19/10/2009
Luciana Soares Muniz, Eliana Aparecida Carleto, Ana Maria Ferola Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
A partir desta aula, os/as alunos/as poderão construir conhecimentos relativos às partes do corpo humano e de outros seres vivos (animais), seus nomes e funções; ampliar a imaginação; compreender a função social da língua escrita e oral bem como criar um texto de forma lúdica.
Para a realização das atividades propostas é importante que os/as alunos/as já tenham contato com diferentes histórias, tais como: fábulas, contos de fadas, histórias em quadrinhos. É importante que o/a aluno/a já realize exploração oral de imagens e criação de textos a partir das mesmas.
Professor/a organize um dos espaços disponíveis da escola ou da própria sala de aula, que seja adequado para você fazer a contação da história: "O Chapeuzinho Vermelho" para seus/suas alunos/as.
Para essa contação, você terá as seguintes opções:
www.contandohistoria.com/chapeuzinhovermelho.htm
www.feijo.com/~flavia//chapeuzinho.html
Aula 1-60 minutos
Professor/a conte e/ou apresente a história para seus/suas alunos/as. Em seguida, solicite que a recontem. Se seus/suas alunos/as já estiverem alfabetizados/as poderá orientá-los/as que a registrem, por escrito, no caderno e/ou explorem o desenho. Em seguida, providencie desenhos, para cada aluno/a, dos personagens principais da história (Lobo Mau, Chapeuzinho Vermelho, Vovó e Caçador) trabalhada. Solicite que a turma identifique as partes do corpo desses personagens e que digam e/ou escrevam seus nomes nos locais identificados e suas funções além das citadas pelo Lobo Mau. Sugerimos que você professor/a promova um diálogo acerca das seguintes questões:
Para que serve cada parte abaixo:
É importante discutir a noção de “ser humano” e “animal” e solicitar que os/as alunos/as apontem algumas semelhanças e diferenças entre eles. Utilize como exemplo os personagens da história. Explore bastante as partes do corpo e suas funções. Conforme o nível da turma você ainda poderá explorar atitudes dos personagens.
Exemplo:
Outra opção para trabalhar com as crianças é instruir-lhes que utilizem símbolos ou cores para identificarem nas imagens, que você professor/a forneceu impressas para cada um/a, as partes do corpo citadas.
Exemplo:
Também será divertido pedir aos/às alunos/as que completem as figuras impressas oferecidas por você, faltando algumas partes do corpo.
Aula 2- 60 minutos
Para concluir a atividade anterior, forneça aos/às alunos/as frases para que sejam completadas, como as sugestões abaixo:
• Se eu não enxergasse, eu...
• Se eu não ouvisse, eu...
• Se eu não falasse, eu...
• Se eu não tivesse minhas pernas, eu...
Peça que cada criança leia as frases que completou e escolha uma delas para ilustrar.
Essa aula poderá ter vários desdobramentos como:
1) Solicitar que as crianças escrevam um texto e/ou façam um desenho mudando o final da história.
2) Abordar questões relacionadas às pessoas porta doras de necessidade s especiais. Tema esse que precisará ser abordado de forma muito ética pelo/a professor/a, principalmente se na sua sala de aula, houver crianças portadoras de necessidades especiais.
A avaliação desta aula dar-se-á durante todo o seu desenvolvimento, através da observação da participação dos/as alunos/as nas atividades e da análise das suas produções, nas quais deverão demonstrar terem alcançado os objetivos propostos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!