Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O LOBO MAU E AS PARTES DE SEU CORPO EM... ERA UMA VEZ!!!

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
PATRICIA CARVALHO PACHECO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Luciana Soares Muniz, Eliana Aparecida Carleto, Ana Maria Ferola Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A partir desta aula, os/as alunos/as poderão construir conhecimentos relativos às partes do corpo humano e de outros seres vivos (animais), seus nomes e funções; ampliar a imaginação; compreender a função social da língua escrita e oral bem como criar um texto de forma lúdica.

Duração das atividades
120 minutos - 2 aulas de 60 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização das atividades propostas é importante que os/as alunos/as já tenham contato com diferentes histórias, tais como: fábulas, contos de fadas, histórias em quadrinhos. É importante que o/a aluno/a já realize exploração oral de imagens e criação de textos a partir das mesmas.

Estratégias e recursos da aula

Professor/a organize um dos espaços disponíveis da escola ou da própria sala de aula, que seja adequado para você fazer a contação da história: "O Chapeuzinho Vermelho" para seus/suas alunos/as.
Para essa contação, você terá as seguintes opções:

  • Utilizar o livro de história
  • Usar fantoches
  • Apresentar um teatro
  • Usar PowerPoint ou Retroprojetor
  • Acessar, no Laboratório de Informática, com os/as alunos/as os sítios sugeridos abaixo: 

undefined

www.contandohistoria.com/chapeuzinhovermelho.htm

undefined

www.feijo.com/~flavia//chapeuzinho.html


Aula 1-60 minutos


Professor/a conte e/ou apresente a história para seus/suas alunos/as. Em seguida, solicite que a recontem. Se seus/suas alunos/as já estiverem alfabetizados/as poderá orientá-los/as que a registrem, por escrito, no caderno e/ou explorem o desenho. Em seguida, providencie desenhos, para cada aluno/a, dos personagens principais da história (Lobo Mau, Chapeuzinho Vermelho, Vovó e Caçador) trabalhada. Solicite que a turma identifique as partes do corpo desses personagens e que digam e/ou escrevam seus nomes nos locais identificados e suas funções além das citadas pelo Lobo Mau. Sugerimos que você professor/a promova um diálogo acerca das seguintes questões:

Para que serve cada parte abaixo:

  • olhos
  • boca
  • nariz
  • ouvidos, etc.


É importante discutir a noção de “ser humano” e “animal” e solicitar que os/as alunos/as apontem algumas semelhanças e diferenças entre eles. Utilize como exemplo os personagens da história. Explore bastante as partes do corpo e suas funções. Conforme o nível da turma você ainda poderá explorar atitudes dos personagens.

Exemplo:

  • Dos personagens da história que acabamos de contar, quem é ser humano e quem é animal?
  • Vocês acham que o lobo da história agiu como ser humano ou animal?
  • O que significa ser bom e ser mau?
  • Todo animal é mau? Todo ser humano é bom?
  • Na história quem é bom e quem é mau?
  • Vocês mudariam alguma coisa na história? O que?


Outra opção para trabalhar com as crianças é instruir-lhes que utilizem símbolos ou cores para identificarem nas imagens, que você professor/a forneceu impressas para cada um/a, as partes do corpo citadas.
Exemplo:

  • Façam um X na boca do lobo mau.
  • Pintem de amarelo as mãos da Chapeuzinho Vermelho
  • Risquem de marrom os olhos do Caçador
  • Circulem o nariz do Lobo Mau

Também será divertido pedir aos/às alunos/as que completem as figuras impressas oferecidas por você, faltando algumas partes do corpo.


Aula 2- 60 minutos


Para concluir a atividade anterior, forneça aos/às alunos/as frases para que sejam completadas, como as sugestões abaixo:


• Se eu não enxergasse, eu...
• Se eu não ouvisse, eu...
• Se eu não falasse, eu...
• Se eu não tivesse minhas pernas, eu...


Peça que cada criança leia as frases que completou e escolha uma delas para ilustrar.
Essa aula poderá ter vários desdobramentos como:
1) Solicitar que as crianças escrevam um texto e/ou façam um desenho mudando o final da história.
2) Abordar questões relacionadas às pessoas porta doras de necessidade s especiais. Tema esse que precisará ser abordado de forma muito ética pelo/a professor/a, principalmente se na sua sala de aula, houver crianças portadoras de necessidades especiais.

Avaliação

A avaliação desta aula dar-se-á durante todo o seu desenvolvimento, através da observação da participação dos/as alunos/as nas atividades e da análise das suas produções, nas quais deverão demonstrar terem alcançado os objetivos propostos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.