Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


LUA: suas fases e sua história vinculada ao homem.

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
Maria José Campos Ferreira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Luciana Lacerda de Castro; Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deve compreender que dependendo da posição que a lua ocupa em relação a  Terra,  é possível vê-la  maior ou menor, se apropriar de algumas informações sobre a lua para desenvolver a habilidade de argumentar; compreender que a lua é um espaço que pode ser pisado e tocado.

Duração das atividades
2 aulas co diferentes momentos de 20 a 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A lua como um astro que encontra-se no universo.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Assistir ao video "Fases da lua".

1º Momento: O professor e as crianças asssitem ao vídeo do youtube: "Fases da lua" para observar e analisar que a lua gira em torno da Terra,  diferentes regiões de sua superfície são iluminadas pelo sol e são vistas da superfície terrestre, ocasionando o que chamamos de fases da lua.

http://www.youtube.com/watch?v=qaCWVGSgI0E

Atividade 2 -  Representar o movimento da lua com o próprio corpo.

2º Momento - O professor após o vídeo propicia a vivência das fases da lua com as crianças. Senta as mesmas em uma grande roda,  uma fica no centro e outra  gira em volta, com  a frente do corpo  voltada para a criança que se encontra no centro da roda e faz uma volta completa. A apartir desse movimento se estabelece uma conversa e uma explicação do movimento da  lua em volta da Terra.

Atividade 3 -  Ouvir a história da ida do homem à Lua.

1º momento - o professor seleciona textos e imagens e conta para as crianças a história da ida do homem à lua, realçando que este ano está fazendo 40 anos desse fato. Para a compreensão da quantidade de anos,  as crianças devem pesquisar junto aos seus familiares adultos, quem era criança naquele ano de 1969. Exemplo: pode ser destacado a experiência de uma pessoa que vivenciou o fato e fez fotografias da transmissão pela TV. Como é o caso do texto abaixo.

FONTE:   http://g1.globo.com/VCnoG1/0,,MUL1232 377-8491,00-FOTOGRAFEI+A+TRANSMISSAO+DA+IDA+DO +HOMEM+A+LUA.html

2º momment o -  O professor mostra imagens do homem na lua e faz uma discussão com as cri ança. Qual o meio de transporte que levou o ho mem à lua? Como podemos saber que o homem este ve na Lua? será que qualquer pessoa pode ir a Lua?

Fonte:

http://4.bp.blogspot.com/_EhmPrsPUnSs/SmTsGDc5osI/AAAAAAAABSQ/B33xBQI5vKM/s320/lua

undefined

http://zearistides.files.wordpress.com/2009/07/homemlua.jpg

Recursos Complementares
Avaliação

Verificar como as crianças elaboram explicações em relação as fases da lua e em relação a ida do homem ao solo lunar; o envolvimento das crianças nas atividades.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.