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DOR NAS COSTAS!!!

 

17/09/2009

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina M.G> Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno, por meio desta aula, aprenderá  sobre a importância de adotar medidas simples para preservar a saúde e o equilíbrio da coluna vertebral, evitando transtornos dolorosos para o  futuro.

Duração das atividades
01 aula 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Anatomia e fisiologia do sistema locomotor.
Estratégias e recursos da aula

DOR NAS COSTAS !!!   UIII!!!!  

A maioria dos mamíferos é quadrúpede. Os quadrúpedes quando parados apóiam as quatro patas no solo o que lhes dá uma excelente estabilidade. Quando andam vagarosamente eles coordenam as suas quatro patas de maneira que sempre três delas apóiam-se no solo e este mecanismo permite também a estabilidade de um tripé.
Esta estabilidade foi perdida quando os nossos ancestrais os HOMINÍDEOS há cerca de 4,5 milhões de anos ficaram de pé assumindo a posição de bípedes e esboçaram os seus primeiros passos através das florestas.

A posição BÍPEDE exige um sistema de controle da estabilidade muito mais complexo. Além disso, a coluna passou a suportar uma carga muito maior e a exercer não só a função de EQUILÍBRIO, mas também de SUSTENTAÇÃO e MOVIMENTO. Tais funções são exercidas principalmente pelo ESQUELETO e pelos MÚSCULOS.

O simples levantamento de um peso transmite à nossa coluna uma carga muito maior que o peso levantado. Se esse mesmo peso for elevado ou empurrado erroneamente a sobrecarga será bem maior, aumentando a chance do desgaste das estruturas da coluna, podendo causar muitos transtornos, inclusive a temida dor nas costas.

                                                                     (Texto extraído e adaptado do site: www.dornascostas.com.br/coluna.htlm)

ATIVIDADE PROPOSTA:

OBS: O professor precisará de uma balança para medir o peso dos alunos e das mochilas.

ROTEIRO PARA O ALUNO:

Você sabia que a dor nas costas pode estar também relacionada ao peso da mochila que você carrega?

Os especialistas aconselham que o peso da mochila não exceda 10% do peso corporal.

Vamos verificar?

1.Qual é o peso da sua mochila com todos os seus objetos: _____ kg

2.Qual é o seu peso corporal? _____kg

3.Calcule 10% do seu peso corporal: _________kg

4.O peso da sua mochila está correto para a sua capacidade corporal? ________

Pense e responda:

Tudo o que está colocado na sua mochila é realmente necessário para as suas aulas? _______.

Em caso negativo, registre aqui os objetos que não deveriam estar na sua mochila:___________________________________

Leia com atenção as orientações que se seguem:

1. Leve somente o necessário para as aulas do dia.

2. Dê preferência às mochilas com rodinhas, fichários e cadernos leves.

3. Acostume-se a carregar a mochila com as alças nos dois ombros, nunca em um só.

4. Não utilize mochila grande. O tamanho da mochila deve ser adequado a sua altura.

5. As alças da mochila devem ser largas, acolchoadas e bem ajustadas ao corpo.

Sites para consulta do professor:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dorsalgia

http://www.doresnascostas.com.br/dicas.html

Avaliação

Avaliação: Esta atividade permitirá ao professor verificar o nível de apropriação, pelos alunos,  das informações transmitidas.

Instruções:

Solicite aos alunos registrarem 3 atitudes que devemos adotar para evitarmos problemas de coluna.

Em seguida, os alunos deverão socializar as respostas e cabe ao professor ajudá-los a relacioná-las com as informações fornecidas no texto introdutório.

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