadas, por lei, aos recursos advindos da exploração do pré-sal.

Na cidade

Após a apresentação da animação o professor solicita aos alunos a enumeração de ações que podem reduzir as diferenças sociais brasileiras. O professor pode trazer notícias de jornal sobre a alteração da legislação a respeito.

Roteiro de discussão com o grupo de estudantes sobre a sugestão de áudio:

1. O que a animação mostra?

2. Em nossa cidade acontece o que acontece na animação?

3. Se acontece, o que podemos fazemos e que mais podemos fazer para mudar?

4. Você consegue identificar ações governamentais que visam mudar esta situação? Quais?

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Ao final deste estudo, os estudantes devem elaborar um texto, onde expressem o seu entendimento sobre:

- o termo desigualdade social;

- os recursos naturais brasileiros, destacando o petróleo e a sua importância para o Estado Brasileiro;

- o significado de IDH, identificando os elementos que o compõem e a sua relação com a desigualdade social no Brasil.

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Com base nos estudos desta aula, vamos retornar as questões levantadas na problematização e na prática social inicial, onde poderemos refletir sobre o papel que cada cidadão, família, instituição social e política deve assumir para minimizar os altos índices de desigualdade sócio-econômica e como a exploração do petróleo, enquanto fonte de energia e de riqueza pode contribuir para a solução das ques tões levantadas.

Solicite aos alunos qu e façam o r egistro no podcast da turma ou mesmo po r escrito e afixado no edital da sala de aula.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Na cidade Animação/simulação
Recursos Complementares

1.O índice varia de zero (nenhum desenvolvimento humano) até 1 (desenvolvimento humano total), sendo os países classificados deste modo:

IDH - entre 0 e 0,499 = baixo.

IDH - entre 0,500 e 0,799 = médio.

IDH - entre 0,800 e 1 = alto.

2.Cálculo do IDH:

 (onde L = Longevidade, E = Educação e R = Renda)

Legenda:

EV = esperança média de vida;

TA = Taxa de alfabetização;

TE = Taxa de Escolarização;

log10PIBpc = logarítmo decimal do PIB per capita.

Sobre o pré-sal - programa opinião nacional:

- de 28/08/09: http://www.youtube.com/watch?v=QJ-VWeEgXs0.

Avaliação
Deve ser planejada de forma contínua, considerando:

- participação dos alunos nas aulas: comentando o conteúdo, fazendo perguntas pertinentes, interagindo com o professor e com os colegas;

- elaboração e entrega do dossiê feito a partir da pesquisa sobre o pré-sal;

- participação nas discussões sobre o IDH;

- apresentação de texto contendo sugestões para reduzir as desigualdades sociais no Brasil.

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