18/09/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Edna Maria Santana Magalhães
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Professor, espera-se que ao fim das aulas propostas sejam alcançados os seguintes objetivos:
1) tornar os alunos sensíveis à leitura de diferentes tipos de texto, entre eles ao gênero textual conto e à leitura de imagens;
2) incentivar a produção escrita por parte dos alunos;
3) mostrar diferentes formas de expressão artísticas, como as artes plásticas e a literatura;
4) incentivar os alunos a emitir sua opinião sobre os trabalhos dos colegas, de forma a compreender a função da crítica para o artista;
5) reconhecer, nos textos, elementos referentes à cultura popular, à memória e ao imaginário infantil.
6) incentivar o desenvolvimento da expressão artística, no caso, a pintura.
Professor, para obter sucesso com essa proposta é preciso que os alunos conheçam anteriormente noções sobre o gênero conto, que podem ser encontradas em vários sites indicados no subtítulo “Recursos Complementares”. É importante que as noções sobre conto sejam apresentadas em comparação com as demais modalidades de prosa de ficção, como o romance e a novela, noções essas que também se encontram nos sites. Isso facilitará a compreensão, por parte dos alunos, das características específicas do conto.
Além disso, convém falar um pouco sobre o autor Machado de Assis. Para isso, sugere-se o site: http://www.releituras.com/machadodeassis_bio.asp - (acessado em 06 de setembro de 2009). Da mesma forma sugere-se que os alunos tenham conhecimentos sobre as obras dos pintores Alfredo Volpe e Iberê Camargo. Essas informações poderão ser encontradas em sites indicados no campo "Recursos Complementares".
Professor, a proposta de aula aqui apresentada alia uma análise do “Conto de Escola”, de Machado de Assis e das obras “Pássaro de Papelão”, de Alfredo Volpi e “Carretel azul”, de Iberê Camargo. A intenção é que se trabalhe com o imaginário infantil através das obras, usando a estrutura de cada uma, o texto literário e a pintura, com fins de levar os alunos a refletir sobre esses dois contextos de produção da arte.
Professor, comece trabalhando com a imagem “Pássaro de Papelão”, de Volpi:
http://www.artenaescola.org.br/midiateca/imagens2/Alfredo_Volpi_Passaro_de_papelao.jpg . Imagem “Pássaro de Papelão” de Alfredo Volpi, série brinquedos populares, 1955. Tempere sobre papel, 49,8 x 73 cm, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paul, doação Theon Spanudis, São Paulo – SP. (Acessado em 06 de setembro de 2009).
- Apresente a imagem aos alunos e deixe que eles a olhem por um longo tempo. Essa apresentação pode ser feita por meio de algum recurso audiovisual ou a imagem pode ser impressa. Então peça que falem livremente sobre o que vêem na imagem, sem influenciar inicialmente as respostas. Os alunos devem perceber a presença de objetos na tela, como listras finas, verdes e horizontais, outras mais grossas de um tom marrom, um retângulo azul claro ao centro na posição horizontal e outro paralelo acima, de cor azul escura, um pouco menor. Tudo isso é envolvido por uma fina moldura marrom. Eles possivelmente notarão ainda a presença de um objeto ao centro que se assemelha a um pássaro (pássaro de papelão, que é um brinquedo popular muito comum em barraquinhas de festas populares do país); verão ainda uma ferradura e uma figa, objetos que você, professor, pode associar à elementos da cultura mágica, que simbolizam a sorte.
- Após deixar que os alunos teçam ideias sobre a imagem, apresente dados mais técnicos sobre ela. Informe que essa pintura faz parte de uma das séries de pinturas que Alfredo Volpi realizou sobre o tema “Brinquedos Populares”. Chame a atenção dos alunos para o título de cada obra de arte.
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Agora, professor, apresente a imagem “Carretel Azul”, de Iberê Camargo:
http://www.artenaescola.org.br/midiateca/imagens2/Ibere_Camargo_Carretel_azul.jpg . Imagem “Carretel Azul”, 1981, de Iberê Camargo. Óleo sobre tela, 25 x 35 cm, Fundação Iberê Camargo, doação Maria Coussirat Camargo, Porto Alegre, RS. (Acessado em 06 de setembro de 2009).
- Assim como com a imagem anterior, deixe que os alunos observem essa figura e que falem livremente sobre ela. Provavelmente eles comentarão o fato de que não conseguem ver com tanta clareza o que simboliza o desenho da imagem. Leve-os a observar que as cores usadas são mais escuras e que essa imagem parece ser ainda mais abstrata que a anterior. Explique que abstrato é aquilo que não remete à semelhança com os objetos existentes no mundo, diferentement e do figurativo, que s e assemelha às coisa s comuns e corriquei ras na vida. Então o s oriente até que eles reconhecem um carre tel na imagem. Talve z eles não tenham co nhecimento sobre o que é um carretel. Então, professor, explique inicialmente que esse é um objeto do universo da costura, em que se guardam as linhas ou serve para enrolar fios usados para fins diversos. Por esse motivo, também podemos encontrar carretéis de formatos, tamanhos e feitos com materiais os mais variados possíveis. Há carretéis para fios de luz, mangueiras, fitas e outros materiais com grande comprimento.
- Em seguida fale da influência do carretel nas brincadeiras de criança. Eles eram usados pelos meninos para fazer rodas de carrinhos ou ainda para enrolar a linha de pipas e papagaios. Já as meninas faziam bonequinhas com os pequenos carretéis. Era parte do imaginário infantil ficar ao pé da máquina de costura da mãe esperando que um carretel de madeira fosse desocupado e descartado para, em seguida, virar brincadeira. Essa modalidade de carretéis foi substituída por modernos retrozes de linha plásticos, que puseram fim ao encanto gerado pelos carretéis.
Existem ainda os grandes carretéis de madeira utilizados para guardar fios de energia e telefônicos.
É interessante apresentar a imagem real de ambos os carretéis aos alunos, conforme sugerido nas imagens modelos abaixo. Melhor ainda seria se você, professor, conseguisse em alguma loja de aviamentos uma carretel de verdade, para que os alunos possam pegá-lo.
IMAGEM 1 - CARRETEL
IMAGEM 2 - CARRETEL DE ARMAZENAR FIOS DE ENERGIA/TELEFONE
IMAGEM 3- RETROZES DE LINHA
IMAGEM 4 - PIPA PRESA A UMA ESPÉCIE DE CARRETEL
IMAGEM 5 - BONECAS FEITAS COM CARRETEL
- Logo após mostrar as imagens dos carretéis, conte aos alunos a trajetória de criação da série sobre "carretéis", de Iberê, conforme o fragmento que se encontra abaixo. Fale sobre as motivações do artista, pois elas ajudarão os alunos a compreenderem os jogos de cores e a temática utilizada pelo pintor.
“A partir de 1959, aproximadamente, devido às restrições físicas impostas por uma hérnia de disco, o artista passa a trabalhar em seu ateliê. Sua paleta de cores assume tons mais sombrios e surgem os carretéis como tema para sua pintura. Através desses objetos, reminiscências de sua infância, o artista acessará mais tarde o abstracionismo. "Símbolo, signo, personagem – o carretel -, brinquedo da minha infância, e agora, nesta fase, tema da minha obra, está impregnado dos conteúdos do meu mundo." (p.99, Camargo) Os carretéis tornam-se uma presença forte e recorrente em sua obra. Ao longo de quase 40 anos, eles surgem, ora transfigurados em signos, ora através de referências mais sutis, tornando-se linhas rápidas, quase imperceptíveis, como em Tudo te é falso e inútil V, de 1993: "O carretel, esse ente industrial, foi o tema, o personagem do meu drama pictórico". (p.27, Lagnado)”
(http://www.iberecamargo.org.br/content/acervo/carreteis.asp - acessado em 6 de setembro de 2009).
- Peça que os alunos façam oralmente uma associação entre as duas imagens. Ele s devem mencionar o fat o de que ambas tratam de contextos da infância. Aproveite esses ganchos para dizer que obras como estas são resultados das memórias dos artistas que as produzem, de seu repertório de vida e visão de mundo. Tente mostrar a eles que, através da arte, é possível expressar um pouco do mundo particular de cada um, ao mesmo tempo em que se criam universos novos e que parecem não ter comunicação com o mundo em que vivemos.
- Como exercício, ao final da aula, peça aos alunos que escrevam um texto falando brevemente das duas imagens lidas, relacionando-as com a infância e contando também de uma lembrança ou memória que faça parte de sua própria infância. O texto deve ser entregue pelos alunos na aula seguinte.
- Professor, inicie a aula, pedindo que alguns alunos (deixe livre essa participação) leiam os textos que fizeram, pergunte como foi para cada um dos leitores produzir esse texto, se houve alguma dificuldade em escrever sobre o tema e como foi resolvida.
- Recolha as redações após a apresentação e corrija-as apontando os erros cometidos, sejam gramaticais, sejam de outro nível, mas não faça para eles a correção. Apenas evidencie os erros e devolva as redações para os alunos na aula seguinte. Durante a sequência de aulas eles terão tempo para repensar a produção do próprio texto e fazerem as modificações que julgarem conveniente. Essa atividade é positiva para que você observe a evolução dos alunos em relação à sua primeira produção e as modificações feitas.
- Professor, fale aos alunos sobre os gêneros textuais narrativos, mais especificamente sobre a prosa de ficção, caracterizada pela invenção, criação, imaginação, fingimento. Diferencie Romance, Novela e Conto, com ênfase para o último citado. Observe o campo “Recursos Complementares”, onde estão disponíveis sites que podem te ajudar na construção de tais explicações.
Precisa ficar claro para os alunos que o Conto é uma narrativa tradicionalmente mais breve, em que se enfatiza o essencial, acabando por concentrar o desenvolvimento da ação e dos personagens, limitando-os no tempo e no espaço. Dessa forma, o Conto constitui um verdadeiro instante narrativo.
- Depois de expostas essas colocações, distribua para todos os alunos cópias do “Conto de Escola”, de Machado de Assis. Faça a leitura em voz alta para os alunos, buscando dramatizar ao máximo a leitura:
- Professor, peça a ajuda deles para enumerar no quadro os símbolos ligados à inocência de infância e os outros que marcam certa maldade adulta. Para inocência, é pertinente que eles apresentem elementos como o campo, a rua, o morro, as brincadeiras, os amigos, o papagaio de papel (muito ligado à ideia da liberdade de infância, sugerida pelo pássaro de papel, de Volpi) e o tambor. Todos esses elementos constituem também tentações no imaginário do personagem Pilar, pois eles são convites para que o aluno não frequente as aulas. Para símbolos de manifestação adulta tem-se a palmatória, a sova de vara de marmelo, a gramática e especialmente a moeda, símbolo da ganância. No conto pode ainda ser discutido o fato do quanto é relativa a noção de ética de acordo com o ponto de vista de cada personagem. Ou seja, para Curvelo ele agiu certo ao denunciar os meninos, mas ao menos tempo esses o viram como um traidor. Para Raimundo o certo era cumprir a lição de Português para ver o pai satisfeito, mesmo que para isso tivesse que corromper o colega com uma moeda. O professor, por sua vez, considera a ação dos meninos inadmissível. É interessante discutir com os alunos essas noções de certo e errado que estão entre o mundo das crianças e adultos. Coloque-os para falar sobre isso, faça um círculo e promova uma discussão em torno do conto.
- Por último, não deixe de acrescentar à discussão as imagens de Volpi e Iberê Camargo. Ajude os alunos a construir uma ligação entre o texto e as imagens, focando o uso das memórias de infância para a construção dos três objetos artísticos, a seleção dos pontos de vista de cada um dos autores e como esses se relacionam entre si.
Professor, os alunos, em posse de tintas, pincéis e folhas de cartolina branca, vão eleger uma cena do conto de Machado de Assis para pintar. Leve os alunos a pensar: se eles escolherem pintar a cena do momento em que o personagem Pilar ganha a moeda, quais seriam as cores apropriadas a serem usadas? E se a imagem pintada for referente à cena em que o professor estiver punindo os meninos com a palmatória, as cores usadas poderiam ser as mesmas? Lembre aos alunos de que eles podem optar por fazer pinturas figurativas, reproduzindo ao pé da letra alguma cena, ou podem usar de recursos mais abstratos, como, por exemplo, pintando os elementos que compõem o ambiente do conto, de forma aleatória: a moeda, a palmatória, o tambor. Os materiais produzidos nessa aula serão utilizados na última aula, quando será construída uma exposição final com as produções dos alunos. Além disso, esse material será incorporado ao blog que faz parte da proposta também da última aula.
Professor, após a apresentação das obras de Volpi e Iberê, a discussão sobre a teoria do conto, sobre o processo de produção desse gênero narrativo e a leitura do “Conto de escola”, de Machado de Assis, disponibilize essa aula para pensar sobre a produção de um texto também da modalidade conto, cuja temática esteja voltada para o imaginário infantil. Eles deverão unir as informações colhidas nas imagens e no conto de Machado de Assis para que possam produzir um bom conto. Além disso, use essa aula para desenvolver com eles um esquema do processo de escrita, em que seja decidido:
- sobre o que escrever?
- quem serão os personagens?
- como eles serão?
- onde eles estão?
- em que tempo ocorrem os fatos?
- qual é o conflito?
- como será resolvido?
- como terminará a história?
Após a utilização dessa aula para pensar e organizar o trabalho, os alunos terão cerca de três dias para apresentar a primeira versão do texto.
Essa aula será usada para a apresentação da primeira versão dos textos de alg uns colegas. Durante a l eitura, o professor pode fazer comentários que digam respeito à estrutura utilizada pelo aluno para a elaboração do texto, fazendo comentários que possam nortear o grupo a melhorar suas produções. Cabe a você, professor, explicar aos alunos as distintas formas de registrar as falas dos personagens no texto e de expressar as marcas do narrador.
Em um segundo momento da aula os alunos poderão refazer novamente o texto, baseados nos comentários ouvidos.
Nessa aula é interessante que ao menos alguns alunos façam a leitura de seus textos definitivos. Enquanto isso, os colegas, que estarão assistindo, poderão fazer perguntas sobre o texto dos colegas e sobre as formas utilizadas para a construção do mesmo. Em seguida, todos deverão ir para o pátio da escola. Lá eles amarrarão em um barbante a cartolina confeccionada na terceira aula e junto a ele colocarão o texto. Deve-se criar um cordão com as pinturas e textos dos alunos, que podem ser colocados ao longo das paredes da escola, para apreciação de todos. O próximo passo é fazer registros fotográficos de todo o material, sendo pertinente também a filmagem dos trabalhos. O autor de cada trabalho pode se posicionar em ao lado de seu cartaz e um colega pergunta sobre o processo de criação da pintura e do texto. A filmagem fica a cargo do professor. Esse material pode ser postado na página da escola ou ainda pode-se criar um blog com as produções, de forma que todo o espaço do blog seja pensado e formulado pelos alunos, assessorados pelo professor. Eles poderão criar a apresentação do blog, selecionar as imagens adicionadas e cada aluno poderá fazer uma pequena autobiografia para ser postada junto às fotos do seu trabalho e ao texto, que poderá ser digitado diretamente no blog, para ser acessado por todos. Aí vai uma dica de um link em que há uma entrevista sobre a criação do texto autobiográfico:
http://www.via6.com/topico.php?tid=132437 – acessado em 17 de setembro de 2009).
Link do Blogspot: https://www.blogger.com/start (acessado em 17 de setembro de 2009).
http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u615.jhtm - Biografia de Alfredo Volpi (acesso em 6/9/2009);
http://www.bolsadearte.com/cotacoes/volpi.htm - Obras de Alfredo Volpi (acesso em 6/9/2009);
http://www.iberecamargo.org.br/ - Fundação Iberê Camargo (acesso em 6/9/2009);
http://www.youtube.com/watch?v=umCzGfW11Ks – Vídeo sobre o “Conto de escola”, de Machado de Assis (acesso em 6/9/2009);
http://www.youtube.com/watch?v=umCzGfW11Ks – Peça teatral do “Conto de Escola”, de Machado de Assis (acesso em 6/9/2009).
http://www.releituras.com/machadodeassis_bio.asp - Biografia de Machado de Assis (acessado em 6/9/2009);
http://www.portrasdasletras.com.br/pdtl2/sub.php?op=literatura/docs/oconto - teses sobre o conto, Ricardo Piglia; (acessado em 6/9/2009);
http://www.facasper.com.br/cultura/site/noticia.php?tabela=noticias&id=398 – Apontamentos sobre o conto, Profª. Dra. Thaís Chinelatto, com a colaboração da Profª. Dra. Nanami Sato. (acessado em 6/9/2009);
http://www.jackbran.pro.br/redacao/teoria_do_conto.htm - A estrutura do Conto (acessado em 6/9/2009).
Professor, observe como os alunos recepcionaram a ideia de ler imagens. Avalie a aceitação deles em relação a essa prática. Durante o desenvolvimento da atividade de pintura, o professor pode observar os alunos quanto à aptidão para tal atividade e também em relação à organização e limpeza dos materiais de pintura e da área de trabalho. Essa proposta de aula exige uma participação efetiva dos alunos em relação à manifestação oral e expressão de opiniões. Portanto, professor, observe se todos os alunos estão realmente envolvidos nas discussões promovidas em sala. Avalie, ainda, se eles conseguiram estabelecer a devida relação entre o texto literário e as pinturas, inferindo informações implícitas em ambos os meios de expressão da linguagem. No âmbito da linguagem, os alunos podem ser avaliados quanto a capacidade de produção escrita, competência para organização e desenvolvimento de um esquema que antecede a produção do texto; sua habilidade em amarrar os elementos textuais do conto, de forma a tornar o texto coerente e coeso; a aptidão para fazer inferências pertinentes ao texto e extrapolações em relação ao tema e a sua realidade imediata.
Cinco estrelas 6 classificações
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23/07/2011
Cinco estrelasAgradeço a todos pelos comentários, sempre tão enriquecedores e gratificantes.
09/09/2010
Cinco estrelasSeu trabalho é muito bem elaborado, gostei muito, pois você se preocupou com todos os detalhes das aulas, não esquecendo nenhuma referência de texto e imagem. Com irá facilitar na localização e transmição de conteúdos.
29/07/2010
Cinco estrelasGostei muito do projeto e acredito que ele poderia ser ampliado ainda mais se alguns textos fossem transformados em textos de teatro para serem apresentados no pátio da escola ou em outro ambiente apropriado,observando a interação com alunos de outras turmas e com pais e comunidade em geral,utilizando a sonoplastia como recurso e os quadros pintados anteriormente poderiam servir como cenário para as apresentações.Tudo devidamente filmado.
05/04/2010
Cinco estrelasProposta de aula excelente capaz de ser adaptada a diferentes realidades.
24/03/2010
Cinco estrelasImportantíssimo para despertar a criticidade de nossos alunos; mostrar a eles que nosso olhar é essencial para nossa própria formação cidadã. Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasA proposta apresentada é otima, pois demonstra aspectos do contrutivismo através da interpretação e criatividade do aluno, onde seu potencial vai além das normas gramaticas mas que podem ser cobradas. Valeu a idéia. parabens aos professores que fizeram tal inovação. Amei!!!!!!!