23/09/2008
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
As atividades desta aula tem o objetivo de elucidar o processo de fecundação e germinação das plantas vasculares com flores e frutos. Para tanto, utilizaremos o laboratório de informática, sala de aula e algum espaço dentro da sala de aula, ou na escola, iluminado e reservado para a parte prática das aulas.
Após iniciar as aulas sobre as angiospermas, o professor pode começar o experimento prático, para depois levar os alunos para o laboratório de informática.
Divida a turma em pequenos grupos. Cada equipe deverá trazer para a escola no dia marcado:
Diferentes tipos de feijões.
3 vasos com terra (ou copos vazios de iogurte)
Os alunos deverão numerar os vasos, plantar os feijões nos vasos, posicioná-los em local iluminado e reservado. Nos dias subseqüentes, regar os vasos, cuidando para não deixar água parada. Os alunos deverão acompanhar o desenvolvimento das plantas, até o florescimento de cada vasinho.
Dados interessantes para os alunos marcarem: altura que a planta atinge dia a dia, número de brotos ou folhas que a planta apresenta a cada dia e quantos dias depois do plantio, que houve formação do botão floral. Com o florescimento dos vasos, os alunos deverão observar o vaso n.°1, no vaso n.°2, retirar as flores e abri-las, para visualizar as partes da flor e no vaso n.°3, envolver em filó as flores.
Continuar observando. Os alunos deverão observar e responder em relatório questões como: O que aconteceu com as plantas de cada vaso? Para que serve a flor? Que partes da flor foram identificadas? Como se forma a semente? Para que serve as sementes?
A duração deste experimento pode variar em torno de 10 dias.
Peça aos alunos que visualizem os recursos midiáticos do Portal do Professor, e do Banco Internacional de Objetos Educacionais.
Nestes dois sítios tem-se explicações e imagens sobre as plantas, entre elas, as Angiospermas. Pedir aos alunos que explorem os tópicos das Angiospermas, em especial, sobre as flores e frutos http://www.planetabio.com/clas.html. Este outro objeto trata das partes vegetais das angiospermas e a parte das flores e frutos http://www.planetabio.com/orgaov.html.
Ou o professor pode acessar e baixar os objetos educacionais nos seguintes endereços: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2413 http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2412
No Portal do Professor, temos este objeto de aprendizagem, que visualiza as partes da semente.
E ainda, se houver interesse, há este vídeo que mostra a germinação de sementes: http://www.teachertube.com/view_video.php?viewkey=12eded622df653d3cd48.
Webgincana
Ainda no laboratório de informática, o professor pode trabalhar com os alunos das equipes anteriormente estruturadas para participarem de uma webgincana. Abaixo segue algumas sugestões de tarefas para as equipes desenvolverem. Os alunos podem pesquisar na internet, pelos sítios recomendados abaixo, ou em livros disponíveis na biblioteca.
1. Pesquisar sobre a importância das sementes na economia.
2. Quais os usos das sementes pelo homem?
3. Fazer uma obra artística utilizando sementes.
4. Fazer uma coleção de sementes diferentes.
5. Desenhar as partes da semente e suas funções
6. Esquematizar o processo de formação das sementes.
http://bot.cb.santagiulia.edu.br/index.php?id=80&mno=GruposVegetais
http://www.infoescola.com/biologia/angiospermas/
http://www.brasilescola.com/biologia/angiospermas.htm
http://www.ficharionline.com/ExibeConteudo.php5?idconteudo=5409
http://www2.objetivo.br/portal/frm_conteudo.aspx?codConteudo=8&tituloanterior=Roteiros+para+Estudo
AVALIAÇÃO
A tabela abaixo é uma sugestão de critérios para avaliar os alunos nas atividades e participação durante esta aula.
As atividades produzidas podem ser avaliadas por meio das rubricas.
Rubricas representam uma forma de avaliação autêntica, pois vai além da simples mensuração de notas. O professor estabelece critérios que cada trabalho deverá ter, passa estes critérios com antecedência para a turma e conforme os alunos cumpram estes critérios (totalmente, em parte, ou de maneira insuficiente) atribui-se um nível com um valor correspondente. Abaixo coloco um exemplo de uma rubrica.
Existe páginas que ajudam o professor a gerar tabelas de rubricas. Infelizmente não se encontram em português (apenas inglês e espanhol), mas são páginas muito interessantes para visualizar esta forma de avaliação.
http://rubistar.4teachers.org/index.php
http://www.rubricbuilder.com
http://www.roobrix.com/
http://landmark-project.com/rubric_builder/index.php
Iniciante : 2,0 | Intermediário: 4,0 | Mestre: 6,0 | |
Participação | Participou fracamente do experimento e das atividades em laboratório de informática. | Participou do experimento e das atividades em laboratório de informática, mas sem muita colaboração. | Participou e colaborou amplamente no experimento e no laboratório de informática. |
Relatório | O relatório não está completo, ou está com conclusões equivocadas. | O relatório está incompleto, mas de forma geral está correto. | O relatório está bem elaborado, completo e correto. |
Webgincana | As respostas e produções não estavam totalmente corretas, e de modo geral, estavam fracas. | As respostas ou as produções, embora corretas, poderiam ser melhor elaboradas. | Tanto as respostas como as produções estão corretas e foram muito bem confeccionadas com criatividade. |
Nome | Tipo |
---|---|
Avocado seed diagram | Imagem |
Quatro estrelas 2 classificações
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24/03/2010
Quatro estrelasUma aula estimulante que prende a atenção do aluno e não fica massante por se desenvolvida aos poucos . Perfeita exploração do conteúdo ,adequada as séries que o fez com recursos de fácil acesso ao aluno e desponivel na escola uma aula expositiva e escrita a avaliação ficou bem distribuida os valores adequado ao nível de dificuldade da questão.
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito dos métodos utilizados.