03/11/2008
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Natureza e as questões socioambientais |
Aula 01
O termo floresta ciliar ou ripária é empregado para designar a vegetação que ocorre nas margens de cursos de água. Ela ocorre ao longo do terreno que inclui tanto a ribanceira de um rio ,lago, represa, como também as superfícies de inundação chegando até as margens do corpo d'água pela própria natureza do ecossistema formado pela mata ciliar.
Encontram-se também transições de solo, de vegetação e de um grande gradiente de umidade do solo, que impõem o tipo de vegetação. As matas ciliares são sistemas que funcionam como reguladores do fluxo de água, sedimentos e nutrientes entre os terrenos mais altos da bacia hidrográfica e o ecossistema aquático.
Essas matas desempenham o papel de filtro, o qual se situa entre as partes mais altas da bacia hidrográfica, desenvolvida para o homem para a agricultura e urbanização e a rede de drenagem desta, onde se encontra o recurso mais importante para o suporte da vida que é a água.
Para iniciar essa atividade, pergunte a seus alunos se existe algum córrego ou rio em sua cidade ou perto de sua escola. Solicite a seus alunos para descreve-lo. Se é limpo, sujo e qual a vegetação que está em sua margem.
Explique que essa vegetação recebe o nome de ciliar pois, analogamente, tem a mesma função dos cílios: proteção. No caso dos olhos, sua própria proteção. No caso das matas, a proteção dos cursos d’água.
A partir dessa idéia, faça uma leitura conjunta com seus alunos do texto “ A Importância da Mata Ciliar”. Com essa leitura, objetiva-se explicitar as razões que atestam a importância desse tipo de vegetação.
Caso considere oportuno, pode-se sugerir que o aluno busque outros sites para complementar sua pesquisa. Essa deve dar condições de responder aos seguintes questionamentos
Quais são as funções da mata ciliar?
Quais são os danos ambientais gerados pela redução das matas ciliares?
O que acontece quando a mata ciliar é retirada?
Oriente os alunos para produzir um texto sobre o assunto, em seu caderno, a partir dessas questões.
Aula 02
Professor, recapitule a aula anterior. Isso pode ser feito a partir da leitura de alguns textos que foram produzidos pelos alunos.
Junto com os alunos, observe e compare as situações. Sistematize as idéias e conclua, através da comparação entre a ação das águas nos dois ambientes, a importância da vegetação ciliar.
Professor atenção: no processo de sistematização das idéias analisadas, você deverá destacar as funções da Mata Ciliar, abaixo sintetizadas. Caso já tenha aparecido no curso das conversas, reitere! Em caso contrário, apresente a idéia.
• A mata ciliar funciona como um obstáculo contra o assoreamento dos rios, ou seja: segura a terra e outros sedimentos nas margens, evitando que caiam na água.Quando isso ocorre, as águas ficam barrentas. Isso pode impedir e/ou dificultar a entrada de luz solar, necessária aos organismos que servem de alimentos aos peixes, e até ocasionar a morte das espécies que vivem no fundo dos cursos d’água .
• Quando chove, a mata ciliar também impede que uma quantidade muito grande de água caia de uma vez só no rio, evitando, assim, as enchentes.
• A água das chuvas pode trazer diversas substâncias estranhas, como excesso de adubos, restos e outros produtos químicos aplicados nas áreas de cultivo. Assim, a mata ciliar contribui para reter parte dessas substâncias, evitando ou minimizando a contaminação das águas.
• A vegetação que se forma às margens dos rios também serve de abrigo aos animais, que encontram nesse lugar um ambiente adequado a sua sobrevivência. Além disso, esses animais podem utilizar a mata ciliar como um corredor entre florestas distantes entre si, sem precisar cruzar campos cultivados e, com isso, arriscar a vida por atropelamentos e caçadores inescrupulosos. Os peixes também se servem das árvores, uma vez que podem consumir frutos e sementes que caem na água. Além disso tais árvores criam, na região do rio, um micro clima onde são menores as variações de temperatura.
Outra sugestão é que cada uma das idéias sintetizadas façam parte de uma atividade lúdica.
Coloque por exemplo outras idéias, umas corretas e outras incorretas sobre as florestas ciliares em tiras de papel e as distribua entre os alunos, onde cada aluno receberá uma das tiras. Considere um lado da sala como correto e o oposto como errado. Solicite aos alunos que acusem, lendo em voz alta, se a sua tirinha está errada ou certa, e que passe para o lado correspondente, na sala. Quando o último terminar de ler, os próprios alunos farão a correção com a interferência e ajuda do professor. Essa atividade pode virar um jogo interessante e pode ser também uma forma de avaliação.
Uma outra sugestão é trabalhar a animação que trata da importância das florestas ciliares, disponível em:
Professor, como atividade para a aula seguinte proponha uma visita, se possível, em algum lugar de sua cidade onde exista Mata Ciliar. Nesse trabalho de campo peça que tirem fotos e/ou filmagens a partir de seus celulares e analisem a situação dessas matas.
Posteriormente, estruture um painel que apresente a situação das matas ciliares da sua cidade.
Nome | Tipo |
---|---|
Mata ciliar ou auxiliar? | Animação/simulação |
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasmuito egal mesmo adorei!!!!!!!!!!!!
24/03/2010
Cinco estrelasParabens professor este tema é fantástico, ! e sua aula tambem
24/03/2010
Cinco estrelasparabéns, professor. este material que o senhor produziu é excelente. Para provar a importância da Floresta Ciliar para o rios, é só assistir as reportagens transmitidas quase que diariamente pela televisão sobre as enchentes que tantos prejuízos material e humano tem causado para a populacão, provocadas pela elevacão do nível das ágas dos rios que estão assoreados em virtude da falta da floresta que impede que as enxurradas carreguem sedimentos em excesso para dentro dos rios.
24/03/2010
Quatro estrelaso assunto foi muito bem esclarecido.
24/03/2010
Cinco estrelasA proposta indicadas nas aulas observadas é que ambas levam ao aluno a refletir sobre a importância de se conhecer com riqueza de detalhe sobre o assunto Mata Ciliar para que danos não sejam causados e que se for observado algum dano,o aluno se conscientize que algo deve ser feito,não só denunciando o problema,como também arregimentar esforços para que escola e comunidade em geral temtem recuperar os danos observados.O aluno deve ser orientado sobre o significado do termo.a sua importaância para