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A Química da Pele

 

28/09/2009

Autor e Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Marco G. B. Burlamaqui

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as substâncias presentes em produtos de higiene pessoal (shampoo, condicionador, sabonete e outros);
  • Identificar as diferentes ações causadas pelos princípios ativos das dos produtos para tratamento de pele.
Duração das atividades
Uma aula de cinquenta minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Substâncias e materiais
Estratégias e recursos da aula

Em aula anterior peça para que os alunos tragam rótulos de shampoo, condicionador, sabonete e de outros produtos de higiene.

No laboratório de informática, divida a turma em grupos de três ou quatro alunos. Depois que os alunos se organizarem, pergunte aos alunos quais foram os produtos químicos que eles usaram quando eles tomaram banho? Muitos responderão: shampoo, sabonete, condicionador e outros. Explique para os alunos que todos esses produtos são considerados produtos químicos. Em seguida, peça para que os alunos peguem os rótulos e verifiquem quais são as substâncias químicas que estão presentes na composição desses produtos.

Os alunos deverão anotar as substâncias que são comuns nos produtos e compartilhar essas informações com os demais colegas.

Em seguida, pergunte aos alunos se as substâncias encontradas são as mesmas para todos os produtos (por exemplo: shampoo e sabonete). É provável que os alunos respondão que as substâncias são diferentes para produtos diferentes.

Professor, pergunte aos alunos quais são os produtos que são utilizados para cuidar da pele? Eles responderão que são: cremes, protetores solar e outros. Informe aos alunos que para cuidar da pele devemos utilizar produtos com substâncias químicas específicas para cada situação. Para aprender mais sobre essas substâncias, peça para que os alunos abram a simulação abaixo:

A química na pele

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=12253

A química na pele

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Figura 1 – Tela inicial do recurso

Essa simulação os alunos terão que escolher um dos produtos mais adequado para a cicatrização da pele, para isso, eles deverão colocar o mouse sobre o produto e ler a dica que aparecerá:

Figura 2 –  Relação dos produtos

Peça para que os alunos criem uma tabela para anotarem as informações de cada um dos produtos. Além disso, eles deverão informar qual dos produtos foi o mais adequado para a situação apresentada.

Tabela 1 – Relação dos produtos e dos seus respectivos princípios ativos
Produto Substâncias Adequado
Protection Max Vitaminas: A, C e E Não
Esfolex Extrato de camomila, óleo de silicone e outras Não
Anti-Old Manteiga de karité, óleo de algodão e óleo de silicone Não
Acderme Própolis, estrato das sete ervas e outras Não
Sol nascente Ácido sulfônico, extrato de canela e outras Não
Cicatrex Óxido de zinco e vitaminas A e D Sim

Essa tabela deverá ser feita em um editor de texto, e enviada para o professor ou impressa para compor a avaliação.

Informe aos alunos que depois de escolhido o produto, aparecerá uma tela onde os alunos poderão saber o motivo pelo qual o produto é ou não adequado. Peça para que os alunos leiam o motivo de cada um dos produtos.

Figura 3 – Informação sobre o produto escolhido

Após a simulação, pergunte aos alunos qual o foi o produto mais adequado para a situação apresentada? Eles responderão que foi o CICATREX. Explique para os alunos que esse produto contém em sua fórmula as vitaminas A e D que possuem ação regeneradora a médio prazo. Em seguida, os alunos deverão anotar, com o auxílio de um editor de textos, quais são as ações de cada um dos produtos citados na simulação. Esse documento deverá ser entregue para o professor.

Professor, neste momento trabalhe com os conceitos químicos: substâncias simples e substâncias compostas.

Para sistematizar a aula os alunos deverão fazer um relatório sobre a aula é colocar as informações retiradas da simulação.

Caso o professor não tenha à sua disposição um laboratório computacional e possua apenas um computador com um datashow, poderá mostrar a simulação e as imagens aos alunos na própria sala de aula.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
A química na pele Animação/simulação
Recursos Complementares

Artigo da Química Nova na Escola

Ataque à Pele: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc01/quimsoc.pdf


Simulação

Professor, se desejar continuar com o tema relacionado com a pele poderá utilizar o recurso a seguir:

Tatuagem

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11026

Avaliação

O professor poderá avaliar os alunos através do relatório produzido e dos documentos que foram entregues ao longo da aula.

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