05/11/2008
Erwin Doescher; Andréa Marques Leão Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Atividade 1
É importante que o professor relembre com os alunos o que já foi trabalhado a respeito da Cartografia, desta linguagem e sua importância. Relembrar o que já foi trabalhado sobre o mapa do Brasil, da localização de seus estados.
Os alunos poderão se sentar em duplas para que um ajude o outro. Esta é também uma estratégia para que os alunos sem deficiência ajudem os alunos com deficiência ou mesmo aqueles que demonstram dificuldades na disciplina de Geografia, por exemplo.
Atividade 2
Agora, a montagem do quebra-cabeça pode ser iniciada.
É importante que o professor circule pela sala, para verificar o andamento da atividade, para verificar quais estão sendo as dificuldades dos alunos.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10813/quebracabecabrasil.swf
Atividade 3
Depois que todos os alunos tiverem montado o quebra-cabeça, é importante que o professor converse com os alunos para verificar quais foram aqueles que tiveram mais facilidade ou dificuldades em montar o quebra-cabeça. Questionar, principalmente, se eles reconhecem o por quê das dificuldades encontradas.
Ressalta-se que esta é uma aula que pode ser utilizada para alunos com Deficiência Mental. Se necessário este aluno pode ter o auxílio do professor e de um colega. É também indicada para os alunos que possuem Hiperatividade, uma vez que se trata de uma atividade colorida, divertida e instigante.
É de extrema importância que ao final da atividade o professor pergunte aos alunos, especialmente, aos que têm alguma deficiência, o que eles acharam da atividade, se foi possível apreender e o que eles aprenderam.
Nome | Tipo |
---|---|
Quebra-cabeça do Brasil | Mapa |
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/11/2010
Cinco estrelasMuito interessante e criativo.Oportuniza aos alunos interação e desta forma facilita a aprendizagem da linguagem cartografica.
24/03/2010
Cinco estrelasmuito bom de trabalhar com os alunos, ficam mais entusiamados
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente, pois através do lúdico o aluno está fixando o que aprendeu.
24/03/2010
Quatro estrelasMuito bom para trabsalhar o mapa do Brasil
24/03/2010
Cinco estrelasAtravés desse jogo o aluno será capaz de localizar e reconhecer os estados brasileiros de cada região.