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ESTRESSE Parte 1 – Mudanças / Adolescência

 

25/09/2009

Autor y Coautor(es)
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Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta, Rosangela Menta Mello

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Corpo humano e suas necessidades
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer meios de superar o estresse provocado pela mudança de escola e pelo enfrentamento de novas situações.

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Antes de começar a aula, é  interessante que o professor leia o texto "Calma, isso pode ser estresse. E tem jeito", disponível no endereço abaixo:

http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/calma-isso-pode-ser-estresse-431457.shtml 

Esse texto fornece dicas para identificar o ESTRESSE em alunos e também meios para lidar com ele.

Inicie a aula levando os alunos a refletirem sobre a seguinte situação:
“O ano termina e tudo é alegria com as férias. Mas outro ano escolar começa e tudo pode ocorrer: outra série (às vezes outro ensino – fundamental ou médio), novos professores, novos colegas de classe, outra sala de aula, outras matérias, e por vezes até mesmo outra escola ou outra cidade.”

Pergunte quem da turma já viveu uma situação parecida com a descrita acima (e deve ter acontecido de uma forma ou outra com todos). Peça que os alunos citem “palavras” que expressam os sentimentos relacionados a essa situação e registre no quadro separando-as em duas colunas, uma para as palavras de aspecto positivo e outra com as palavras de aspecto negativo (eles mesmos podem opinar em qual coluna a palavra deverá ser escrita).

As mudanças enfrentadas na escola são apenas uma parte das mudanças que enfrentamos na vida não escolar. Essas mudanças deveriam ser enfrentadas com certa facilidade pelos jovens, já que estão em uma fase de desenvolvimento onde tudo muda constantemente. Entretanto esse enfrentamento é mais difícil do que parece e muitas vezes não sabemos que atitudes ter para superar diversas situações.

A partir das palavras mencionadas na prática social inicial lance as seguintes questões:

• Quais as novas situações presentes na escola que geram maior estresse?
• De que forma essas situações podem ser enfrentadas?
• Que atitudes podem ser tomadas para superar as mudanças e contribuir com a aprendizagem?

Apresente a figura abaixo, que mostra o diálogo entre dois amigos de escola que terão que se separar no ano seguinte. Os alunos deverão discutir, por exemplo, se o sentimento maior é de tristeza pela separação, ou de animação por ir para uma nova turma ou uma nova escola. Seria melhor que tudo permanecesse como é ou que as coisas mudem?

Providencie uma caixa de papelão com cartões circulares desenhados com três carinhas diferentes (alegria, indiferença, medo). Deverá haver o mesmo número de cartões para as três carinhas – equivalente ao número de alunos na turma.

NO PRÓXIMO ANO ESTAREI EM OUTRA ESCOLA (TURMA). QUAL O MEU SENTIMENTO?

O quadro deverá ser dividido em três partes, com os títulos ALEGRIA, INDIFERENÇA e MEDO. Se for possível a turma organiza a sala em meia lua.
Em um primeiro momento todos os alunos se dirigem à caixa e escolhem uma das carinhas que responde a pergunta acima. Eles deverão escrever atrás das carinhas porque a escolheram.
No segundo momento cada aluno vem para a frente da turma e conta porque escolheu a sua carinha e lê o que escreveu atr ás da mesma, colando-a em seguida (com fita adesiva) no respectivo espaço no quadro.

Para finalizar a atividade, analise com a turma uma explicação para o resultado obtido – qual sentimento é mais presente na situação apresentada.

Como tarefa proponha que os alunos descrevam como podem se preparar da melhor forma para uma situação futura desconhecida.

Para que cada um possa identificar seus sentimentos em dife rentes situações, pr oponha também a construção de um “TERMÔMETRO DE SENTIMENTOS”, a partir do qual cada aluno poderá documentar seu estado emocional.

Dica! – Proponha a construção do “termômetro de sentimentos” em casa. Os alunos poderão trazê-lo para a escola para apresentar ao professor, porém o mais importante é que tragam o registro em uma tabela das variações de sentimentos que apresentaram durante um determinado período.

A construção do “termômetro de sentimentos” é muito simples. Basta recortar um pedaço de cartolina, desenhar uma escala (por exemplo de -1 até 5) um retângulo representando o tubo e um bola representando o bulbo (pintar o bulbo de vermelho). Fazer dois cortes na parte inferior e superior do tubo e introduzir uma tira de cartolina da largura da coluna, pintada até a metade de vermelho, de maneira que essa tira possa deslizar para cima ou para baixo, simulando o aumento ou diminuição da “temperatura do sentimento”. (veja figura)

Esse termômetro pode ser afixado em uma cartolina maior e em seguida na parede do quarto do aluno (se for permitido em casa). A cada dia o jovem poderá regular o seu termômetro e anotar na tabela o sentimento correspondente.
Os números escritos no termômetro poderão representar os sentimentos da seguinte forma:
0 (zero) – muito bom
1 (um) – bom
2 (dois) – mais ou menos
3 (três) – ruim
4 (quatro) – muito ruim
5 (cinco) - péssimo

Após regular o termômetro os alunos deverão registrar em uma tabela (como no desenho acima) a data da observação e o sentimento daquele dia, com mais especificidade. Alguns exemplos, ou sugestões de sentimentos, são apresentados a seguir:

TÉDIO, CURIOSIDADE, ALEGRIA, TRISTEZA, DÚVIDA, CONFIANÇA, DESCONFIANÇA, PACIÊNCIA, INVEJA, DOR, SATISFAÇÃO, CIÙME, HORROR, DESGOSTO, SUCESSO, RECUSA, SIMPATIA, ANTIPATIA, MEDO, SOLIDARIEDADE, SOLIDÃO, SAUDADE, SEGURANÇA, ALÍVIO, TIMIDEZ, AUTOCONFIANÇA, ÓDIO, AMOR, etc.

Após uma semana faça uma análise do que seu “termômetro de sentimentos” indicou:

• Qual sentimento apresentei com mais frequência?
• Esse sentimento me traz satisfação ou desconforto?
• Se preciso melhorar a qualidade de meus sentimentos o que posso fazer para isso?


Aula 2

Discuta o resultado coletado pelos alunos através do termômetro dos sentimentos. Peça que alguns alunos comentem sobre suas anotações. Avalie as dificuldades enfrentadas na realização da tarefa proposta e sintetize o que foi apresentado nos depoimentos.

Peça que dois alunos representem uma cena comum do dia a dia dos estudantes:

Dois alunos se encontram no transporte escolar a caminho de casa:

João: Essa escola ta me tirando do sério.
Maria: Comigo é a mesma coisa.
João: Não agüento mais essas tarefas de casa. Fico horas tentando fazer e nada.
Maria: A escola toda é um completo ESTRESSE.
João: Pra não falar das “Provas”. Semana de provas ninguém merece. Parece que não termina nunca e eu nem consigo estudar.
Maria: Eu ainda tenho que agüentar o Pedro da minha sala, tirando só nota alta sem nem estudar tanto. Eu “ralo” um monte e ainda tiro nota b aixa.
João: É só ESTRESSE mesmo. Se eu soubesse como dar conta disso tudo...

Dica! – Sugira que os próprios alunos criem cenas que vivem na escola, que levam a uma situação de ESTRESSE – em relação às tarefas, trabalhos, provas, professores e colegas. Em duplas ou pequenos grupos poderão representar essas situações. Poderá ser desenvolvido um trabalho interdisciplinar com Arte, detalhando melhor a situação apresentada ou até mesmo criando uma peça completa, que apresente soluções para os problemas apresentados.

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Muitos alunos se queixam que entre os principais motivos que desencadeiam o ESTRESSE na escola estão: as tarefas e trabalhos, as provas, os colegas.
Mas o que fazer em relação a tudo isso?
Para trabalhar sugestões de como enfrentar o ESTRESSE gerado na escola divida a turma em seis grupos. Cada dois grupos trabalharão com o mesmo texto. Haverá três textos diferentes:

• Como diminuir o ESTRESSE com tarefas de casa.
• Como preparar-se para as provas com menos ESTRESSE.
• Como evitar o ESTRESSE com os pais, professores e colegas.

Cada grupo nomeia um redator que irá anotar, na forma de itens, as dicas apresentadas no texto. O grupo deverá analisar se as dicas são possíveis de serem aplicadas ou não. Poderão sugerir outras dicas que não foram apresentadas no texto, mas que eles já experimentaram.

Depois de alguns minutos (combinados anteriormente) um representante do grupo apresenta o resultado das discussões para a turma. Os itens poderão ser anotados no quadro (de forma sintética) para que todos da turma possam anotar em seus cadernos.

Dica! – Os itens apresentados pelos grupos podem ser anotados e m folhas de “flip chart” e afixados, posteriormente, nas paredes da sala. Isso economiza o tempo utilizado para os alunos copiarem em seus cadernos e possibilita uma assimilação maior das dicas que permanecerão à vista por mais tempo.


TEXTOS


Como diminuir o ESTRESSE com tarefas de casa

1 – É difícil começar a fazer as tarefas? É normal. O cérebro precisa se acostumar com a situação. Depois de alguns minutos você pode pensar “a todo vapor”. Por isso escolha iniciar pela tarefa mais fácil de realizar, se possível da matéria que você mais gosta.

2 – Você já deve ter pensado: “Essa quantidade de tarefa nunca vou dar conta!” Reparta as tarefas de casa em pequenas partes. Analise em quantas partes é possível dividir a tarefa. Escreva o nome de cada parte da tarefa em papéis autocolantes de lembrete e cole na parede do quarto. à medida que for realizando a tarefa vá retirando os lembretes até que não sobre nenhum e a tarefa toda esteja feita. Assim você observa o progresso obtido. Utilize entre 15 a 30 minutos para resolver cada parte, com intervalos para banheiro, lanche e até para tomar um ar.

3 – Organize os lembretes das partes da tarefa sempre em uma ordem do mais fácil para o mais difícil. Mas deixe um exercício fácil para o final, o que dará mais certeza de finalizar com sucesso.

4 – O seu local de estudo está cheio de brinquedos, revistas em quadrinhos, CDs, material escolar, roupas jogadas e outras coisas mais? Seus irmãos ficam por perto brincando? Peça ajuda em casa para deixar seu “cantinho de estudo” arrumado e estabeleça algumas regras:
• Ninguém pode utilizar seu “cantinho de estudo”, apenas você.
• Seu “cantinho de estudo” deve ser agradável, com figuras que você gosta, uma plantinha, e outras coisas de seu agrado (porém não brinquedos, que levam à distração)
• Observar que haja boa ventilação e iluminação.
• Deixe todo seu material escolar ao alcance.
• Um pequeno cesto ou caixa pode servir de li xo para apontar um lápis ou jogar um papel.
• Na superfície onde for escrever deixe apenas o caderno , livro e material que for utilizar e mais nada.

Dica! – É possível que muitos alunos não tenham um “cantinho de estudo” exclusivo para si em casa, tendo que dividir espaço com irmãos, ou realizar as tarefas em outras partes da casa. Promova uma reflexão a esse respeito e peça sugestões de como essa situação pode ser melhorada.

5 – Muitos pais ou responsáveis pela educação do jovem dizem: “Logo após o almoço você vai r ealizar as tarefas!” Esse é um mau conselho. Logo depois de comer é mais difícil aprender. O cérebro está menos ativo e o estômago trabalhando bastante. Por isso descanse uma meia hora e em seguida inicie os estudos.

6 – De barriga vazia também é difícil estudar. Por isso, se já se passou muito tempo depois das refeições procure comer algum pequeno lanche antes de fazer as tarefas.

7 – Provavelmente você já teve os pensamentos “voando” longe durante os estudos. Não se sinta culpado – isso é normal. Procure concentrar-se durante as tarefas e realize pequenas pausas a cada 20 minutos, mais ou menos, para relaxar um pouco, porém não prolongue o intervalo para mais do que cinco minutos, pois a concentração vai embora e você perde a direção do estudo.

(Adaptado de Unterricht Biologie – Fevereiro / 2000)


Como preparar-se para as provas com menos ESTRESSE

1 – Você já teve a consciência de que para a semana seguinte terá que apresentar um trabalho e ainda assim nem começou? Estabeleça OBJETIVOS para cada dia.

• O que quero alcançar HOJE? Em duas horas é possível fazer muita coisa. Agora é hora de começar a tarefa.
• O que eu quero alcançar nos próximos TRÊS DIAS? Nesse tempo você procura desenvolver o trabalho. Se o trabalho for muito complicado, você pode reprogramar com mais dias.
• O que eu quero alcançar até a PRÓXIMA SEMANA? Agora você tem tempo até para revisar.
• O que eu quero alcançar NO DIA DO TRABALHO? Melhor não aprender nada novo. Você já repartiu e realizou todo o trabalho. É só o momento de uma rápida revisão.

2 – Você já teve a impressão de que, repentinamente, antes da prova deu um branco e não sabe mais nada daquilo que aprendeu? Relaxe e conte nos dedos cinco pontos importantes:
• Eu me preparei bem para a prova.
• Eu evito pessoas que me deixem nervoso.
• Eu sei que não sei tudo, mas é improvável que só caia na prova o que não sei.
• Eu deixo para o final um exercício que não souber fazer.
• Eu me concentro e respiro fundo a cada exercício que for resolver.

Para finalizar aperto minha própria mão e digo para mim mesmo: EU VOU CONSEGUIR.

(Adaptado de Unterricht Biologie – Fevereiro / 2000)



Como evitar o ESTRESSE com os pais, professores e colegas

Você provavelmente já encontrou pessoas que, na escola, em vez de ajudar mais provocam medo. Mas você precisa conviver com elas da melhor forma possível para evitar o estresse e desempenhar bem seu papel de estudante.

1 – Professores e Professoras
• Há professores que declaram que você irá fracassar. Prove-lhes o contrário, trabalhando para obter bons resultados e participando das atividades propostas.
• Muitos professores são tão severos que você tem tanto medo que não sabe onde se esconder. Lembre-se que não existem perguntas bobas para quem está aprendendo, então encha-se de coragem e pergunte.
• Você fica muito nervoso(a) quando o professor fica olhando enquanto você faz o trabalho da sala de aula. Converse com ele a respeito disso. Muitas vezes ele nem está observando, mas apenas olhando.
• Muitas vezes o(a) professor(a) magoa você com suas palavras. Converse sobre isso no mesmo momento em que acontecer, melhorando sua relação com ele(a).
• Há professores que você não gosta. Concentre-se na APRENDIZAGEM e esse sentimento não o incomodará tanto.
• Muitos professores têm um sistema de fazer perguntas. Anote como ele faz isso e se sairá melhor nas próximas aulas.

2 – Pais ou Responsáveis
• Alguns pais agem de maneira a você sentir vontade de desistir. Converse com eles sobre isso. Você tenta fazer o melhor de si.
• Muitas vezes os pais ou res ponsáveis alegam ter obtido sucesso em todas as provas que fizeram. Eles podem provar isso?
• Muitos pais exigem todo o tempo para estudo. Lembre que sua cabeça precisa um pouco de descanso e assim irá render mais.

3 – Colegas de Escola
• Existem colegas que riem quando você não sabe algo. Pergunte por que fazem isso e lembre-os que você está na escola para APRENDER.
• Há colegas que ficam exibindo as notas que tiraram. Não se sinta intimidado. Você se esforçou para alcançar seus resultados.
• Muitos colegas já estão certos que irão se sair bem na prova. Não lhes dê ouvidos e analise bem o que você sabe e o que precisa estudar mais.
• Há também os colegas que garantem que a prova vai ser muito difícil. Não acredite em tudo que eles dizem.

(Adaptado de Unterricht Biologie – Fevereiro / 2000)


IMPORTANTE – É possível que algumas dicas sugeridas nos textos não sejam consideradas como efetivas no combate ao estresse por alguns alunos. A partir dessa situação o professor pode apresentar a questão: para quem essas dicas são necessárias?

Apresente o vídeo “Ritmo, desejo e ação”, disponível no Banco Internacional de Objetos Educacionais, no endereço abaixo e promova uma discussão sobre o tema ESTRESSE, relacionando com crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais, debatendo as questões propostas.

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/9030

• Quais as dificuldades enfrentadas por crianças e adolescentes com necessidades especiais na escola?
• Quais das situações discutidas na aula são mais agravantes para desencadear o EST RESSE nessas crianças e adolescentes?
• Que atitudes colegas, professores e pais podem adotar para diminuir o ESTRESSE e as dificuldades enfrentadas por esses alunos.

Solicite que cada aluno crie um cartão com uma tabela onde estão ordenadas as SITUAÇÕES que desencadeiam ESTRESSE na escola e as AÇÕES que podem ser adotadas para superar essas situações.

Dica! – Em grupos os alunos poderão criar uma “cartilha” com as informações registradas nos cartões e também cartazes para divulgar o tema na escola.

Recursos Complementares

O texto de Andréia Schmidt, disponível em no endereço abaixo, pode dar pistas para o professor reconhecer o estresse em crianças.
http://www.educacional.com.br/falecom/psicologa_bd.asp?codtexto=256

O texto “Estresse em escolares” apresenta dados que associam o estresse de crianças ao ambiente escolar. Está disponível em
http://pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572002000100006&lng=pt&nrm=iso

Avaliação

A avaliação será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a formação de conceitos dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos.
Solicite que no decorrer da atividade da aula 2 os alunos elaborem uma síntese do que foi discutido e apresentado pelos grupos.
Um relatório individual também poderá ser útil para demonstrar o desempenho de cada aluno na realização das atividades propostas. Deverá conter: o que ele realizou, o que aprendeu, que dificuldades enfrentou, que sugestões tem para essa aula.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

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Opiniones

  • Beatriz , Evoluti , São Paulo - dijo:
    bia_aquin@hotmail.com

    18/08/2010

    Cinco estrelas

    Muito bom este site.... as dicas são ótimas!


  • gilmar carolino da silva, colegio estadual adonis morski , Paraná - dijo:
    gilmar.karolino@tomail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    otima aula estão de parabens uma aula diferente que motiva e incentiva a participação de todos hoje a dificuldade de muitos professores é em ouzar temos que ir de encontro com os desafios vou usar como exemplo parabéns


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