Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Arte de Voar

 

29/09/2009

Autor e Coautor(es)
Eliane Justino do Nascimento
imagem do usuário

CAMPO GRANDE - MS EM PROFª LENITA DE SENA NACHIF

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer que o uso do cerol em linhas de pipa é perigoso;

Entender que o verdadeiro uso da pipa é lúdico;

Construir uma pipa.

Duração das atividades
Aproximadamente 15 dias; 06 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não será necessário.
Estratégias e recursos da aula
                   

Recursos da aula: Sala de aula, biblioteca, sala de informática para passar o vídeo sobre acidentes com a linha de cerol e máquina digital para registrar o desenvolvimento do trabalho.

Metodologia

Para a realização do projeto foi realizada aula teórica com o estudo de um texto sobre a história da pipa, dois textos “Sonho de Papel” e “Não solte pipa com linhas cortantes” para fazer comparação entre eles. Assistiram ao vídeo Movimento contra o cerol. Após as leituras os alunos desenvolveram uma produção textual. Na prática foi feito a medida das varetas para montar a pipa, pois elas devem ter lados iguais para não pender somente para um lado, em seguida a colagem do papel de sede nas varetas, confecção da rabiola com plástico (saco de lixo e sacolas). Para finalizar foi realizado o momento de culminância onde os alunos soltaram sua pipa no pátio da Escola.

Alunos participantes: 3º ao 5º ano.

1º momento: Na sala de aula a professora abordará o tema passando para a turma a história da pipa, seguido de debate com os alunos sobre o assunto;

Figura 1 - História da Pipa

Disponível em http://www.ventodepipa.com.br/historia.html. Acesso em 03 de setembro de 2009 às 09h11min.

2º momento: Na sala de aula trabalharemos o texto “Sonho de Papel”, fazendo uma comparação com o texto “Não solte pipas com linhas cortantes”;

Texto 1  

Texto 2

3º momento: Os alunos assistirão ao vídeo “Cerol – vídeo educativo e informativo” e farão cartazes para conscientizar a comunidade escolar, produzirão convites para atrair a comunidade, socializando desta forma todas as experiências adquiridas através das atividades proporcionada no decorrer de todo o projeto.

Vídeo

Fotos e o Vídeo - Não solte pipas com linhas cortantes. Disponível em http://www.cabuloso.com/outros/Acidente-com-linhas-de-pipas-com-cerol/. Acesso em 08 de setembro de 2008 às 10h16min.

4º momento: Produção textual sobre os textos estudados.

5º momento: construção da pipa – cada aluno traz seu material para confeccionar o brinquedo. Será explicado como se constrói uma “pipa”; utilizando as formas geométricas;

Último momento: Acontecerá o festival da pipa em que todos os alunos irão brincar com suas pipas no pátio da escola.

Avaliação

A avaliação será de acordo com o desenvolvimento do aluno durante a aula teórica e prática de forma individual.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 10 classificações

  • Cinco estrelas 8/10 - 80%
  • Quatro estrelas 2/10 - 20%
  • Três estrelas 0/10 - 0%
  • Duas estrelas 0/10 - 0%
  • Uma estrela 0/10 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.