17/09/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Edna Maria Santana Magalhães
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Ao final das aulas que aqui serão propostas espera-se que os alunos sejam capazes de:
1) Diferenciar e conceituar biografia de bibliografia;
2) Fazer pesquisas biográficas de escritores;
3) Ampliar sua visão de mundo em relação à diversidade de autores e suas formas de se expressar;
4) Estimular o gosto pela leitura;
5) Através da leitura dos livros, vivenciar um novo mundo sensorial e estético;
6) Alcançar a fluência na leitura;
7) Ampliar o vocabulário e se apropriar de novas estruturas linguísticas;
8) Ser capaz de relacionar os vários textos lidos e produzir inferências e extrapolações;
9) Produzir textos de acordo com a temática e o gênero solicitado;
10) Ser capaz de dimensionar e categorizar os elementos do mundo real e fictício.
Professor, espera-se que os alunos tenham habilidades de leitura e compreensão do sentido global de textos lidos.
Sejam capazes de fazer inferências e fazer uma análise crítica sobre a leitura feita,despertando nos colegas a vontade de ler os livros que estiverem indicando.
Sejam capazes de narrar histórias conhecidas e relatos dos acontecimentos, mantendo a sequência e a cronologia dos fatos.
Professor, verifique com os alunos o que eles sabem sobre o conceito de biografia e bibliografia. Descubra quais são os hábitos de leitura em casa. Qual o lugar e quando eles fazem leituras literárias, se possuem livros em casa.
Esses questionamentos lhe darão um suporte para elaborar e (re)adaptar as aulas propostas.
1ª aula
Professor, para iniciar a sequência de aulas que serão propostas, será interessante que você utilize o vídeo abaixo, retirado do site do Portal ,Recursos Educacionais,para mostrar aos alunos como as bibliotecas escolares são ambientes favoráveis para os tornarem grandes leitores e não apenas um depósito de livros como muitos as concebem.
O vídeo tem a duração de 9m05s.
Escolhendo livros na biblioteca [Viagens de leitura]
Professor, leve os alunos para a biblioteca da escola e peça-os que procurem livros em que constem a biografia dos autores.
Os alunos deverão ler e analisar o que é uma biografia para posterior discussão em sala de aula. Solicite que os alunos escrevam em seu caderno o que eles entenderam como biografia.
2ª aulaEm sala de aula, peça aos alunos que conceituem a palavra biografia, tendo como base a leitura feita anteriormente e as anotações feitas por cada um. A partir das contribuições , escreva no quadro o significado construído por eles. Peça que consultem um dicionário e confiram como o verbete é descrito. Interessante também você escrever a palavra BIOGRAFIA e decompô-la em termos dos elementos estruturais que a compõem (BIO + GRAFIA) e qual a relação desses elementos com o significado da própria palavra.Aproveite para pedir a eles exemplos de outras palavras onde esses dois elementos aparecem e o que, em cada uma, a junção deles passa a significar. Vá sempre anotando as palavras no quadro.
Isso feito, eles estarão prontos para pensar a palavra bibliografia. Repita o processo de pesquisa: onde eles encontram essa palavra sendo usada? como é esse uso? o que chamou a atenção deles sobre esse texto?Peça que discutam em pequenos grupos o que eles acham que significa BIBLIOGRAFIA. Anote as respostas no quadro.
Faça o mesmo processo de decomposição na palavra BIBLIO + GRAFIA. Repita a mesma estratégia usada na construção dos significados da palavra biografia. Mostre para os alunos exemplos de referências bibliográficas (como elas são construídas, que elementos a compõem, a função de cada um desses elementos) e a importância de uma normatização sobre o registro de obras consultadas durante uma pesquisa. A identificação de fontes de pesquisa é importante para quê? Essa é uma pergunta que pode suscitar nos alunos o interesse em registrar suas fontes de pesquisa, entender as citações que eles encontram em vários textos.
Após a compreensão do termo, solicite aos alunos que façam uma biografia deles mesmos.
3ª a ula
Tr abalhe com os alunos o conceito de sinopse . Abaixo uma sugestão:
Sinopse é um texto redigido e dirigido aos consu midores e leitores onde há uma apresentação objetiva e precisa da estrutura narrativa de um livro ou filme, a partir do enredo principal, destacando os personagens principais, o espaço/tempo e as situações-chaves da história sempre deixando aquele ar de mistério e de desejo de ler o livro ou assistir o filme.
Fragmento retirado do texto que se encontra no site abaixo:
Mostre aos alunos o material levado por você, para que agora eles possam concretizar o conhecimento adquirido nas explicações.
Entregue as folhas xerocadas com sino pses de livros para ca da aluno. Leia cada uma de forma a aguçar a curiosidade deles. Peça-os que escolham uma sinopse e em casa, façam a produção de um texto a partir dela.
Como eles acreditam que essa história será desenvolvida?
A DONA DA BOLA E A DONA DA HISTORIA |
http://www.classicadistribuidora.com.br/livro.aspx?id=4645
(Acesso feito dia 15/9/2009)
4ª aula
Co nverse c om os alunos como f oi a produção que eles fizeram. Se ficaram curiosos em saber a história real, se eles se sentiram motivados a escrever e ao final, pergunte quem gostaria de ler o texto produzido.
Leve os alunos à biblioteca e sugira que eles encontrem os livros que fizeram a sinopse. Depois, sugira que os alunos sentem-se com os colegas que fizeram a produção do mesmo livro para lerem a história verdadeira e comparem seus textos.
5ª aula
A partir dessa aula o professor fará a propost a de um trabalho que poderá ser feito bimestralmente, semestralmente ou até mesmo durante todo o ano.
O projeto chama-se: Li, gostei e recomendo!O professor levará os alunos à biblioteca, preferencialmente toda semana, e eles terão um tempo determinado para a escolha de livros para levarem para casa e produzirem uma sinopse dos mesmos.
Essas sinopses serão encadernadas como um catálogo onde os alunos poderão consultar quando quiserem ler um livro ou quando tiverem que fazer alguma atividade extra.
Peça que os alunos ilustrem suas sinopses para ficarem mais atrativas.
6ª aula
Professor, para finalizar, trabalhe com os alunos a invenção do livro e como ele é montado nos dias atuais. Para isso, passe o vídeo abaixo para os alunos e se não houver recursos para tal em sua instituição de ensino, assista o vídeo retirado do site do Portal- Recursos Educacionais- e busque uma melhor forma de repassar essa história aos alunos.
Aproveite para trabalhar a conservação dos livros, a devolução dos mesmos à biblioteca sem danos, para que todos possam adquirir conhecimentos como eles.
Nome | Tipo |
---|---|
Escolhendo livros na biblioteca [Viagens de leitura] | Vídeo |
De onde vem o livro? | Vídeo |
1)Faça um cantinho da leitura em sala de aula para proporcionar motivação aos alunos.
2)Trabalhe a leitura em voz alta levando um microfone para a sala de aula, mas seja cauteloso ao propor esse tipo de atividade, pois há crianças muito tímidas que podem se sentir constrangidas. Desenvolva essa habilidade gradativamente. 3) Monte grupos de alunos para contarem a história de um livro através de fantoches.Os alunos deverão confeccionar o material a ser utilizado para se tornar um trabalho original.4) Promova visitas a bibliotecas públicas de sua cidade. Os alunos se tiverem oportunidade, também poderão fazer “visitas” a bibliotecas virtuais. Abaixo um site onde poderá encontrar vários links de bibliotecas virtuais (acesso feito dia 16/9/2009)
http://www.mundocultural.com.br/index.asp?url=http://www.mundocultural.com.br/biblioteca/
6) Professor, essa dica de site é para você. Nele encontrará uma reportagem muito interessante sobre Como a escola pode promover o gosto pela leitura e terão a oportunidade de ouvir um podcast com grandes escritoras sobre O papel da escola no incentivo à leitura. Vale a pena conferir!
http://bravonline.abril.uol.com.br/conteudo/assunto/como-escola-pode-promover-gosto-pela-leitura-468309.shtml
(Acesso feito dia 16/9/2009)
7) Dica de livro:
FRANÇA, Júnia Lessa. Manual para normatização de publicações técnicocientíficas. Belo Horizonte, MG: Ed. UFMG, 2007. ISBN 978-85-7041-560-8.
Professor, observe se a partir dessas aulas os alunos se sentiram mais motivados a ler na escola, de levar livros para casa ou seja, se criaram o hábito da leitura.
Avalie a leitura dos alunos, se houve uma melhora na fluência dos que ainda não tinham essa habilidade.
Através das produções textuais(sinopses)observe se houve uma melhora na ortografia, no vocabulário.
Espera-se que o aluno demonstre ter compreendido o texto lido (por ele mesmo ou por outra pessoa) e seja capaz de recontá-lo de maneira geral e não fragmentada.
Observe a qualidade da argumentação construída pelos alunos - orais e escritas - os textos incorporam informações que demonstram o aprendizado proposto? Como eles estão relacionando os diversos textos entre si? Há indícios de inferência e de extrapolação? Como eles utilizam os aprendizados?
Quatro estrelas 14 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
28/02/2012
Cinco estrelasAdoreir a aula,o que mais precisamos é estimular os nossos alunos a lerem,pois eles vivem em um mundo de leituras diárias.Parabéns pela criatividade da aula e pela ideia diferente de como tratar esse assunto em sala.Abraços.
27/10/2010
Cinco estrelasEstou trabalhando com os meus alunos sinopse e vejo como eles tem desenvolvido o gosto pela leitura e escrita. Hoje navegando em meu computador encontrei esta aula na qual fiquei encantada e me vi nela. Percebo que posso fazer alterações na forma em que estou trabalhando para enriquecer minhas aulas. Parabéns.
24/06/2010
Cinco estrelasAdorei essa sugestão de alula, muito bem planejada. P A R A B É N S !!!
21/05/2010
Quatro estrelasQue prática mais bem organizada. Adorei e pude perceber o carinho com que foi trabalhada. Parabéns!!!
09/04/2010
Quatro estrelasgostei muito ,foi uma otima aula onde o aluno trabalha a leitura e a escrita.parabens. um abraço
09/04/2010
Quatro estrelasgostei muito.foi uma aula otima parabens.
24/03/2010
Cinco estrelasAmei esta sugestão de atividade. Como professora de Língua Portuguesa , sei o quanto se faz necessário o hábito pela leitura e como é satisfatório quando vemos que realmente conseguimos despertatr em nossos alunos o gosto pela leitura. Parabéns.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito do planejamento dessa aula, pois aprendi outras formas para trabalhar biografia e leitura. Para o ano que vem tenho certeza de que estarei baseando no seu trabalho para desenvolver o meu planejamento. Sucesso!!!!
24/03/2010
Quatro estrelasComo gosto muito de trabalhar leitura e escrita com meus alunos de 3º ano, pois acho que este é o caminho para a parendizagem das demais disciplinas, sempre estou procurando aulas e projetos diferentes. Gostei muito deste projeto, poi dá várias dicas de como estar inovando o trabalho do professor para que ele não fique sempre na mesmice.
24/03/2010
Cinco estrelasAchei muito interessante essa aula, pois é uma estratégia diferente de desenvolver a leitura e a escrita, vou tentar desenvolver em miha sala de aula.
24/03/2010
Quatro estrelasProfessora Fabiane Felício, não trabalho com as séries iniciais mas, certamente sua proposta de aula (fazendo as devidas adaptações) será um instrumento para minhas aulas no médio. Alguns deles estão experimentando agora na 2a série do ensino médio, o gosto pela leitura! Sou grata a professores como você que fazem um trabalho de base bem-feito...Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasExtremamente interessante o projeto das professoras Fabiane e Edna, pois só através da leitura podemos oportunizar aos nossos educandos a descobrirem a valorização dos estudos e a importância da existência de uma biblioteca numa escola."Li, gostei e recomendo", também.Sou adepta de aulas dinâmicas envolvendo a leitura.
24/03/2010
Três estrelasConforme analise do plano de aula Fabiane de OLiveira Braga Felício, observei pontos interessantes que vale a pena aplicar e que motivarão os alunos a prática da leitura com mais prazer e também desfazer a ideia de que as bibliotecas escolares não são ambientes favoráveis para os tornarem grandes leitores e apenas um depósito de livros como muitos imaginam. Gostei da sugestão do projeto : Li, gostei e recomendo! Vou aplicar com meus alunos.
24/03/2010
Cinco estrelassua aula é omáximo gostei muito parabens e muito sucesso. vou utilizar suas ideias brilhantes a fim de tornar os leitores da biblioteca que trabalho mais assídos ainda.