Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Com essa aula o aluno deverá conhecer a origem da modalidade Atletismo, identificando algumas das provas que a compõem, estabelecendo relações com os movimentos fundamentais já conhecidos. O aluno participará de forma democrática da organização do planejamento do professor e escolherá a ordem dos conteúdos que serão trabalhados no decorrer do bimestre.
Duração das atividades
50 minutos/1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidades de conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula
Caro professor, essa é a primeira aula do Plano de Unidade sobre atletismo, que contemplará um total de 12 aulas de cinqüenta minutos. Será apresentado para os alunos as modalidades existentes no atletismo. São elas: as provas de marchas e corridas, as provas de saltos e as provas de arremessos e lançamentos. Sugiro que esta aula ocorra numa sala com recurso áudio-visual.
Como proposta de conhecer estas modalidades do atletismo, será apresentado para os alunos o vídeo do desenho do Pateta: “O Campeão Olímpico”.
Dica: caso não consiga este recurso você pode apresentar recortes com reportagens de jornal e internet ou até mesmo um vídeo que contenha provas de atletismo.
Neste desenho indicado, serão trabalhadas as modalidades principais do atletismo (corridas, saltos e arremessos), de uma forma divertida para os alunos dessa faixa etária. No primeiro momento da aula, o vídeo será passado sem interrupções, deixando com que os alunos assistam ao desenho com um olhar livre.
No segundo, momento o professor passará o vídeo interrompendo-o em três momentos: a primeira parte será o bloco de corridas, nesse bloco o professor irá debater com os alunos a diferença dos movimentos das pernas nas diferentes modalidades de marcha e corrida, mostrando a diferença entre andar e correr (andar o indivíduo tira apenas um pé do chão e correndo a momentos em que o indivíduo tira os dois pés do chão-fase de voo) e a diferença entre o ritmo de passada das provas de corrida (corridas curtas as passadas são mais espaças e rápidas e na maratona as passadas são mais curtas e constantes); na segunda parte, o professor comentará a parte dos saltos, e discutirá as diferenças entre as modalidades existentes de saltos verticais (salto com vara e salto em altura) e horizontais (salto triplo e salto em distância); e por último ele mostrará a parte dos arremessos (peso) e lançamentos (dardo, martelo e disco), discutindo sobre as modalidades existentes.
Como ultima atividade, será dividida com os alunos, a responsabilidade de organização dos conteúdos. Com isso, o professor irá mediar uma votação entre os alunos, nesta votação será escolhida a ordem dos conteúdos que serão trabalhados nas aulas. Eles irão escolher se começarão com o bloco de corrida, de saltos ou de arremessos e lançamentos.
Recursos Complementares
Vídeo: “Esportes Radicalmente Divertidos” da Walt Disney
Desenho: "O campeão olímpico"
Também indico para essa aula o site da Confederação Brasileira de Atletismo: www.cbat.org.br. Nele o professor vai ter acesso ao histórico do atletismo e todas as suas provas.
Avaliação
No final da aula o professor irá avaliar qual foi o entendimento dos alunos sobre a unidade de atletismo que será trabalhada. Essa avaliação deverá ocorrer através de perguntas como: Quais os três "blocos" de conteúdo que serão trabalhados nas aulas? No bloco de marcha e corrida, quais são as modalidades do atletismo existentes? No bloco de saltos, quais são as modalidades do atletismo existentes? No bloco de lançamento e arremeço, quais são as modalidades do atletismo existentes?