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Escrita de si e do outro: passos para construção da (auto)biografia

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
ANA GRAZIELA CABRAL
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- aprender a lidar com instrumentos de pesquisa, uma vez que o papel de biógrafo exige uma dedicação e um olhar apurado em relação à pessoa sobre quem se escreve;


- ter critério quanto à seleção das informações mais relevantes para compor a biografia e também à seleção das formas de pesquisa ou entrevista

- saber empregar a linguagem adequada ao público-alvo;


- melhorar em relação à comunicação e a expressão da língua a partir de criações escritas;

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos cada (250 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Entender a finalidade básica da biografia: apresentar dados pessoais sobre uma pessoa e as suas contribuições para a vida de outras pessoas.


- Professor, é fundamental que os alunos saibam diferenciar as pessoas do discurso, 1ª, 2ª e 3ª, para compreender que a Biografia é feita em 3ª pessoa, enquanto a autobiografia é feita em 1ª pessoa, já que é o próprio biografado que escreve de si.


- saber ordenar fatos e acontecimentos em uma ordem cronológica, ou seja, de acordo com uma linha do tempo.

Estratégias e recursos da aula

1ª AULA: Biografia

- Professor, essa proposta de aula se dedica a falar sobre o gênero textual Biografia. Comece explicando aos alunos que essa é uma palavra originária do grego em que bio ou bíos significa vida e γραφή ou gráphein, significa escrever. Após a apresentação desses significados, motive-os a falar sobre o que sabem sobre biografia. Só então explique que esse é um gênero literário em que o autor conta a trajetória de vida de uma pessoa que tenha trazido contribuições importantes à sociedade, comunidade ou bairro. Explique ainda que, em geral as biografias contavam a vida de pessoas que já morreram, mas isso vem mudando.


- Sobre os aspectos estruturais desse tipo de texto, lembre aos alunos que ele exige uma sequência cronológica de apresentação de informações sobre a pessoa biografada e que deve ser escrito em terceira pessoa.

- Para maiores esclarecimentos, sugere-se a apresentação de um vídeo do programa da Estação das Letras, em que Suzana Vargas entrevista Carlos Didier sobre a técnica da biografia: http://www.youtube.com/watch?v=_9gnVPCCqhY – [acessado em 17/09/2009]. No vídeo é feita uma menção ao significado do termo “biografia” e dos requisitos para se escolher um biografado e para se construir um bom projeto biográfico. Interessante, depois do vídeo, você registrar no quadro, a partir das lembranças dos alunos, quais os requisitos citados pelo Carlos Didier. Se for preciso, exiba o trecho em que o entrevistado fala sobre isso. promova um debate com os alunos em relação a esses requisitos: se são ou não relevantes, o que mais poderia ter num texto biográfico. Avalie os argumentos e conclua o debate, explicitando que contribuições devem ser consideradas pelo grupo. Cuidado ao fazer isso, argumente sobre as falas dos alunos, sem julagamentos de valor, mas dando ênfase aos itens que realmente seriam essenciais para caracterizar esse gênero textual.

- Agora, professor, apresente como exemplo aos alunos a biografia da escritora Cecília Meireles, disponível no site http://www.releituras.com/cmeireles_bio.asp _ Releituras acessado em 17 de setembro de 2009.

chamando a atenção deles para esse tipo de gênero textual. Ajude-os a observar os aspectos principais que caracterizam a biografia, verificando se os requisitos propostos na entrevista anterior estão ou não presentes e o que mais o texto atual traz de relevante.


- Além do fato de ser uma sucessão de informações e acontecimentos relativos à vida da pessoa biografada e de ser um texto narrado em terceira pessoa, é importante mencionar que quando a biografia transcrever a fala do biografado na íntegra, essa fala tem que ser colocada entre aspas, assim como acontece no exemplo acima.


2ª AULA:


- Professor, essa aula é destinada a que os alunos coloquem em prática os conhecimentos adquiridos sobre biografia. É uma proposta de produção escrita individual. Eles criarão a biografia de uma pessoa da família ou um conhecido. Os alunos terão toda a 2ª aula para pensar sobre o processo de produção da biografia.


PLANEJANDO:


- Eles deverão responder:

1º - quem vai ler o meu texto?
Sugere-se que após a escrita definitiva da biografia, os alunos façam uma troca de textos. Um levará o texto do outro para casa e apresentará à sua família.

2º - como o texto será veiculado para leitura?
A divulgação poder á ser feita pelos pr óprios alunos.
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3º - quem eu conheço que tem uma história de vida que chame atenção e que possa ser contada?

4º - O que devo saber sobre essa pessoa: quando e onde ela nasceu? Quem são seus pais? Tem irmãos? Como e onde foi a infância dela? Ela se casou, constituiu família? O que ela fez de importante para que eu a tenha escolhido? Qual é a sua profissão? Ela gosta do que faz? Teve influências para a escolha dessa profissão? (Professor, oriente o aluno a manter uma organização cronológica em que os fatos ocorrerem).
- É importante que eles saibam ainda que a biografia deve ser escrita em 3ª pessoa.

- A primeira versão da biografia pode ser organizada em três partes:

1ª – apresentação da pessoa biografada, contendo o nome e outros dados pessoais;
2ª – descreva em ordem cronológica os fatos importantes que aconteceram com ela;
3ª – Escreva sobre a vida profissional da pessoa e sobre o fator diferencial na vida dela que a fez se r escolhida por você .


Procedim entos de coleta de dad os:


Professor, esclareça com os alunos que eles podem colher os dados de que precisam diretamente com a pessoa biografada, por meio de entrevista, ou por pesquisa, caso a pessoa já tenha morrido ou não se disponha a dar informações pessoais.

- Peça a eles que tragam o texto produzido em uma folha separada e de preferência que tragam uma foto do biografado para dar maior legitimidade à biografia.

3ª AULA:

Nessa aula será apresentada a 1ª versão da biografia feita pelos alunos. Para melhor visualização dos resultados iniciais, professor, peça a alguns alunos que leiam os resultados de sua escrita. Eles deverão falar sobre a forma como aconteceu o processo de elaboração da biografia e eles mesmos poderão apontar correções ou melhorias que podem atribuir a seus trabalhos. Você, professor, deve também dar sugestões, mas sempre atento ao olhar dos alunos. Após as apresentações, recolha os textos dos alunos e leve para fazer uma avaliação mais profunda. Não se esqueça de que esse seu primeiro contato com o texto dos alunos serve apenas para que você possa dar sugestões de melhoria da biografia e para o apontamento de erros de nível gramatical que deverão ser corrigidos.

4ª AULA: Autobiografia

- Na 4ª aula será trabalhado o conceito de autobiografia, que nada mais é que a biografia escrita pela própria pessoa de quem se fala. É, portanto, um texto em 1ª pessoa. A própria personalidade dá testemunho de sua vida, obra e feitos. Manifestações literárias como confissões, cartas, memórias, que revelam condições íntimas do autor podem ser considerados de caráter autobiográfico.

-É importante discutir essas noções de biografia e autobiografia no contexto atual, em que o interesse pela vida cotidiana cresce a cada dia e a exposição das intimidades se torna algo constante. Dê exemplos aos alunos dos Reality show, que promovem uma constante exposição da vida íntima do ser humano.

- Agora, sugere-se que você mostre aos alunos a parte inicial do especial da Rede Glogo “Morte e vida Severina”, baseado no poema do escritor João Cabral de Melo Neto. http://www.youtube.com/watch?v=_tM1dByXVxY - Acessado em 18 de setembro de 2009. Caso a escola não disponha de meios audiovisuais, disponibiliza-se abaixo também o fragmento do poema:

Morte e vida Severina


João Cabral de Melo Neto


— O meu nome é Severino
não tenho outro de pia.
Como há muitos Severinos,
que é santo de romaria,
deram então de me chamar
Severino de Maria;
como há muitos Severinos
com mães chamadas Maria,
fiquei sendo o da Maria
do finado Zacarias.
Mas isso ainda diz pouco:
há muito na freguesia,
por causa de um coronel
que se chamou Zacarias
e que foi o mais anti go
senhor desta se smaria.
Como ent ão dizer quem fala
ora a Vossas Senhorias?
Vejamos: é o Severino
da Maria do Zacarias,
lá da Serra da Costela,
limites da Paraíba.
Mas isso ainda diz pouco:
se ao menos mais cinco havia
com nome de Severino
filhos de tantas Marias
mulheres de outros tantos,
já finados, Zacarias,
vivendo na mesma serra
magra e ossuda em que eu vivia.
Somos muitos Severinos
iguais em tudo na vida:
na mesma cabeça grande
que a custo é que se equilibra,
no mesmo ventre crescido
sobre as mesmas pernas finas,
e iguais também porque o sangue
que usamos tem pouca tinta.
E se somos Severinos
iguais em tudo na vida,
morremos de morte igual,
mesma morte severina:
que é a morte de que se morre
de velhice antes dos trinta,
de emboscada antes dos vinte,
de fome um pouco por dia
(de fraqueza e de doença
é que a morte severina
ataca em qualquer idade,
e até gente não nascida).

 - http://www.culturabrasil.pro.br/joaocabraldemelonetoo.htm - Fragmento do poema Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto. Acessado em 05 de outubro de 2009.

- Agora professor, divida os alunos em equipes e peça para que eles, após realizarem juntos a leitura do poema, trabalhem inicialmente com o vocabulário do texto. Eles deverão fazer quantas leituras forem necessárias, com acompanhamento do dicionário, para que possam compreender bem o texto.


- Em seguida, faça o seguinte questionamento às equipes:

Há alguma relação de aproximação entre o texto de João Cabral de Melo Neto, os conceitos apresentados sobre biografia e autobiografia? Caso sim, explique.


Os alunos deverão ser capazes de observar o fato de que o texto apresenta u m narrador chamado Zacarias que dá testemunho de sua vida no sertão da Paraíba, construindo sua identidade no decorrer do poema. Isso está muito ligado ao conceito de autobiografia, ficando claro que aqui estamos tratando de um texto literário e ficcional.

- Agora professor, proponha que os alunos construam (em grupos ou individualmente), baseados nos dados fornecidos pelo poema, uma curta biografia de Zacarias. Como já não se trata mais de uma autobiografia, a primeira modificação que o texto vai sofrer é a mudança de 1ª para 3ª pessoa. As informações sobre o personagem, que estão colocadas de forma truncada no texto, devido à linguagem literária, deverão ser reorganizadas em um texto mais objetivo e direto.

- Logo que terminarem, peça a alguns que leia a breve biografia de Severino. Dê sugestões de melhoria da proposta e ao final recolha o texto de todos para uma correção mais apurada. Devolva-os na próxima e peça que os alunos façam a reescrita da biografia, com base nas correções sugeridas.

5ª aula


- Professor, na quinta aula devolva o texto feito pelos alunos sobre a biografia de um conhecido, em que você terá sugerido correções e modificações. Destine essa aula para a escrita definitiva da biografia. Caso a falha de algum aluno esteja na coleta de dados feita sobre o biografado, dê um maior tempo a esse aluno para que ele possa fazer uma nova pesquisa. O importante é que o produto final fique satisfatório.


- Depois do texto pronto os alunos deverão digitá-lo no computador, imprimir e anexar a foto do biografado. Esse texto circulará na casa dos colegas em um sistema de troca, de forma que ao final o próprio biografado receberá a sua biografia.


- Sugere-se ainda que os próprios alunos votem na melhor biogr afia e essas seja enviada para publicação no jornalzinho da escola (caso haja) ou no blog da salaou no site da escola. É essencial que os alunos percebam que os textos escolares podem e deve m extrapolar o con te xto escolar. Isso os ajudará a serem mais atentos à própria produção, tendo em vista que a sua escrita, além de ser avaliada pelo professor, poderá ser lida por outras pessoas, por isso mesmo a qualidade dos textos deve ser sempre privilegiada: clareza, informatividade, correção gramatical, adequação ao gênero e ao suporte textual, boa seleção vocabular, boa estética.

Recursos Complementares

- http://www.youtube.com/watch?v=_9gnVPCCqhY - vídeo do programa da Estação das Letras, em que Suzana Vargas entrevista Carlos Didier sobre a técnica da biografia – acessado em 17 de setembro de 2009.


- http://www.releituras.com/cmeireles_bio.asp - Biografia de Cecília Meireles extraída do site releituras em 17 de setembro de 2009.


http://www.culturabrasil.pro.br/joaocabraldemelonetoo.htm - Fragmento do poema Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto. Acessado em 18 de setembro de 2009.


- http://www.youtube.com/watch?v=_tM1dByXVxY - Vídeo do poema Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto. Acessado em 18 de setembro de 2009.

Avaliação

Professor, durante o desenvolvimento das aulas propostas é pertinente que os alunos sejam avaliados nos seguintes aspectos: eles souberam desempenhar o papel de biógrafo, lidando bem com os mecanismos de pesquisa?  foram criteriosos ao selecionar as informações mais importantes a serem colocadas na biografia? foram sensatos ao escolher a linguagem do texto, pensando no público leitor e respeitando a estrutura do texto biográfico? empregaram a narração em terceira pessoa? encadearam os fatos de forma cronológica e se atentaram às informações reais fornecidas sobre o biografado?

No que diz respeito ao texto de João Cabral de Melo Neto, você, professor, pode observar se os alunos conseguiram fazer inferências pertinentes ao texto e que extrapolações eles fizeram ao serem perguntados sobre a relação do texto literário com a autobiografia.

Avalie ainda a autonomia de cada aluno em relação às propostas que lhe são apresentadas. Todos os alunos devem ser estimulados a apresentar as tarefas solicitadas em sala e participar das discussões promovidas. E não se esqueça, professor, de deixá-los falar sobre o que acharam das aulas e que aprendizados tiveram. Na última aula, inclusive, é interessante que eles respondam às perguntas: na elaboração da biografia, apresentei os dados pessoais da pessoa biografada, descrevi os fatos importantes de sua vida, organizei o texto em parágrafos e me preocupei com a adequação da pessoa gramatical empregada nesse tipo de texto? Eu me empenhei para conseguir bons resultados? Gostei de trabalhar a proposta? O que aprendi? Essas perguntas simples podem ajudar no diagnóstico do que o aluno efetivamente entendeu com as aulas.

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