Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Formando alunos leitores: Li, gostei e recomendo...

 

17/09/2009

Autor e Coautor(es)
Fabiane de OLiveira Braga Felício
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final das aulas que aqui serão propostas espera-se que os alunos sejam capazes de:

1) Diferenciar e conceituar biografia de bibliografia;

2) Fazer pesquisas biográficas de escritores;

3) Ampliar sua visão de mundo em relação à diversidade de autores e suas formas de se expressar;

4) Estimular o gosto pela leitura;

5) Através da leitura dos livros, vivenciar um novo mundo sensorial e estético;

6) Alcançar a fluência na leitura;

7) Ampliar o  vocabulário e se apropriar de novas estruturas linguísticas;

8) Ser capaz de relacionar os vários textos lidos e produzir inferências e extrapolações;

9) Produzir textos de acordo com a temática e o gênero solicitado;

10) Ser capaz de dimensionar e categorizar os elementos do mundo real e fictício.

Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, espera-se que os alunos tenham habilidades de leitura e compreensão do sentido global de textos lidos.

Sejam capazes de fazer inferências e fazer uma análise crítica sobre a leitura feita,despertando nos colegas a vontade de ler os livros que estiverem indicando.

Sejam capazes de narrar histórias conhecidas e relatos dos acontecimentos, mantendo a sequência e a cronologia dos fatos.

Professor, verifique com os alunos o que eles sabem sobre o conceito de biografia e bibliografia. Descubra quais são os hábitos de leitura em casa. Qual o lugar e quando eles fazem leituras literárias, se possuem livros em casa.

 Esses questionamentos lhe darão um suporte para elaborar e (re)adaptar as aulas propostas.

Estratégias e recursos da aula

1ª aula

Professor, para iniciar a sequência de aulas que serão propostas, será interessante que você utilize o vídeo abaixo, retirado do site do Portal ,Recursos Educacionais,para mostrar aos alunos como as bibliotecas escolares são ambientes favoráveis para os tornarem grandes leitores e não apenas um depósito de livros como muitos as concebem.

O vídeo tem a duração de 9m05s.

Escolhendo livros na biblioteca [Viagens de leitura]

 Professor, leve os alunos para a biblioteca da escola e peça-os que procurem livros em que constem a biografia dos autores.

Os alunos deverão ler e analisar o que é uma biografia para posterior discussão em sala de aula. Solicite que os alunos escrevam em seu caderno o que eles entenderam como biografia.

2ª aula

Em sala de aula, peça aos alunos que conceituem a palavra biografia, tendo como base a leitura feita anteriormente e as anotações feitas por cada um. A partir das contribuições , escreva no quadro o significado construído por eles.  Peça que consultem um dicionário e confiram como o verbete é descrito. Interessante também você escrever a palavra BIOGRAFIA e decompô-la em termos dos elementos estruturais que a compõem (BIO + GRAFIA) e qual a relação desses elementos com o significado da própria palavra.Aproveite para pedir a eles exemplos de outras palavras  onde esses dois elementos aparecem e o que, em cada uma, a junção deles passa a significar. Vá sempre anotando as palavras no quadro.

Isso feito, eles estarão prontos para pensar a palavra bibliografia. Repita o processo de pesquisa: onde eles encontram essa palavra sendo usada? como é esse uso? o que chamou a atenção deles sobre esse texto?Peça que discutam em pequenos grupos o que eles acham que significa BIBLIOGRAFIA. Anote as respostas no quadro.

Faça o mesmo processo de decomposição na palavra BIBLIO + GRAFIA. Repita a mesma estratégia usada na construção dos significados da palavra biografia. Mostre para os alunos exemplos de referências bibliográficas (como elas são construídas, que elementos a compõem, a função de cada um desses elementos) e a importância de uma normatização sobre o registro de obras consultadas durante uma pesquisa. A identificação de fontes de pesquisa é importante para quê? Essa é uma pergunta que pode suscitar nos alunos o interesse em registrar suas fontes de pesquisa, entender as citações que eles encontram em vários textos.

Após a compreensão do termo, solicite aos alunos que  façam uma biografia deles mesmos.

Dica: Peça aos alunos que colem fotos deles.

Para a próxima aula:
Leve livros e encartes de DVDs de filmes que contenham sinopses. Leve também, catálogos de livros literários. A partir desses catálogos, tire xerox de várias sinopses de livros e faça uma montagem em uma folha para ser distribuída aos alunos. Dê preferência para os livros que tenham na biblioteca da escola ( para i sso, faça um levantamento prévio com a bibliotecária de sua escola) .

3ª a ula

Tr abalhe com os alunos o conceito de sinopse . Abaixo uma sugestão:

Sinopse é um texto redigido e dirigido aos consu midores e leitores onde há uma apresentação objetiva e precisa da estrutura narrativa de um livro ou filme, a partir do enredo principal, destacando os personagens principais, o espaço/tempo e as situações-chaves da história sempre deixando aquele ar de mistério e de desejo de ler o livro ou assistir o filme.

Para conhecimento:
Diferença entre resumo e sinopse:
A única diferença entre resumo e sinopse diz respeito ao local de ocorrência e à pessoa que os redige: o resumo aparece em publicação à parte e é redigido por outra pessoa que não o autor do trabalho resumido; a sinopse é uma visão de conjunto redigida pelo autor, ou por um redator da revista ou livro periódico onde sai o trabalho.

Fragmento retirado do texto que se encontra no site abaixo:

                    http://www2.fcsh.unl.pt/edtl/verbetes/C/contraccao_texto.htm
                                              (Acesso feito dia 15/9/2009)

Mostre aos alunos o material levado por você, para que agora eles possam concretizar o conhecimento adquirido nas explicações.
Entregue as folhas xerocadas com sino pses de livros para ca da aluno. Leia cada uma de forma a aguçar a curiosidade deles. Peça-os que escolham uma sinopse e em casa, façam a produção de um texto a partir dela.

Como eles acreditam que essa história será desenvolvida?

sinopse

A DONA DA BOLA E A DONA DA HISTORIA
Bia é uma menina de 7 anos que nunca para quieta: adora jogar futebol e vive tropeçando no cadarço do tênis. Já Maia não gosta de se sujar e prefere ficar desenhando. Certo dia, Bia torce o pé e divide o banco do pátio da escola com Maia que, como sempre, desenhava. A partir daí, uma inusitada amizade começa a nascer.
Autor: HELOISA PRIETO
Editora:Ed. Atica
Número de páginas:32
Edição:1ª edição
Medidas:15X21X0cm

                                  http://www.classicadistribuidora.com.br/livro.aspx?id=4645

                                                     (Acesso feito dia 15/9/2009)

4ª aula

Co nverse c om os alunos como f oi a produção que eles fizeram. Se ficaram curiosos em saber a história real, se eles se sentiram motivados a escrever e ao final, pergunte quem gostaria de ler o texto produzido.
Leve os alunos à biblioteca e sugira que eles encontrem os livros que fizeram a sinopse. Depois, sugira que os alunos sentem-se com os colegas que fizeram a produção do mesmo livro para lerem a história verdadeira e comparem seus textos.

Professor, não se esqueça de pedir aos aluno s que lancem ao fim da escrita deles, as refer ências bibliográficas do texto que leram. Em recursos complementares há uma indicação de um livro que trata das normas d e citação bibliográf ica. Consulte-o para qu e não ocorram equívo cos na ho ra de e nsinar os alunos.

 

 5ª aula

A partir dessa aula o professor fará a propost a de um trabalho que poderá ser feito bimestralmente, semestralmente ou até mesmo durante todo o ano.
O projeto chama-se: Li, gostei e recomendo!O professor levará os alunos à biblioteca, preferencialmente toda semana, e eles terão um tempo determinado para a escolha de livros para levarem para casa e produzirem uma sinopse dos mesmos.
Essas sinopses serão encadernadas como um catálogo onde os alunos poderão consultar quando quiserem ler um livro ou quando tiverem que fazer alguma atividade extra.
Peça que os alunos ilustrem suas sinopses para ficarem mais atrativas.

6ª aula

Professor, para finalizar, trabalhe com os alunos a invenção do livro e como ele é montado nos dias atuais. Para isso, passe o vídeo abaixo para os alunos e se não houver recursos para tal em sua instituição de ensino, assista o vídeo retirado do site do Portal- Recursos Educacionais- e busque uma melhor forma de repassar essa história aos alunos.

De onde vem o livro?

Aproveite para trabalhar a conservação dos livros, a devolução dos mesmos à biblioteca sem danos, para que todos possam adquirir conhecimentos como eles.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Escolhendo livros na biblioteca [Viagens de leitura] Vídeo
De onde vem o livro? Vídeo
Recursos Complementares

1)Faça um cantinho da leitura em sala de aula para proporcionar motivação aos alunos.
2)Trabalhe a leitura em voz alta levando um microfone para a sala de aula, mas seja cauteloso ao propor esse tipo de atividade, pois há crianças muito tímidas que podem se sentir constrangidas. Desenvolva essa habilidade gradativamente. 3) Monte grupos de alunos para contarem a história de um livro através de fantoches.Os alunos deverão confeccionar o material a ser utilizado para se tornar um trabalho original.4) Promova visitas a bibliotecas públicas de sua cidade. Os alunos se tiverem oportunidade, também poderão fazer “visitas” a bibliotecas virtuais. Abaixo um site onde poderá encontrar vários links de bibliotecas virtuais (acesso feito dia 16/9/2009)
http://www.mundocultural.com.br/index.asp?url=http://www.mundocultural.com.br/biblioteca/
6) Professor, essa dica de site é para você. Nele encontrará uma reportagem muito interessante sobre Como a escola pode promover o gosto pela leitura e terão a oportunidade de ouvir um podcast com grandes escritoras sobre O papel da escola no incentivo à leitura. Vale a pena conferir!
http://bravonline.abril.uol.com.br/conteudo/assunto/como-escola-pode-promover-gosto-pela-leitura-468309.shtml
(Acesso feito dia 16/9/2009)

7) Dica de livro:

FRANÇA, Júnia Lessa. Manual para normatização de publicações técnicocientíficas. Belo Horizonte, MG: Ed. UFMG, 2007. ISBN 978-85-7041-560-8.

Avaliação

Professor, observe se a partir dessas aulas os alunos se sentiram mais motivados a ler na escola, de levar livros para casa ou seja, se criaram o hábito da leitura.

Avalie a leitura dos alunos, se houve uma melhora na fluência dos que ainda não tinham essa habilidade.

Através das produções textuais(sinopses)observe se houve uma melhora na ortografia, no vocabulário.

Espera-se que o aluno demonstre ter compreendido o texto lido (por ele mesmo ou por outra pessoa) e seja capaz de recontá-lo de maneira geral e não fragmentada.

Observe a qualidade da argumentação construída pelos alunos - orais e escritas - os textos incorporam informações que demonstram o aprendizado proposto? Como eles estão relacionando os diversos textos entre si? Há indícios de inferência e de extrapolação? Como eles utilizam os aprendizados?

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 14 classificações

  • Cinco estrelas 8/14 - 57.14%
  • Quatro estrelas 5/14 - 35.71%
  • Três estrelas 1/14 - 7.14%
  • Duas estrelas 0/14 - 0%
  • Uma estrela 0/14 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Elizabeth Cristina Agostinho, Escola Estadual Antonino Ferreira Mendes , Minas Gerais - disse:
    beth.yeshua@hotmail.com

    28/02/2012

    Cinco estrelas

    Adoreir a aula,o que mais precisamos é estimular os nossos alunos a lerem,pois eles vivem em um mundo de leituras diárias.Parabéns pela criatividade da aula e pela ideia diferente de como tratar esse assunto em sala.Abraços.


  • Lindomara Fereira Grande, E.E.Irmão Mário Esdras , Minas Gerais - disse:
    lindomarafgrande@yahoo.com.br

    27/10/2010

    Cinco estrelas

    Estou trabalhando com os meus alunos sinopse e vejo como eles tem desenvolvido o gosto pela leitura e escrita. Hoje navegando em meu computador encontrei esta aula na qual fiquei encantada e me vi nela. Percebo que posso fazer alterações na forma em que estou trabalhando para enriquecer minhas aulas. Parabéns.


  • Luiza, E. M. Prefeito Sírio Borges , Mato Grosso do Sul - disse:
    luiza.lira@yahoo.com.br

    24/06/2010

    Cinco estrelas

    Adorei essa sugestão de alula, muito bem planejada. P A R A B É N S !!!


  • Neiva Paes, Secretaria da Educação , Minas Gerais - disse:
    vivipaes89@hotmail.com

    21/05/2010

    Quatro estrelas

    Que prática mais bem organizada. Adorei e pude perceber o carinho com que foi trabalhada. Parabéns!!!


  • gilvanda malaquias de melo, Escola municipal professora Elizabete guedes Dona ines , Paraíba - disse:
    vanda.malaquias@gmail.com

    09/04/2010

    Quatro estrelas

    gostei muito ,foi uma otima aula onde o aluno trabalha a leitura e a escrita.parabens. um abraço


  • gilvanda malaquias de melo, Escola municipal professora Elizabete guedes Dona ines , Paraíba - disse:
    vanda.malaquias@gmail.com

    09/04/2010

    Quatro estrelas

    gostei muito.foi uma aula otima parabens.


  • Euclézia Vieira, Colégio Municipal Geraldo de Oliveira , Goiás - disse:
    kezza_jpc@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito do planejamento dessa aula, pois aprendi outras formas para trabalhar biografia e leitura. Para o ano que vem tenho certeza de que estarei baseando no seu trabalho para desenvolver o meu planejamento. Sucesso!!!!


  • Giovana Sanguino Quibáo, Escola Jsé Benedito Pinto Antunes , São Paulo - disse:
    giquibao@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Como gosto muito de trabalhar leitura e escrita com meus alunos de 3º ano, pois acho que este é o caminho para a parendizagem das demais disciplinas, sempre estou procurando aulas e projetos diferentes. Gostei muito deste projeto, poi dá várias dicas de como estar inovando o trabalho do professor para que ele não fique sempre na mesmice.


  • Maria josé , Antonio trovão de Melo , Paraíba - disse:
    mariajosb51@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei muito interessante essa aula, pois é uma estratégia diferente de desenvolver a leitura e a escrita, vou tentar desenvolver em miha sala de aula.


  • Silvane Aparecida Gomes, Cefet -MG , Minas Gerais - disse:
    silvanenet@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Professora Fabiane Felício, não trabalho com as séries iniciais mas, certamente sua proposta de aula (fazendo as devidas adaptações) será um instrumento para minhas aulas no médio. Alguns deles estão experimentando agora na 2a série do ensino médio, o gosto pela leitura! Sou grata a professores como você que fazem um trabalho de base bem-feito...Parabéns!


  • Marilene Rodrigues Santana, U. E. Barão de Gurgueia , Piauí - disse:
    melrysantana2007@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Extremamente interessante o projeto das professoras Fabiane e Edna, pois só através da leitura podemos oportunizar aos nossos educandos a descobrirem a valorização dos estudos e a importância da existência de uma biblioteca numa escola."Li, gostei e recomendo", também.Sou adepta de aulas dinâmicas envolvendo a leitura.


  • Neide Campos Barbosa, Escola Municipal elpídio Reis , Mato Grosso do Sul - disse:
    neide_camposartes@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Conforme analise do plano de aula Fabiane de OLiveira Braga Felício, observei pontos interessantes que vale a pena aplicar e que motivarão os alunos a prática da leitura com mais prazer e também desfazer a ideia de que as bibliotecas escolares não são ambientes favoráveis para os tornarem grandes leitores e apenas um depósito de livros como muitos imaginam. Gostei da sugestão do projeto : Li, gostei e recomendo! Vou aplicar com meus alunos.


  • Zelia ricarte, grigorio gondim da silva , Rio Grande do Norte - disse:
    zeliatimbauba@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    sua aula é omáximo gostei muito parabens e muito sucesso. vou utilizar suas ideias brilhantes a fim de tornar os leitores da biblioteca que trabalho mais assídos ainda.


  • MIRIAM FERNANDES MARTINS, E.M.E.FUNDAMENTAL PIONEIRA , Rio Grande do Sul - disse:
    gmberdet@uol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Amei esta sugestão de atividade. Como professora de Língua Portuguesa , sei o quanto se faz necessário o hábito pela leitura e como é satisfatório quando vemos que realmente conseguimos despertatr em nossos alunos o gosto pela leitura. Parabéns.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.