Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


LUA: Expressão do conhecimento infantil.

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
Maria José Campos Ferreira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Luciana Lacerda de Castro; Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver a capacidade criativa e habilidades artisticas criando e executando coreografia,
  • Construir coletivamente uma apresentação musical;
  • Utilizar o corpo como forma de expressão.
Duração das atividades
A aula será divididas em diferentes momentos de 20 a 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer a letra da música " A LUA", do grupo MPB4, e utilizar o corpo como forma de expressão.

Estratégias e recursos da aula

Atividade especial - Apresentação de uma dramatização com base no conhecimento aprendido.

1º Momento: O professor  inicia a atividade com a letra e a música que pretende que as crianças aprendam a cantar e dramatizar. Nesse momento, ensina as crianças a cantar e conter a letra na memória.

Música: A lua Banda: MPB 4 Visitas: 1936 visitas
Última Atualização 14/11/2002 Genero: MPB

Tom: G7+
Intro: (G7M Bm7)
G7M Bm7 G7M Bm7 G7M
A lua, quando ela roda é nova, crescente ou meia lua, é cheia
Bm7 F#7 Am7 D7 G7M
E quando ela roda minguante e meia, depois é lua novamente, bis
Bm7 G7M Bm7 G7M
Quando ela roda é nova crescente ou meia lua, é cheia
Bm7 F#7 Am7 D7
E quando ela roda minguante e meia, depois é lua nova
G7M A7
Mente quem diz que a lua é velha
G7M A7 G7M Bm7 G7M Bm7
Mente quem diz que a lua é velha, mente quem diz

Fonte: http://www.tocar.com.br/view_cif.php?id=64

2º momento - O professor  estimula a participação de todas as crianças, motivando-as a assumir personagens e participar da montagem da coreografia, fazer a escolha do figurino e planejar o cenário, local da apresentação e escolha do público.

3º momento -  O professor inicia pintando o rosto das crianças, de modo que,  cada uma delas represente um dos elementos que compõe a canção. O passo seguinte é a apresentação para o público.

4º Momento: Apresentação da música " A LUA", para as turmas escolhida. Na apresentação as crianças devem ficar livres e expressarem a sua criatividade.

                                   Apresentação no pátio da escola

 

5º momento - O professor proporciona uma auto-avaliação das crianças, referentes  ao trabalho apresentado para as demais crianças e adultos. Nesse momento elas analisam se desenvolveram o que haviam planejado; o que acha que deu certo e o que não deu certo e por que.

Avaliação

O envolvimento e criatividade das crianças na criação e organização da coreografia; a memorização da letra da música; se já conseguiram utilizar o próprio corpo para representar a lua.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • janete santana, funeso , Pernambuco - disse:
    js.s@hotmail.com.br

    03/01/2012

    Cinco estrelas

    toda criança tem o direito de desenvolver sua criatividade e para isto acontecer é nacessario o brincar . A brincadeira é uma boa forma de proposta educativa.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.