Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aula 2: Iniciando a marcha atlética e a corrida nas aulas de Educação Física do CAp UFRJ.

 

29/10/2009

Autor e Coautor(es)
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta aula o aluno realizará as diferentes formas de corrida, executando variações de posturas corporais e de velocidade, através da realização de atividades lúdicas. Será capaz de diferenciar as modalidades: marcha atlética e corridas, percebendo que a marcha não possui a fase de vôo sendo obrigatório permanecer com um dos pés no chão.

Duração das atividades
50 minutos/1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Caro professor, no início da aula você deverá relembrar o debate da aula anterior sobre as diferenças entre a marcha atlética e os tipos de corrida. Em seguida, acontecerá um pique onde o pegador deverá ter uma bola nas mãos e para pegar os colegas terá que encostar essa bola em qualquer parte do corpo dos colegas, não podendo arremessar a bola. O professor comandará o ritmo do pique: um apito sonoro os alunos deverão se deslocar através da marcha atlética, com dois apitos sonoros os alunos só poderão correr.

Dica: Nesta atividade, o professor poderá comandar o ritmo da atividade incluindo mais um ritmo: um apito eles marcham, dois apitos eles correm com uma intensidade moderada, como se fosse no ritmo de uma maratona, e com tres apitos eles correm o mais rápido possivel, como numa corrida de 100m.

Na proxima atividade, será feito uma brincadeira chamada de "Polícia e Ladrão". Será marcada, com cones ou com giz, uma área na quadra, para representar a cadeia e em sguida o professor perguntará aos alunos, quem quer ser polícia e quem quer ser ladrão. Os ladrões começam dentro da cadeia e os policiais começam do lado oposto da quadra. Em seguida, o professor explica que houve uma rebelião na cadeia e que todos os ladrões fugiram, e que a função da polícia será prender todos os ladrões novamente. Para pegar o ladrão, basta o policial encostar no corpo do colega, depois de pego o ladrão dá a mão para o policial e é levado para cadeia. No primeiro momento da brincadeira, todos os alunos só poderão marchar, e no segundo todos poderão correr. A brincadeira termina quando todos os ladrões forem recapturados.

Dica: Como variação desta brincadeira, o professor pode explicar que o ladrão que estiver preso na cadeia, poderá ser salvo por outro ladrão, para isso, basta o ladrão livre se aproximar da cadeia e bater na mão do colega preso.

Na seqüência, com os alunos dispostos na linha de fundo da quadra, sendo que numa metade as meninas e na outra metade os meninos, e ao sinal do professor todos terão que se deslocar até a outra linha de fundo da quadra. Inicialmente, esse deslocamento será realizado com a marcha, depois passará para a corrida e, caso o professor queira poderá também variar a distância colocando ida e volta.

Para finalizar a aula, os alunos realizarão uma atividade aproveitando a formação da atividade anterior, com os alunos colocados na linha de fundo. Essa brincadeira poderá ser chamada de "pique tubarão", o professor escolherá um aluno para ser o "tubarão", que deverá estar posicionado na linha central da quadra, e os outros alunos serão os "peixinhos", devendo se posicionar na linha de fundo. Ao sinal do professor todos os "peixinhos" terão que passar para a linha de fundo do outro lado da quadra. Os alunos deverão alternar os movimentos trabalhados na aula: uma vez os alunos passam realizando a marcha e outra passam correndo. O aluno que for pego pelo "tubarão" deverá se posicionar no centro da quadra passando a ser também o "tubarão". O pique terminará quando todos os alunos forem pegos.

No final da aula o professor reunirá a turma para fazer uma avaliação.

Recursos Complementares

Veja o histórico e os atuais recordes dessas modalidades no site da Confederação Brasileira de Atletismo: www.cbat.org.com

http://pt.wikipedia.org/wiki/Marcha_atl%C3%A9tica

Avaliação

No final da aula você irá avaliar a compreensão dos alunos sobre a marcha atlética e a corrida através de perguntas: Qual a diferença entre a marcha e a corrida? Quando um atleta é eliminado nas provas de marcha atlética? Correr sempre vai ser mais rápido do que marchar?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.