Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


LUA: o fantástico e a imaginação infantil.

 

30/09/2009

Autor e Coautor(es)
Maria José Campos Ferreira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Luciana Lacerda de Castro; Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Diagnosticar o conhecimento inicial  sobre a lua leva as crianças a interagir com  o  ponto de vista do outro, a coordenar suas idéias para se expressar em público, de modo a comunicar o que pretende dizer; despertar o interesse pelo tema ouvindo histórias da lua.

Duração das atividades
Cada aula as atividades são divididas em diferentes momentos com duração de 20 a 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O conceito cotidiano de lua.
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Falar sobre a lua mesmo antes de estudar sobre ela.

1º Momento: O professor conversa com as crianças para diagnosticar  os seus conhecimentos sobre a lua. Tal conversa é orientada por questionamentos como:

a) onde fica a lua?

b) por que só vemos a lua a noite?

c) Há como ir à lua?

d) será que alguém já foi a lua? Como?

e) O que é a lua?

Obs. Durante o momento da fala das crianças o professor registra as ideias iniciais das crianças em uma cartolina, a qual deverá ser fixada na parede da sala.

Atividade 2 - Participar de histórias contadas pelo professor. 

1º momento - O (a) professor (a) pode selecionar histórias relacionadas com a  lua, como exemplo a história de " FLICTS " de Ziraldo, da série MUNDO COLORIDO e contar  para as crianças. 

2º momento - O professor pode escolher uma história animada para contar, como a do link:

http://www.contandohistoria.com/Lua_Teimosa.htm "Lua Teimosa". Nesse momento, vai mostrando as imagens e despertando a curiosidade das crianças; ler a história com uma tonalidade de voz que motive os alunos e mantenha a atençaõ da turma.

Avaliação
  •  conseguiu expressar suas ideias de forma coordenada;
  •  escutou o outro pontuando o que havia de semelhante entre seu  ponto de vista e o do outro;
  •   diferenciou idéias divergentes; 
  • despertou o  interesse pelo tema abordado;
  • destacou as características a lua;
  •  representou o seu conheciemnto por intermédio do desenho e da escrita.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.