Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ASSISTINDO O FILME “VIDA DE INSETO”

 

30/09/2009

Autor e Coautor(es)
KEILA BARRETO DE ARAÚJO
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA E NAYDE SOLANGE GRCIA FONSECA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças na faixa etária de 3 anos de idade poderá aprender com esta aula:
• Desenvolver a linguagem oral e escrita e a seqüência lógica do texto;
• Conhecer a vida no formigueiro: alimentação, trabalho, organização das formigas;
• Desenvolver atitudes de cooperação através da observação do trabalho das formigas no filme.

Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 15 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula não necessita de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Assistir ao Filme Vida de inseto
1º Momento: Durante o filme o professor deve conversar com as crianças incentivando-as e chamando-lhes a atenção acerca do que devem observar, questionando:
• Onde as formigas moram?
• O que as formigas comem?
• O que as formigas estão fazendo?
• Como elas estão trabalhando?


SUGESTÃO: O filme deve ser assistido em vários momentos, ou seja, no máximo 15 minutos cada um deles.

Figura 1  Imagem da capa do filme Vida de Inseto

Atividade 2 - Relembrando o filme


1º Momento: Numa conversa na roda o professor deve retomar com as crianças o filme que assistiram para relembrar o que viram e construir um texto coletivo. Nesse momento o professor deve:
• Incentivar e coordenar as falas das crianças;
• Escrever o que as crianças falam;
• Registrar e expor no mural suas falas.
Depois de construir o texto, o professor deve ler para as crianças e pedir que registrem através de desenho a parte que mais gostaram do filme. Após o registro o docente deve fixar os desenhos no mural junto ao texto.


Atividade 3 – Faz-de-conta que somos formigas


1º Momento: Numa conversa na roda o professor deve retomar com as crianças o filme que assistiram para relembrar como era realizado o trabalho das formigas. Como as formigas trabalhavam? Elas ajudavam uma à outra? Depois o professor deve propor as crianças uma atividade no parque (local que tenha areia e árvores), onde vão brincar de formigueiro. O professor deve explicar que as crianças vão fazer de conta que são formigas e à medida que forem desenvolvendo a brincadeira o docente deve conduzir as ações das crianças através de questionamentos. Por exemplo: Como as formigas trabalham? Como organizam as folhas – comida? Elas trabalham sozinhas? Todas as formigas são iguais? A partir dos questionamentos e respostas das crianças deixarem que vivenciem aquilo que disseram. As fotos abaixo ilustram o momento.

Recursos Complementares

Sinopse do filme:Vida de Inseto

Entre numa viagem folha a folha dentro do minúsculo mundo dos insetos, junto com os mais diferentes, coloridos e divertidos personagens, na animação computadorizada Disney/Pixar Vida de Inseto. Flik é uma formiga cheia de idéias que, em nome dos "insetos oprimidos de todo o mundo", precisa contratar guerreiros para defender sua colônia de um faminto bando de gafanhotos liderado por Hopper. Mas quando descobrem que o exército de insetos é na verdade um fracassado grupo de atores de um circo de pulgas, o cenário está armado para divertidas confusões... com estes improváveis heróis. Estrelando um elenco de dubladores sensacionais, Vida de Inseto apresenta uma nova e surpreendente visão de trabalho de equipe e determinação, que revela novos detalhes cada vez que você assiste.

Sinopse encontrada no site:

http://www.interfilmes.com/filme_14733_Vida.de.Inseto-(A.Bug.s.Life).html

Avaliação

Avaliar se as crianças:
• Compreenderam o filme, expressando-se através da linguagem oral e escrita à vida no formigueiro: alimentação, trabalho, organização das formigas.
• Desenvolveram atitudes de cooperação;
• Participaram da atividade com envolvimento.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 1/4 - 25%
  • Quatro estrelas 3/4 - 75%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Silvia Corrêa de Moraes, ESC.EST.ALBERTO SANTOS MIGUEIS , Amazonas - disse:
    silviacorrea03@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito da atividade desenvolvida, atividades lúdicas fazem com que a aprendizagem seja mais eficaz.


  • Dirlene Pinheiro Mota Nogueira, Escola E. Lomanto Júnior , Bahia - disse:
    dirlapinheiro@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei fundamental trabalhar com o filme, pois com ele as crianças tiveram oportunidade de interagirem melhor, trocando experiências significativas para seu dia-a dia.


  • daniele cristina antunes, Unesp , São Paulo - disse:
    dany_antunes87@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Minha amiga e eu também elaboramos um plano de aula, como parte de um trabalho da faculdade, com o mesmo tema. Achamos bastante interessante e produtivo trabalhar com esse tema e dessa forma com as crianças...Parabéns!


  • Maria da Conceição Higino Costa, Escola M. Rita dos Anjos , Bahia - disse:
    conceicaohigino27@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei ótimo a idéia do filme, pois assim despertamos nos nossos alunos o espirito de solidariedade para com o outro, além de desenvolver a capacidade de observação,interesse, socialização e outros valores éticos e morais que devem ser trabalhado desde cedo.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.