19/10/2009
Luciana Lacerda de Castro; Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
O aluno deve compreender que dependendo da posição que a lua ocupa em relação a Terra, é possível vê-la maior ou menor, se apropriar de algumas informações sobre a lua para desenvolver a habilidade de argumentar; compreender que a lua é um espaço que pode ser pisado e tocado.
A lua como um astro que encontra-se no universo.
Atividade 1 - Assistir ao video "Fases da lua".
1º Momento: O professor e as crianças asssitem ao vídeo do youtube: "Fases da lua" para observar e analisar que a lua gira em torno da Terra, diferentes regiões de sua superfície são iluminadas pelo sol e são vistas da superfície terrestre, ocasionando o que chamamos de fases da lua.
http://www.youtube.com/watch?v=qaCWVGSgI0E
Atividade 2 - Representar o movimento da lua com o próprio corpo.
2º Momento - O professor após o vídeo propicia a vivência das fases da lua com as crianças. Senta as mesmas em uma grande roda, uma fica no centro e outra gira em volta, com a frente do corpo voltada para a criança que se encontra no centro da roda e faz uma volta completa. A apartir desse movimento se estabelece uma conversa e uma explicação do movimento da lua em volta da Terra.
Atividade 3 - Ouvir a história da ida do homem à Lua.
1º momento - o professor seleciona textos e imagens e conta para as crianças a história da ida do homem à lua, realçando que este ano está fazendo 40 anos desse fato. Para a compreensão da quantidade de anos, as crianças devem pesquisar junto aos seus familiares adultos, quem era criança naquele ano de 1969. Exemplo: pode ser destacado a experiência de uma pessoa que vivenciou o fato e fez fotografias da transmissão pela TV. Como é o caso do texto abaixo.
2º momment o - O professor mostra imagens do homem na lua e faz uma discussão com as cri ança. Qual o meio de transporte que levou o ho mem à lua? Como podemos saber que o homem este ve na Lua? será que qualquer pessoa pode ir a Lua?
Fonte:
http://4.bp.blogspot.com/_EhmPrsPUnSs/SmTsGDc5osI/AAAAAAAABSQ/B33xBQI5vKM/s320/lua
Verificar como as crianças elaboram explicações em relação as fases da lua e em relação a ida do homem ao solo lunar; o envolvimento das crianças nas atividades.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!