28/10/2009
![]() |
![]() |
![]() |
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Dietas e consumo de alimentos |
Ensino Médio | Química | Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Identificar os alimentos que originam o colesterol e as suas consequências.
Compreender a importância que o colesterol tem para o organismo, bem como os riscos que podem representar se ingeridos em excesso.
Analisar dietas a fim de reconhecer as que podem ser perigosas para o corpo humano.
Identificar os fatores genéticos e ambientais que podem levar ao aumento do mau colesterol (LDL).
Nossos alunos se preocupam com a própria saúde? O que eles fazem para conservá-la? Será que eles cuidam do que ingerem, principalmente em relação às gorduras e ao aporte de colesterol?
Quantos alunos já fizeram exame de triglicerídios e colesterol (HDL, LDL, colesterol total)? Sabem se estão na faixa da normalidade? Que alimentos são fonte desta substância? Será que quem tem colesterol alto é necessariamente obeso? Será que o colesterol é somente ruim para a saúde? Questione quanto a possibilidade do colesterol ser importante de alguma maneira para o corpo humano.
A partir destes questionamentos, o professor poderá iniciar a atividade de exploração científica, pedindo que os alunos busquem exames deles ou dos pais que tenham os valores deste hormônio para averiguar os níveis séricos ideais e tabular se a população conhecida está dentro da faixa de normalidade.
Um exemplo de direcionamento deste tema é encontrado no plano de aula da revista Nova Escola, disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/percorra-turma-caminhos-colesterol-431985.shtml (Acessado em 05/09/09).
Será que a população brasileira sabe o que é colesterol? E ainda, será que sabem como está sua própria taxa de colesterol? Como sugestão para iniciar a aula, trazemos o vídeo "Tudo sobre o Colesterol", na verdade uma reportagem sobre o conhecimento da população sobre este tema.
Questione os alunos sobre os hábitos alimentares de seus familiares e se conhecem pessoas que possuem este problema.
Sítio YouTube, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=m_Yh4scritg (acessado dia 04/09/09)
Será que o colesterol faz mau à saúde?
Existem 2 tipos de colesterol quantifi cados nos exames de sa ngue, o HDL e o LDL.
A molécula do colesterol é uma lipoproteína, enquanto a HDL é de alta densidade e remove gorduras dos vasos sanguíneos, a LDL é de baixa densidade e deposita as gorduras nos mesmos vasos.
Questione os alunos sobre a relação entre o colesterol e o funcionamento do sistema circulatório. Este pode causar alguma doença a esse sistema? Que fatores podem desencadear o aumento do mau colesterol? Seria só a dieta rica em gorduras, ou há também um componente genético que influencie nesta situação?
A atividade a seguir é de leitura. Para instigar a curiosidade dos alunos, sugerimos que o professor peça com antecedência que os alunos pesquisem em suas casas o rótulo de alimentos que podem conter colesterol (exemplo: manteiga, margarina, requeijão, entre outros). Com o rótulo copiado, insira aos alunos as reportagens sugeridas abaixo.
Foi divulgado na mídia a questão das gorduras trans e saturadas sendo maléficas para o organismo. Será que seus alunos conhecem o que são essas gorduras? Para saber mais, acesse o sitio ABC da Saúde, disponível no endereço a seguir: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?466 (Acessado dia 04/09/09). Também poderá acessar a reportagem sobre gordura trans, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=u4MN-jR0vNg (Acessado dia 05/09/09).
Após a leitura, questione os alunos a respeito dos alimentos que são comuns na mesa do brasileiro. Há uma ingestão grande de colesterol?
O artigo da Agência FAPESP entitulado Genes do Colesterol trata de uma pesquisa feita nesta área. Sugerimos que o professor imprima cópias para leitura dos alunos ou mesmo utilizar de um projetor multimídia (ou retroprojetor) e promover a leitura em sala de aula. O endereço para acessar a reportagem é http://www.agencia.fapesp.br/materia/10747/divulgacao-c ientifica/genes-do-colesterol.htm (Ac essado em 03/09/09).
Após a leitura, lance algumas perguntas aos alunos instigando-os a responder:
O Portal do Professor traz recursos que podem enriquecer a aula.
(também disponível em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10787). |
|
(também disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11103 Acessado em 03/09/09) |
Os alunos já conhecem agora a molécula de colesterol e sua ação no organismo. Peça a eles que investiguem a parte prática, ou seja, quais alimentos que originam o colesterol? Quais são mais ricos em gorduras? Qual a relação entre gorduras saturadas e "trans" com a produção de colesterol?
Após a pesquisa eles deverão escolher um local de alimentação de grande público e entrevistar 10 pessoas. As pe rguntas que eles deverão fazer dizem respeito à ingestão de alimentos ricos em gorduras, se há preferência por eles e quais são. Também se as pessoas sabem dos riscos da ingestão exagerada destes alimentos, se fizeram exames de colesterol nos últimos seis meses e se sabem estar na faixa normal desta substância.Tanto a pesquisa como os dados das entrevistas (devidamente tabulados em planilha eletrônica e interpretados pelos alunos) deverão ser apresentados à turma. Uma sugestão é apresentá-los em slides (como o Power Point) utilizando projetor multimídia ou TV multimídia.
Esta aula já publicada no Portal do Professor, aborda o tema no viés da química. Acesse o endereço disponível a seguir: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1242 Aceita um churrasco ai, senhor? (Acessado em 02/09/09)
A aula versa sobre a estrutura química do colesterol, como ele está presente no consumo de alimentos.
Os alunos poderão elaborar um documento de escrita colaborativa (estilo Wiki). Ao final desta atividade poderão levar à direção da escola, sugestões de lanches a serem ofertados na cantina escolar e aqueles que deverão ser evitados, a fim de proporcionar o controle do colesterol. Também poderão instituir práticas físicas diárias simples, para combater o sedentarismo e com isto controlar o colesterol.
Nome | Tipo |
---|---|
Entupimento de um vaso sanguíneo | Animação/simulação |
Colesterol | Imagem |
Os sítios recomendados abaixo trazem informações adicionais sobre o colesterol, e também tabelas de referência dos valores ideais de cada tipo de colesterol para a saúde.
O professor poderá avaliar a produção dos alunos (pesquisas, entrevistas, apresentação e wiki). Poderá utilizar a ferramenta rubrica para uma avaliação autêntica.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!