Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


REFAZENDO O CAMINHO DA CONSTRUÇÃO DO NÚMERO: fazendo culinária

 

30/09/2009

Autor e Coautor(es)
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

KEILA BARRETO DE ARAÚJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula:

 Conhecer pesos e medidas;
 Conhecer a estrutura de um tipo de texto – Culinária.

Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 30 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nomenclatura das grandezas e medidas.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Fazendo bolo de cenoura com cobertura de chocolate
1º Momento: O professor deve escrever na cartolina os ingredientes necessários e o modo de fazer da receita do bolo. Em seguida combinar com as crianças quais ingredientes elas gostariam de trazer e enviar um bilhete aos pais solicitando os ingredientes.


SUGESTÃO: Solicitar o mesmo ingrediente para duas crianças, no caso de uma delas não trazer.


2º Momento: O professor deve conferir todos os ingredientes e pedir as crianças para lavarem as mãos e colocarem a touca antes de iniciar a culinária para a higiene dos alimentos. Depois as crianças devem sentar ao redor da mesa que será realizada a culinária. O professor deve questionar as crianças sobre os ingredientes que trouxeram (Que ingrediente é esse? Em quais comidas são também usados?) Quem sabe quais são os ingredientes líquidos? E quais são os ingredientes sólidos?Como será que é medido os ingredientes sólidos? E como são medidos os ingredientes líquidos? Como será que compramos os ovos?  Qual é o instrumento que utilizamos para medir o quilograma? E qual é o instrumento utilizado para medir os ingredientes líquidos?  Obs.: o professor deverá utilizar as nomenclaturas dos pesos e das medidas (quilograma, grama; dúzia, unidades, colher, xícara, etc.).


3º Momento: Realizar a culinária trabalhando com as crianças as medidas e quantidades (Quantas xícaras de farinha de trigo? Quantas xícaras de açúcar?) Vamos contar? Quantas colheres de margarina? Sugerimos que as crianças coloquem os ingredientes com as professoras misturando-os para observarem as quantidades e a transformação dos alimentos.
As fotos abaixo ilustram esse momento.


SUGESTÃO: Para embasamento teórico sobre Grandezas e Medidas:
COLL, César; TEBEROSKY, Ana. Aprendendo matemática: São Paulo: Gráfica Editora S.A., 2000.

KAMII, Constance. ARITMÉTICA: NOVAS PERSPECTIVAS Implicações da Teoria de Piaget: São Paulo: Papirus, 2004


BOLO DE CENOURA COM COBERTURA DE CHOCOLATE
INGREDIENTES

 1/2 xícara (chá) de óleo
 3 cenouras médias raladas
 4 ovos
 2 xícaras (chá) de açúcar
 2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
 1 colher (sopa) de fermento em pó

COBERTURA

 1 colher (sopa) de manteiga
 3 colheres (sopa) de chocolate em pó ou Nescau
 1 xícara (chá) de açúcar

SUGESTÃO: Se desejar uma cobertura molinha coloque 5 colheres de leite.

MODO DE FAZER:

Bata no liquidificador primeiro a cenoura com os ovos e o óleo, acrescente o açúcar e bata por uns 5 minutos. Depois numa tigela ou na batedeira, coloque o restante dos ingredientes misturando tudo, menos o fermento. Esse é misturado lentamente com uma colher. Asse em forno pré-aquecido (l80ºC) por 40 minutos. Para a Cobertura: misture todos os ingredientes, leve ao fogo, faça uma calda e coloque por cima do bolo.


SUGESTÃO: Se o seu liquidificador for bem potente, o bolo todo pode ser feito nele.


SUGESTÃO: Outras receitas que podem ser realizadas com as crianças com todos os procedimentos da receita anterior.

Avaliação

Avaliar se as crianças:

 Identificaram os pesos e as medidas;

Compreenderam os instrumentos utilizados para medir os ingredientes;
Identificaram os ingredientes sólidos e liquidos;

 Participaram da atividade com envolvimento.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.