Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Teorias da Evolução

 

23/09/2008

Autor e Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Origem e evolução da vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Esclarecimento em relação ao conceito evolução. Reconhecimento do que são as teorias evolutivas. Conhecimento dos fundamentos de cada teoria evolutiva.
Duração das atividades
3 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
PROFESSOR é interessante que seus alunos saibam como é a desenvolvida a formulação de hipóteses e teorias.
Estratégias e recursos da aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/651/imagens/atividade.gif

As atividades dividem-se entre os objetos de aprendizagem sugeridos, webquest e atividades em sala de aula.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/651/imagens/nolaboratorio.gif

Alguns objetos de aprendizagem são sugeridos de modo a ilustrar o que é determinada teoria que tenta explicar a vida e a evolução biológica.
No Portal do Professor, encontramos uma breve animação que mostra o Experimento de Redi, que contrapôs a idéia de que a vida podia surgir espontaneamente.

 Refutação científica da abiogênese



Neste sítio há breve explicação sobre cada teoria evolutiva com algumas animações e interações. http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/3245
E neste áudio há a pesquisa sobre evolução em animais.

 Alterações na evolução dos animais são descoberta de pesquisadores


Há aqui uma sugestão de atividade em sala de aula, utilizando apenas papel e caneta, para demonstrar aspectos da evolução biológica, contemplando conteúdos como seleção natural, ancestralidade, extinção, fósseis, etc. 

 Evolução dos palitos



Os alunos deverão montar uma apresentação em que figure a palavra EVOLUÇÃO, e o que ela significa em diferentes contextos (evolução tecnológica, biológica, cultural, entre outras). Para isto poderão pesquisar na internet e entrevistar pessoas de diferentes ocupações e classe s sociais. O suporte para a apresentação é livre (TV Multimídia, data-show, cartaz, apresent ação oral, esquete, etc...)

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/651/imagens/evolucionistas.jpg

Imagem: Andrea Castagini

Uma atividade opcional é a descrita a webquest. Webquest são sugestões de aulas, com interação com a internet, esta em questão está disponível no seguinte endereço: http://www.dgidc.min-edu.pt/inovbasic/proj/actividades/webquests/kuhn/index.htm Esta atividade demanda maior tempo e também compreensão da turma. Os alunos representarão os cientistas que desenvolveram teorias importantes relacionadas com a evolução.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/651/imagens/atividadecomplementar.gif

Divida a turma em quatro grupos; Cada grupo deverá confeccionar individualmente uma história em quadrinhos que represente a essência de uma teoria da evolução. O professor poderá sortear o tema para os grupos, de modo a ser mais democrático. Sugira aos alunos outras técnicas além do desenho, como fotomontagens e colagens. O importante é que nas histórias desenvolvidas esteja presente os fundamentos de cada teoria.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/651/imagens/contextualizando.gif

O assunto evolução é um pouco controverso, pois esbarra nos conteúdos de crenças pessoais dos alunos. Muitos aceitam como verdade absoluta a teoria criacionista. É interessante fazer com que os alunos compreendam que ao abordando o conteúdo evolução não é necessário abrir mão de suas crenças pessoais. Mas que é importante conhecer outras teorias que explicam o surgimento da vida e sua modificação ao longo do tempo.
Pode-se incluir uma pesquisa sobre as diferentes explicação sobre o surgimento da vida, nas mais diferentes culturas, e depois expô-las a toda turma, de forma a debater essa diversidade cultural.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/651/imagens/livros.gif

Livros para consulta:
BURNIE, D. ;Fique por dentro da Evolução; Cosac&Naif y Edições; São Paulo, 2001.
FUTUYMA, D.; Biologia Evolutiva ; 2° ed.; Sociedade Brasileira de Genética/CNPq; Ribeirão Preto, 1992.
FREIRE-MAIA, N.; De Darwin à teoria sintética; Editora da Universidade de São Paulo; Itatiaia, 1988.

AVALIAÇÃO

A imagem abaixo relaciona-se com a avaliação sugerida para as atividades.

 

  Regular: 1,0 Bom: 3,0 Ótimo: 5,0
Participação O aluno não participou, ou participou muito pouco. O aluno participou algumas vezes, fazendo apenas o que era pedido. O aluno participou ativamente, perguntando e pesquisando muito sobre o assunto.
Conteúdo da apresentação A apresentação teve conteúdo fraco ou incorreto. O conteúdo apresentado está correto, mas ainda superficial. Abordou o conteúdo de maneira correta e aprofundada.
Criatividade na exposição Não houve criatividade e pouco capricho na exposição. Apresentação cuidadosa, mas sem muito diferencial. Houve cuidado e originalidade na forma de apresentar.

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Evolução dos palitos Experimento prático
Refutação científica da abiogênese Animação/simulação
Alterações na evolução dos animais são descoberta de pesquisadores Áudio
Avaliação
Os alunos poderão ser avaliados pela participação e pela apresentação. É importante que o professor observe, em trabalhos em equipe, se todos os alunos participam igualmente, ou se a produção fica a cargo de um ou dois alunos apenas.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Claudia Prior, C. E. Euclydes Paulo da Silva , Rio de Janeiro - disse:
    cpriorfelix@gmail.com.br

    08/11/2014

    Cinco estrelas

    Gostei muito, pois é uma aula bem motivadora. As fotomontagens e colagens, faz com que o aluno tome o cuidado em associar o conteúdo.


  • Ivanir de Jesus Henemberg, CE Barbosa Ferraz - EM, FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONALIZANTE , Paraná - disse:
    henemberg@seed.pr.gov.br

    10/02/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns a professora, uma proposta de trabalho resumida e com boa didática.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.