Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ortografia do meu nome e dos meus colegas, o que é isso?

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
PATRICIA CARVALHO PACHECO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Luciana Soares Muniz, Eliana Aparecida Carleto, Denize Donizete Campos Rizzotto, Ana Maria Ferola da Silva Nunes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula os/as alunos/as poderão desenvolver a percepção do uso diferenciado da ortografia na escrita dos nomes próprios, conhecer a história do próprio nome e desenvolver a linguagem oral e escrita e a leitura de textos

Duração das atividades
240 minutos- 4 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor/a, antes destas aulas, solicite a cada aluno/a que pesquise, junto aos seus pais ou familiares , escrevendo em um impresso próprio, preparado e fornecido por você, ou mesmo no caderno, o porquê da escolha do seu nome e se eles conhecem a sua origem e o seu significado. As respostas poderão ser registradas pelo adulto que estiver auxiliando ou pelo/a próprio/a aluno/a.

Estratégias e recursos da aula

AULA 1- 60 minutos


Professor/a, para iniciar esta aula de modo mais alegre e divertido, aproveite o tema da aula (nomes dos/as alunos/as) e solicite que os/as alunos/as façam uma roda, que poderá ser com as carteiras ou no chão, dependendo do espaço de sua sala de aula, um sentado ao lado do outro e que cada um/uma se apresente dizendo o seu nome e fazendo um gesto. Em seguida, atendendo o comando do/a professor/a, que deverá indicar cada aluno/a um/uma a um/uma todos/as deverão repetir o nome e o gesto do/a colega. Se apresente primeiro para que todos vejam como é. Por exemplo: Meu nome é ________ e bate uma palma. Você poderá variar a brincadeira, por exemplo: fale o nome do/a aluno/a um a um e peça que façam o gesto correspondente a cada nome, ou faça o gesto correspondente a cada nome e peça que falem o nome que o gesto representa. Você poderá apresentar os nomes em ordem alfabética e/ou misturados usando vários critérios.
Após a dinâmica acima, peça que cada aluno/a leia para a turma, em voz alta, ou relate (se tiver dificuldade de leitura) a pesquisa que trouxe de casa sobre seu nome. Professor/a fique atento/a caso apareça a etimologia dos nomes, pois poderá ser retomado esse conceito em um próximo momento.
Utilize a lousa para anotar os nomes de todos/as os/as alunos/as da classe e também o seu, solicitando que cada um/a fale como se escreve. Professor/a, você poderá questionar seus/suas alunos/as, nesse momento, sobre o tipo de letra que se usa, se há acento ou não, e o que mais lhe convier sobre ortografia, de acordo com o nível de compreensão da turma sobre a escrita das palavras.
Peça que todos/as anotem no caderno, conforme você o fez na lousa.

AULA 2 – 60 minutos


Retome com os/as alunos/as a lista feita na aula anterior.
Proponha-lhes que organizem os nomes que constam na lista em ordem alfabética, depois faça várias perguntas. Exemplo:

  • Quantos nomes iniciam com a letra A?
  • Quantos nomes iniciam com a letra M?
  • Tem algumas letras do alfabeto que não têm alunos/as nesta sala com nomes iniciados por elas? Quais?
  • Qual letra tem mais alunos/as com seus nomes iniciados por ela?
  • Algum nome é escrito diferente de como se lê? (Exemplo: Hanna e Michael).

Ao encontrarem semelhanças e diferenças, converse com eles/as sobre as mesmas e sobre o significado da palavra ortografia, pedindo que pesquisem no dicionário o significado dessa palavra, dizendo que todas as palavras têm origem e significado.
Peça a eles/as que, com o auxilio de lápis de diferentes cores, façam o que se pede com os nomes listados:


a) Circulem os nomes que têm acento.
b) Passem um traço embaixo dos nomes que têm letras dobradas.
c) Pintem de verde os nomes que começam com a mesma letra do seu nome.
d) Pintem de vermelho os nomes que terminam com a mesma letra do seu nome.
e) Circulem nomes que tem a mesma pronúncia, mas a escrita é diferente.

Aula 3 - 60 minutos


Professor/a, proponha aos/às seus/suas alunos/as brincadeiras/ advinhas para falarem e/ou escreverem nomes próprios visando fixarem as normas referentes a escrita de nomes próprios. Exemplos:


1) Apresente fotos de pessoas conhecidas no meio escolar, educacional, artístico, esportivo e político dentre outros e peça que digam e/ou escrevam seus nomes.


2) Formule adivinhas para responderem e/ou escreverem os nomes a que se referem:


QUAL O NOME?

  • Da cidade onde moramos;
  • Do Prefeito da cidade onde moramos;
  • Do estado do qual nossa cidade faz parte;
  • Da professora desta turma;
  • Da diretora desta escola;
  • Da escola que estudamos;
  • Do time de futebol que torcemos.

 QUEM É:


. O jogador brasileiro de futebol que mais gols fez e é conhecido e respeitado no mundo inteiro?
. O autor do livro Sítio do Pica Pau Amarelo?


Aula 4- 60 minutos

Professor/a proponha à classe a realização de uma gincana, aproveite a oportunidade para construir coletivamente as regras.Se optar poderá definir premiações.

GINCANA


Divida a classe em equipes e sorteie as tarefas:
1 ) Descobrir na escola e trazer para classe, em 2 minutos, uma professora cujo nome começa com Z.
2) Procurar na biblioteca e trazer para classe em 3 minutos, um livro de poesia da autora Cecília Meireles.
3) Trazer para a classe, em 2 minutos, a carteira de identidade de um/a professora cujo nome começa com letra A.
4) Trazer para classe, em dois minutos, 4 alunos/as do 2º ano do ensino fundamental , cujos nomes começam com R.
Professor/a você poderá concluir esse processo construindo com a turma uma agenda de telefones, assim você estará trabalhando a escrita dos nomes dos/as alunos/as de forma significativa.

Avaliação

As avaliações destas aulas devem ser processuais, ou seja, quando ocorrem, por meio do acompanhamento e da observação da participação dos/as alunos/as nas atividades demonstrando se compreenderam as diferenças e semelhanças nas escritas dos nomes. Professor/a é importante o trabalho coletivo, porém você também deverá verificar individualmente, o nível de aprendizagem, aluno/a por aluno/a, a fim de que possa dar continuidade ao seu trabalho sobre o tema planejando atividades que atendam as necessidades da turma e de cada aluno/a, em particular.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.