Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Quebrando a Cabeça com o Brasil

 

05/11/2008

Autor e Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Erwin Doescher; Andréa Marques Leão Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia, a Cartografia é um conhecimento que vem se desenvolvendo desde a pré-história até os dias de hoje. Assim, é de extrema importância que todos os alunos saiam do Ensino Fundamental Inicial, com conhecimentos a cerca da linguagem dos mapas. Nesta aula, o aluno, bem como o professor, poderá perceber quais são seus conhecimentos sobre o mapa do Brasil. Sobre a localização de seus estados e regiões.
Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; 1 aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Os alunos para a realização desta atividade já deverão conhecer a Linguagem Cartográfica e para tanto, ter estudado de maneira aprofundada tal linguagem. Será necessário que tenham conhecimentos sobre a leitura de mapas, saber como se dá a representação do espaço geográfico. Os referenciais de localização, os pontos cardeais, a divisão e contornos políticos dos mapas, os sistemas de cores e legendas já devem ter sido trabalhados, sobretudo terem estudado a localização dos estados brasileiros.
Estratégias e recursos da aula


 



As estratégias e recursos utilizados serão:
- utilização do Laboratório de Informática;
- aula interativa.


Atividade 1

É importante que o professor relembre com os alunos o que já foi trabalhado a respeito da Cartografia, desta linguagem e sua importância. Relembrar o que já foi trabalhado sobre o mapa do Brasil, da localização de seus estados.
Os alunos poderão se sentar em duplas para que um ajude o outro. Esta é também uma estratégia para que os alunos sem deficiência ajudem os alunos com deficiência ou mesmo aqueles que demonstram dificuldades na disciplina de Geografia, por exemplo.

Atividade 2
Agora, a montagem do quebra-cabeça pode ser iniciada.
É importante que o professor circule pela sala, para verificar o andamento da atividade, para verificar quais estão sendo as dificuldades dos alunos.


 



 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10813/quebracabecabrasil.swf  

Atividade 3

Depois que todos os alunos tiverem montado o quebra-cabeça, é importante que o professor converse com os alunos para verificar quais foram aqueles que tiveram mais facilidade ou dificuldades em montar o quebra-cabeça. Questionar, principalmente, se eles reconhecem o por quê das dificuldades encontradas.


Ressalta-se que esta é uma aula que pode ser utilizada para alunos com Deficiência Mental. Se necessário este aluno pode ter o auxílio do professor e de um colega. É também indicada para os alunos que possuem Hiperatividade, uma vez que se trata de uma atividade colorida, divertida e instigante.
É de extrema importância que ao final da atividade o professor pergunte aos alunos, especialmente, aos que têm alguma deficiência, o que eles acharam da atividade, se foi possível apreender e o que eles aprenderam.
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Quebra-cabeça do Brasil Mapa
Recursos Complementares
Sugere-se que o professor disponha aos alunos, mapas, Atlas e Globos para que os alunos tenham a oportunidade de relembrar a variedade de cartografia existente.
Avaliação
Esta é uma atividade de cunho avaliativo, porém só terá mesmo este caráter se o professor tiver trabalhado com os alunos os conhecimentos prévios necessários. Esta também pode ser uma atividade de auto-avaliação para o professor, pois ao perguntar aos alunos, quais foram suas maiores dificuldades e facilidades encontradas no decorrer da montagem do quebra-cabeça do mapa do Brasil, poderá, a partir disso, perceber o que poderia ter sido trabalhado de maneira mais intensa ou mesmo diferenciada sobre o mapa do Brasil.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.