Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Matemática das embalagens

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
PATRICIA CARVALHO PACHECO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Luciana Soares Muniz, Eliana Aparecida Carleto, Ana Maria Ferola Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aplicar a Matemática em situações cotidianas faz a diferença para os/as alunos/as perceberem que o componente curricular não originou apenas da sala de aula, mas também da necessidade do cotidiano social. Desse modo, o/a aluno/a poderá: aplicar de forma concreta alguns conceitos matemáticos melhorando sua compreensão e apreensão; ter seu interesse pela Matemática despertado ante sua aplicabilidade e desenvolver a criatividade, através da criação de novos produtos e embalagens.

Duração das atividades
180 minutos- 3 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que os/as alunos/as conheçam ou tenham vivenciado algum tipo de contato com embalagens, saibam o que é reciclagem e compreendam a diferença entre tabela e gráfico. Também devem saber resolver operações simples de adição, subtração, multiplicação e divisão; representação e conversão de pesos e medidas.

Estratégias e recursos da aula

Professor/a peça aos/as alunos/as que tragam embalagens vazias e limpas de produtos alimentícios e de limpeza que usam em casa.

Aula 1- 2 aulas geminadas- 120 minutos


Faça uma roda de conversa com eles/as, ou seja, sente-se com eles/as no chão, um/a ao lado do/a outro/a fazendo um círculo e converse, refletindo, sobre o uso das embalagens nas nossas vidas e promova a interpretação dos rótulos dos produtos que trouxeram de casa.
Professor/a você poderá iniciar esse diálogo fazendo-lhes algumas perguntas:


1. Suas famílias costumam ler o rótulo das embalagens? Quem faz, como e quando ocorre?
2. É importante ler os rótulos das embalagens?
3. As embalagens que vocês trouxeram são recicláveis? Sim ou não? Por quê?

Professor/a trabalhe o símbolo abaixo com seus/as alunos/as eles vêm nas embalagens informando quando estas são recicláveis ou não.

undefined

Fonte: http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/reciclagem.php

4. O que vem escrito nos rótulos das embalagens que vocês trouxeram?
5. Os alimentos e/ou produtos que estão nas embalagens, contribuem para nossa saúde? De que modo?
6. Quais ingredientes compõem os alimentos contidos nas embalagens?

Se achar conveniente, estas perguntas poderão ser registradas, por escrito, pelos/as alunos/as, auxiliados/as pelo/a professor/a, bem como poderá haver uma exposição na sala de aula com as embalagens dos produtos que as crianças trouxeram.

Se houver embalagens de gêneros alimentícios, seria interessante promover junto aos/as alunos/as a análise da informação nutricional dos produtos. Para o registro propomos a utilização de uma tabela simples.

Análise e informação nutricional dos alimentos
Nome do produto Informação Nutricional Quantidade recomendada por porção Ingredientes

Com as informações da tabela, você professor/a poderá explorar as informações criando situações-problema que venham ao encontro do conteúdo trabalhado com a turma, tais como: adição, multiplicação, divisão, fração, etc.
Por exemplo:
1. Se um produto recomenda 100 gramas de consumo por refeição, quantas gramas os/as alunos/as de nossa sala consumiriam fazendo duas refeições desse produto diariamente?
2. O produto X possui 1 kg em sua embalagem. Se todos os alunos de nossa sala fossem consumir três caixas desse produto, qual quantidade seria consumida por cada aluno/a? E por toda a turma?

AULA 2- 60 minutos


Retomando a embalagem explore com seus/as alunos/as:
1. A data de fabricação do produto.
2. A validade do produto.
3. O local onde o produto foi industrializado, levantando: cidade, estado e país.


Professor/a, outro desdobramento poderá ser a observação e análise, com seus/as alunos/as, do registro do peso dos produtos. Aproveite e compare o peso dos diferentes produtos. Formule situações-problema. Um outro desdobramento interessante está em estimular os/as alunos/as a descobrirem as conversões possíveis e aproximadas dos pesos e medidas em gramas e kilogramas e em mililitros e litros. Se possível, utilize uma balança de precisão e vasilhames graduados para que os/as alunos/as percebam essa proximidade. Por exemplo, 1000 gramas equivalem a 1 kilograma. Um litro equivale a cinco copos de 200 ml . Estimule-os a pensar sobre essas conversões demonstrando essas possibilidades em sala de aula. Sugerimos que acesse o link:

undefined

http://falandodereceitas.files.wordpress.com/2009/03/pesos-e-medidas-31.jpg

Nele você encontrará várias possibilidades para realizar conversões de pesos e medidas em sala de aula.
Encerradas essas atividades, professor/a, solicite aos/às seus/suas alunos/as: que criem, em casa, um produto de alimentação e/ou limpeza, lhe dê nome e construa sua embalagem. Os produtos criados pelos/as alunos/as serão expostos em uma mini-feira de “Empreendedorismo”, (discuta com a turma o significado desse termo) que será realizada, a fim da turma apresentar para a comunidade escolar suas criações. Cada aluno/a exporá seu produto e ficará disponível para apresentá-lo aos/às visitantes tentando convencê-los/as da qualidade e confiabilidade no novo produto, que brevemente será lançado no mercado.

Sugerimos que você professor/a assista com seus/suas alunos/as o vídeo proposto abaixo:

Um mundo contra a poluição

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Um mundo contra a poluição Vídeo
Recursos Complementares

Avaliação

A avaliação dessa temática, poderá ser feita, através da observação da participação dos/as aluno/as, durante o desenvolvimento das aulas e das atividades propostas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Edna Dias Araujo, nenhuma , Mato Grosso - disse:
    ednadiasaraujo@hotmail.com

    11/08/2011

    Cinco estrelas

    Amei seu trabalho Gostaria de conhecer outros se possível.


  • Márcia Horkaten, Colégio Estadual Gregório Teixeira - Ensino Fundamental e Médio. , Paraná - disse:
    mhorkaten@gmail.com

    15/10/2010

    Cinco estrelas

    Adorei sua aula, as sugestões são de fácil aplicação, mesmo porque, é um tema atual e de extrema importância, a todos, que têm consciência das informações contidas nas embalagens. Nós, Educadores, temos um papel fundamental no desenvolvimento dos alunos, influenciando-os na percepção e análise dessas informações. Obrigada pela sugestão.


  • Maria José da Silva Cardoso Ramos, EM PREF. ALVARO BRANDAO , Mato Grosso do Sul - disse:
    mjosicardoso@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Que aula maravilhosa amiga. Parabéns. Abraços


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.