20/11/2009
Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Artes | Música: Canal |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas sintáticas |
Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas morfológicas |
Objetivos:
-Desenvolver noções sobre como ocorre a escrita musical para o parâmetro "duração".
-Perceber a importância da ocorrência do som e do silêncio na construção do pensamento musical.
-Relacionar os eventos sonoros propostos (som e silêncio) com a grafia musical.
A partir da audição de exemplos musicais, o professor deverá ter feito uma pequena reflexão com a turma a respeito do que considerar relevante para a escrita de uma música. Uma maneira de exercitar a audição é tentar descrever com palavras todas as informações que melhor retratam um exemplo musical apreciado pelo grupo. A partir do vocabulário levantado, podemos chegar aos parâmetros sonoros utilizados tradicionalmente para a grafia musical.
A escrita musical formal pressupõe a compreensão de alguns conceitos sobre os quais o código gráfico utilizado para representar os eventos musicais se apoia.
Na educação infantil os alunos ainda não possuem o domínio da linguagem e da escrita formal, e tendem a aprender mais na relação com o mundo de maneira lúdica e concreta.
No ensino fundamental é possível aumentar o grau de complexidade das atividades em função do desenvolvimento do pensamento abstrato nas crianças, geralmente a partir da alfabetização e da idade de seis anos.
Nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio o aluno terá amadurecido consideravelmente seu grau de cognição permitindo ao professor aprofundar suas atividades com o grupo.
Nesta coleção de aulas vamos trabalhar com o parâmetro "duração" e como ele se estrutura na grafia musical tradicional do Ocidente, objetivando capacitar o aluno a entender o princípio gerador da sistematização das durações sonoras na escrita musical.
1. Caro(a) professor(a), inicie a aula discutindo o conceito de pulso/pulsação em Música. Uma boa maneira de iniciar a discussão é pedindo aos alunos que tentem encontrar suas próprias pulsações cardíacas. Atente para o fato de que elas são regulares – salvos os improváveis casos de arritmia cardíaca.
2. Depois disso, cante uma canção bem simples – “Parabéns para você” ou “Marcha soldado”, por exemplo (qualquer canção com andamento regular de conhecimento do grupo servirá de exemplo). Peça a turma para acompanhar com palmas ou estalos de dedos que sejam regulares buscando uma sequência de batidas sempre iguais no tempo. Marque a pulsação de forma audível, estalando dedos ou batendo a ponta do pé no chão. Caso apareçam diferentes batidas rítmicas, observe os alunos que realizam a tarefa corretamente e utilize-os como referência para a turma. Faça a mesma atividade com uma segunda canção. Ao fim, explique que essas palmas/estalos/pisadas marcam a pulsação da música e que esta é uma forma natural para o ser humano de metrificar o evento sonoro ou musical. Se achar adequado, cante mais uma canção para que os alunos novamente acompanhem com palmas ou estalos de dedos.
3. Inicie a fase da explicação sobre a grafia. Proponha um desafio: os alunos deverão inventar um símbolo para cada som de palma correspondente ao pulso (pode ser uma figura qualquer que seja de simples grafia, por exemplo, as linhas verticais abaixo).
Coloque no quadro um exemplo com o símbolo escolhido pela turma para representar o som correspondente a uma pulsação. Sugerimos quatro pequenas linhas verticais lado a lado como na figura acima, supondo que a linha vertical tenha sido o símbolo gráfico escolhido pela turma para representar o som de uma pulsação. Agora, peça para a turma realizar o que está escrito no quadro com palmas, estalos ou mesmo a voz.
Reforce que cada uma das linhas corresponde a uma pulsação, portanto, aqui temos quatro gestos sonoros. Peça para que todos se preparem e abra uma contagem inicial de quatro tempos de preparação para todos começarem juntos: 1, 2, 3, e... Se todos reagirem batendo as quatro palmas nos momentos esperados (1º, 2º, 3º e 4º tempos) sem que nenhuma palma a menos ou a mais seja batida, o resultado será considerado muito bom. Caso a execução não seja satisfatória, faça outras vezes. Diminua o andamento (velocidade), se necessário. Caso perceba que apenas um ou alguns alunos não estejam conseguindo fazer, trabalhe apenas com eles até que consigam realizar. Uma boa dica é apontar para os símbolos enquanto os alunos realizam a leitura. Seguindo os mesmos passos do exercício anterior, faça mais um, dessa vez com seis linhas. Após isso, explique o conceito de pausa. Inicie argumentando sobre a existência do silêncio na construção dos eventos musicais. Uma boa maneira de fazer com que os alunos percebam isso é cantando a(s) mesma(s) música(s) cantada(s) anteriormente e fazendo gestos chamando a atenção para os momentos de silêncio.
Ex: "Marcha Soldado / Cabeça de papel (silêncio) / Se não marchar direito..."
4. Assista também com a turma ao trecho do filme ou apenas ouça a trilha sonora do Casamento das Raposas (1º sonho) do filme "Sonhos (Dreams)" de Akira Kurosawa. Observe com a turma a função do silêncio na música. De que maneira o silêncio se pronuncia como elemento estruturador da trilha sonora?
http://www.youtube.com/watch?v=tHususa_mL4
Explique que o silêncio também é mensurável em Música da mesma forma que o som. Diga que usará o seguinte símbolo para se referir à pausa (silêncio) de mesma duração de um evento sonoro:
Após isso, execute com os alunos as seguintes sequências:
5. Agora, peça que os alunos formem pequenos grupos de até quatro componentes e criem suas próprias sequências que deverão ter oito pulsações com, pelo menos, duas pausas. Eles deverão escrever seus trabalhos no quadro e executar para que todos vejam e ouçam.
Indicação bibliográfica:
MED, Bohumil. Teoria da Música. Brasília, DF: Ed. MusiMed, 1996.
Sobre conceito de tempo em música
Observe se houve aquisição dos saberes propostos. Os alunos deverão, juntamente com você, discutir os trabalhos feitos em sala de aula.
O aluno deverá ser capaz de relacionar corretamente gesto sonoro e grafia ao escrever e realizar a leitura dos símbolos de som e silêncio escolhidos.
A qualidade da aquisição dos saberes propostos será avaliada de acordo com a fluência na realização das leituras dos trabalhos criados pelos pequenos grupos.
Quatro estrelas 7 classificações
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28/01/2014
Cinco estrelasamigo, valew por esta aula, fiquei pensando em algo que atenta-se mais a atenção dos alunos. Parabéns pela aula !!
11/09/2013
Cinco estrelasA aula ficou maravilhosa...excelente!
31/07/2011
Quatro estrelasMuito boa esta segestão de aula .
27/04/2011
Cinco estrelasOlá, autores e co-autores parabéns pelo conteúdo neste site, o mesmo me ajudou muito, pois estou trabalhando música nas turmas de 8ª séries, me lembrei de coisas que havia estudado nos curso e que não me lembrava mais. Agora, fiz até um rascunho para não me esquecer. Um abraço
16/02/2011
Cinco estrelasMaravilhosa vou aplicá-la e sei que vai ser ótima. Parabéns!
17/06/2010
Cinco estrelasPUXA VIDA AMEI DEMAIS SUA AULA E VOU EXECUTAR.COMO FAÇO PR TER MAIS DICAS?? É A PRIMEIRA VEZ Q DOU AULA DE MUSICA A CRIANÇAS SINTO O GRANDE INTERESSE E DESEMPENHO DELAS...PRECISO DA SUA AJUDA DÁ UMA FORÇA AÊ...POD ME ENVIAR EMAIL'S ANEXOS ACEITO TUDO...GRANDE ABRAÇO
27/05/2010
Cinco estrelasEsse material ajudou bastante na elaboração da aula que estou preparando. Relembrei o que já havia estudado tempos atrás.