17/09/2009
Claudia Regina M.G> Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
O aluno, por meio desta aula, aprenderá sobre a importância de adotar medidas simples para preservar a saúde e o equilíbrio da coluna vertebral, evitando transtornos dolorosos para o futuro.
DOR NAS COSTAS !!! UIII!!!!
A maioria dos mamíferos é quadrúpede. Os quadrúpedes quando parados apóiam as quatro patas no solo o que lhes dá uma excelente estabilidade. Quando andam vagarosamente eles coordenam as suas quatro patas de maneira que sempre três delas apóiam-se no solo e este mecanismo permite também a estabilidade de um tripé.
Esta estabilidade foi perdida quando os nossos ancestrais os HOMINÍDEOS há cerca de 4,5 milhões de anos ficaram de pé assumindo a posição de bípedes e esboçaram os seus primeiros passos através das florestas.
A posição BÍPEDE exige um sistema de controle da estabilidade muito mais complexo. Além disso, a coluna passou a suportar uma carga muito maior e a exercer não só a função de EQUILÍBRIO, mas também de SUSTENTAÇÃO e MOVIMENTO. Tais funções são exercidas principalmente pelo ESQUELETO e pelos MÚSCULOS.
O simples levantamento de um peso transmite à nossa coluna uma carga muito maior que o peso levantado. Se esse mesmo peso for elevado ou empurrado erroneamente a sobrecarga será bem maior, aumentando a chance do desgaste das estruturas da coluna, podendo causar muitos transtornos, inclusive a temida dor nas costas.
(Texto extraído e adaptado do site: www.dornascostas.com.br/coluna.htlm)
ATIVIDADE PROPOSTA:
OBS: O professor precisará de uma balança para medir o peso dos alunos e das mochilas.
ROTEIRO PARA O ALUNO:
Você sabia que a dor nas costas pode estar também relacionada ao peso da mochila que você carrega?
Os especialistas aconselham que o peso da mochila não exceda 10% do peso corporal.
Vamos verificar?
1.Qual é o peso da sua mochila com todos os seus objetos: _____ kg
2.Qual é o seu peso corporal? _____kg
3.Calcule 10% do seu peso corporal: _________kg
4.O peso da sua mochila está correto para a sua capacidade corporal? ________
Pense e responda:
Tudo o que está colocado na sua mochila é realmente necessário para as suas aulas? _______.
Em caso negativo, registre aqui os objetos que não deveriam estar na sua mochila:___________________________________
Leia com atenção as orientações que se seguem:
1. Leve somente o necessário para as aulas do dia.
2. Dê preferência às mochilas com rodinhas, fichários e cadernos leves.
3. Acostume-se a carregar a mochila com as alças nos dois ombros, nunca em um só.
4. Não utilize mochila grande. O tamanho da mochila deve ser adequado a sua altura.
5. As alças da mochila devem ser largas, acolchoadas e bem ajustadas ao corpo.
Sites para consulta do professor:
Avaliação: Esta atividade permitirá ao professor verificar o nível de apropriação, pelos alunos, das informações transmitidas.
Instruções:
Solicite aos alunos registrarem 3 atitudes que devemos adotar para evitarmos problemas de coluna.
Em seguida, os alunos deverão socializar as respostas e cabe ao professor ajudá-los a relacioná-las com as informações fornecidas no texto introdutório.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!