30/09/2009
KEILA BARRETO DE ARAÚJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Matemática | Grandezas e medidas |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula:
Conhecer pesos e medidas;
Conhecer a estrutura de um tipo de texto – Culinária.
Nomenclatura das grandezas e medidas.
Atividade 1 – Fazendo bolo de cenoura com cobertura de chocolate
1º Momento: O professor deve escrever na cartolina os ingredientes necessários e o modo de fazer da receita do bolo. Em seguida combinar com as crianças quais ingredientes elas gostariam de trazer e enviar um bilhete aos pais solicitando os ingredientes.
SUGESTÃO: Solicitar o mesmo ingrediente para duas crianças, no caso de uma delas não trazer.
2º Momento: O professor deve conferir todos os ingredientes e pedir as crianças para lavarem as mãos e colocarem a touca antes de iniciar a culinária para a higiene dos alimentos. Depois as crianças devem sentar ao redor da mesa que será realizada a culinária. O professor deve questionar as crianças sobre os ingredientes que trouxeram (Que ingrediente é esse? Em quais comidas são também usados?) Quem sabe quais são os ingredientes líquidos? E quais são os ingredientes sólidos?Como será que é medido os ingredientes sólidos? E como são medidos os ingredientes líquidos? Como será que compramos os ovos? Qual é o instrumento que utilizamos para medir o quilograma? E qual é o instrumento utilizado para medir os ingredientes líquidos? Obs.: o professor deverá utilizar as nomenclaturas dos pesos e das medidas (quilograma, grama; dúzia, unidades, colher, xícara, etc.).
3º Momento: Realizar a culinária trabalhando com as crianças as medidas e quantidades (Quantas xícaras de farinha de trigo? Quantas xícaras de açúcar?) Vamos contar? Quantas colheres de margarina? Sugerimos que as crianças coloquem os ingredientes com as professoras misturando-os para observarem as quantidades e a transformação dos alimentos.
As fotos abaixo ilustram esse momento.
SUGESTÃO: Para embasamento teórico sobre Grandezas e Medidas:
COLL, César; TEBEROSKY, Ana. Aprendendo matemática: São Paulo: Gráfica Editora S.A., 2000.
KAMII, Constance. ARITMÉTICA: NOVAS PERSPECTIVAS Implicações da Teoria de Piaget: São Paulo: Papirus, 2004
BOLO DE CENOURA COM COBERTURA DE CHOCOLATE
INGREDIENTES
1/2 xícara (chá) de óleo
3 cenouras médias raladas
4 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
COBERTURA
1 colher (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de chocolate em pó ou Nescau
1 xícara (chá) de açúcar
SUGESTÃO: Se desejar uma cobertura molinha coloque 5 colheres de leite.
MODO DE FAZER:
Bata no liquidificador primeiro a cenoura com os ovos e o óleo, acrescente o açúcar e bata por uns 5 minutos. Depois numa tigela ou na batedeira, coloque o restante dos ingredientes misturando tudo, menos o fermento. Esse é misturado lentamente com uma colher. Asse em forno pré-aquecido (l80ºC) por 40 minutos. Para a Cobertura: misture todos os ingredientes, leve ao fogo, faça uma calda e coloque por cima do bolo.
SUGESTÃO: Se o seu liquidificador for bem potente, o bolo todo pode ser feito nele.
SUGESTÃO: Outras receitas que podem ser realizadas com as crianças com todos os procedimentos da receita anterior.
Avaliar se as crianças:
Identificaram os pesos e as medidas;
Compreenderam os instrumentos utilizados para medir os ingredientes;
Identificaram os ingredientes sólidos e liquidos;
Participaram da atividade com envolvimento.
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