Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Descobrindo a adição

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
PATRICIA CARVALHO PACHECO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Luciana Soares Muniz, Eliana Aparecida Carleto, Ana Maria Ferola Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula o/a aluno/a poderá aprender:

  • Compreender a ideia de adição (juntar e adicionar), através da exploração de material semi-concreto e registro escrito.
  • Compreender a estrutura da operação adição denominando seus termos.
Duração das atividades
180 minutos - 3 aulas de 60 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Antes de iniciar esta atividade, é importante que você professor/a tenha trabalhado com seus/as alunos/as:

  • Contagem de rotina até 100
  • Escrita de números até 30 e registro das quantidades que representam.
Estratégias e recursos da aula

AULA 1 - 120 minutos (2 aulas geminadas)

Professor/a você poderá iniciar com os/as alunos/as este conteúdo propondo-lhes situações-problema. Para entender melhor sobre como se faz esse tipo de abordagem em sala de aula, recomendamos que consulte no Portal do Professor, a aula: Situações-Problema no cotidiano escolar, de autoria da equipe alfabetizAÇÃO.

Poderá também utilizar jogos ou até mesmo brincadeiras infantis conhecidas pela turma, tais como: boliche e dominó, que oportunizem a compreensão de que adicionar é sinônimo de juntar e acrescentar.
Os livros didáticos trazem algumas estratégias que podem ser utilizadas para a introdução desse conteúdo e que também, contribuem para a exploração da linguagem escrita, muito importante para essa fase inicial. Para o 1º ano do Ensino Fundamental de 9 anos, sugerimos introduzir o assunto com a seguinte situação-problema:

Figura 1: Situação-problema
Fonte: Wakabayashi, Jukie Kiyosen. É divertido aprender matemática. São Paulo: FTD. 1997.

Professor/a explore essa imagem com seus/suas alunos/as procurando verificar se eles/as percebem a ideia de juntar/adicionar. Leve-os/as a compreenderem que juntar e adicionar são a mesma coisa.
Por exemplo, peça-os/as que observem a primeira figura contando o número de peixinhos presentes no aquário. Verifiquem a segunda figura, atentando-se ao número de peixinhos que o garoto está colocando dentro do aquário e que na terceira figura percebam o que aconteceu com o acréscimo dos peixinhos no aquário.
Feita a exploração oral, solicite que criem uma história, a partir das figuras observando a sequência da exploração, escrevendo-a no caderno de Matemática. Depois proponha que formarem uma roda e socializarem para turma, as histórias criadas.


AULA 2 - 60 minutos


Faça com seus/suas alunos/as o seguinte jogo:
 Leve pronto para a sala de aula, recortado em papel cartão, os seguintes moldes, medindo 15 cm x 5 cm. Monte conjuntos com 3 moldes iguais para cada aluno/a.

 Com os moldes prontos e já recortados, cole, por exemplo, botões nas duas partes variando suas quantidades para que os/as alunos/as façam suas adições, esclarecendo-os/as que ao juntar os botões eles/as estão fazendo uma operação chamada adição. Nesse momento demonstre-lhes a representação convencional dessa operação, o nome de suas parcelas e o modo como se lê a operação.


Por exemplo: “Ao juntar os botões, vocês fizeram uma operação chamada adição, que é assim representada:
  1  - 1ª parcela

+2  - 2ª parcela

___

3  - soma ou total


Lê-se: "um mais dois é igual a três."

Professor/a a compreensão dos fatos fundamentais da adição será fundamental para garantir a aprendizagem e agilidade dos/as alunos/as ao fazerem cálculos, o que será fundamental para garantir o aprendizado de outras operações. Assim, é importante que você proporcione aos/as seus/suas alunos/as diversas atividades com material concreto. Tais como tampinhas, material dourado, palitos de picolé.

Avaliação

Professor/a, cada etapa das atividades propostas deverá ser avaliada. Verifique se os/as alunos/as compreenderam as noções da adição de juntar e adicionar.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.