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Café, cafeina, alcalóide

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
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MARCO ANTONIO AMARAL

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final desta aula os estudantes deverão ter se apropriado do conteúdo alcalóides bem como sobre o metabolismo, efeitos imediatos e sensibilidade à cafeína.

Duração das atividades
De 3 a 4 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para acompanhar esta aula será necessário que os estudantes saibam como são constituídos os elementos químicos disponíveis na tabela periódica.

Estratégias e recursos da aula

Educador inicie esta aula indicando um dos jogos e passatempos que estão disponíveis no link abaixo. Indicamos este jogo que contém informações sobre o cultivo, o processamento, as formas e dicas de consumo do café. Há jogos fáceis e outros que exigem mais conhecimentos sobre o café. Além de ser um fator motivador oferecem divertimento e informação.
Link: http://www.abic.com.br/jogos/index.html 

Após participarem do jogo, reuna-os na sala de aula e pergunte: o que torna a cafeína tão popular? Por que milhões de pessoas usam esta droga? Certamente apontarão diferentes situações observadas no dia a dia. Podemos destacar, a ingestão de comprimidos para dor de cabeça cujas fórmulas, apresentam cafeína. Deixe que façam interações entre si e depois, explique como se constitue a cafeína.

Explique à turma que o café é produzido a partir dos grãos torrados que, nele encontramos cafeína. A cafeína presente nos grãos assim como outros componentes como o sabor e aroma são extraidos do café pela água quente.

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A cafeína é a droga mais consumida em todo o mundo. Esta droga pode ser encontrada no café, chá, chimarrão, refrigerantes e no chocolate. Atua sobre o sistema nervoso central e aumenta a produção de suco gástrico que resulta da alteração metabólica ainda favorece o estado de alerta. É classificada como alcalóide.

Cafeína

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10777/c8h10n4o2.jpg

Alcalóide: é uma substância de caráter básico derivada de plantas que contêm, em sua fórmula, basicamente nitrogênio, oxigênio, hidrogênio e carbono. Entre os vários alcalóides existentes na nat ureza, encontram-se as metilxantinas. Exis tem 3 metilxantinas particularmente impo rtantes: a 1,3,7-trime tilxantina (cafeína), a 1,3-dimetilxantina ( teofilina) e a 3,7-dim etilxantina (teobromina).

roteiros
Organize a turma em equipe de no máximo três pessoas e solicite que discutam entre si e respondam as questões abaixo no sentido de compreender o que é verdade e o que é mito. Após responderem deverão acessar os sites indicados nos recursos complementares e buscar a resposta correta. As equipes deverão produzir um texto e disponibilizar em blog.
A cafeína:
• é uma droga?
• pode estimular a atividade neural?
• interfere no sono?
• pode aumentar a concentração de dopamina no sangue (ação semelhante desencadeadas pelas anfetaminas e a cocaína)?
• pode causar dependência física e psicológica?
• pode ser utilizada como estimulante cardíaco ou diurético?
• po de causar o bloqueio da enzima fosfodiesterase?
• É tão popular quanto a cocaína, porque?
• Pode bloquear a ação da adenosina?
• Pode causar a constricção dos vasos sanguíneos?
• É utilizada por milhões de pessoas para combater a dor de cabeça?
• É possível se viciar em cafeína?

Proponha aos estudantes que leiam os textos disponíveis nos link´s abaixo e a partir destes elaborem outro e disponibilizem em um blog.

O site abaixo apresenta informações sobre o aroma do café, sobre a composição química do café torrado.

http://www.cq.ufam.edu.br/quimica_cotidiano/cafe.html

No site abaixo pode-se encontrar informações o metabolismo, sensibilidade, efeitos do café sobre a saúde. 

http://www.eufic.org/article/pt/nutricao/conhecer-os-alimentos/artid/Cafeina-saude/

No blog disponível no site abaixo é possível compreender porque a cafeína nos mantém acordado.

http://quymicanocotidiano.blogspot.com/2008/11/por-que-cafena-nos-mantm-acordados.html

Este site apresenta as propriedades químicas e físicas da cafeína.

http://www.brasilescola.com/drogas/cafeina.htm


Apresente os arquivos de áudio para que os estudantes saibam sobre o ciclo do café no Brasil do século XIX. A medida em que ouvem deverão produzir um relatório e tornar disponível em um blog.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9866

http://www.you tube.com/watch?v=Cn1p1FpGyik

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9868

O reino do café parte II

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9871

O reino do café parte III

  • Biologia: esta disciplina pode explorar os efeitos provocados pela cafeína sobre o sono.
  • História: as relações sociais, a organização e lutas de grupos sociais e étnicos, a natureza e a terra podem ser objeto de investigação e desenvolvimento de atividades;
  • Educação de Jovens e Adultos: pode-se trabalhar as relações de poder e conflitos sociais.
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Durante as postagens das produções textuais o professor deverá acompanhar a construção dos conceitos pelos estudantes, de forma que verifique se houve apropriação do conteúdo alcalóides bem como sobre o metabolismo, efeitos imediatos e sensibilidade à cafeína.

prática social final
Diante deste tema interessante, convide a turma para uma discussão sobre as consequências dos alcalóides no metabolismo, efeitos imediatos e sensibilidade à cafeína no corpo humano. Como as pessoas tem utilizado este produto no dia-a-dia?

Passe no quadro este parágrafo já trabalhado na instrumentalização:

A cafeína é a droga mais consumida em todo o mundo. Esta droga pode ser encontrada no café, chá, chimarrão, refrigerantes e no chocolate. Atua sobre o sistema nervoso central e aumenta a produção de suco gástrico que resulta da alteração metabólica ainda favorece o estado de alerta. É classificada como alcalóide.

Solicite a turma que em grupos de 4 a 6 alunos escolham um produto que consomem diariamente, como os citados e elaborem uma bula, como nos medicamentos, contendo os componentes químicos, as indicações, as contra-indicações, os efeitos colaterais, a superdosagem, etc. Procure incentivá-los para que os temas sejam diferentes entre os grupos.

Este material depois de revisado pelo Professor, pode ser publicado no blog da turma.

UTIMUR A, Teruko Y.; Linguanoto, Maria. Química fundamental. São Paulo: FTD, 1998.

Esta aula tem como aporte teórico/didático a proposta elaborada pelo professor João Luiz Gasparin (UEM).
GASPARIN, João Luiz. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crít ica. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
Recursos Educacionais
Nome Tipo
O reino do café parte III Vídeo
O reino do café parte II Vídeo
Recursos Complementares

O site "Cafeína a droga predileta." do depto de química da UFSC apresenta considerações acerca da cafeina, problemas advindos de seu consumo e sobre os alcalóides.
http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/exemplar22.html - Acesso: 17.set.09.

No site "Considerações sobre a Cafeína" há outras informações sobre a cafeína.
http://labjeduardo.iq.unesp.br/orgexp1/consid_cafeina.htm - Acesso: 17.set.09.

Está disponível no link "Extração da cafeína" da USFC a seguir, um experimento que trata da extração do alcalóide, a cafeína, do chá preto.
http://www.qmc.ufsc.br/organica/exp12/index.html - Acesso: 17.set.09.

No site "Extração da cafeína do chá" da UNESP há considerações sobre a cafeína, a formação de emulsão, o processos utilizados e a parte experimental.
http://labjeduardo.iq.unesp.br/orgexp1/extracao_cafeina.htm - Acesso: 17.set.09.

Avaliação

Para se verificar a apropriação de novos conhecimentos é importante considerar todas as etapas de execução das atividades, desta forma se garante com que o processo seja formativo e que a avaliação seja diagnóstica.

Sugerimos as notícias que estão disponíveis em "Avaliações diárias ajudam alunos a progredir" que apresentam a experiência de dois Colégios sobre a forma de implementação da avaliação que ocorre diariamente com base no envolvimento dos alunos e ainda sobre o desenvolvimento de trabalhos com projetos. Aborda também como ocorrem as intervenções pedagógicas no sentido de se acompanhar o desenvolvimento das atividades escolares e que podem contribuir na reflexão sobre avaliação.

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=274

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