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REFAZENDO O CAMINHO DA CONSTRUÇÃO DO NÚMERO: medindo a distância

 

30/09/2009

Autor y Coautor(es)
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

KEILA BARRETO DE ARAÚJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula:
 Perceberem que existem medidas padrões para medirmos a distância, dentre elas o metro;
 Compararem as distâncias através de uma escala.

Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 30 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nomenclaturas e surgimento das grandezas e medidas.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Medindo a distância
1º Momento: O professor deve propor às crianças uma atividade no pátio, onde vão brincar de salto a distância. O professor inicialmente deve marcar dois espaços com fita gomada o primeiro será o ponto de partida da corrida e o segundo o ponto de partida do salto. A partir do comando do professor a criança corre e salta. Nesse momento o professor observa o marco do salto e com um giz faz uma marcação e coloca o nome da criança. Depois de todos os saltos, o docente junto às crianças mede com fita métrica cada salto e registra no papel. As fotos abaixo ilustram o momento.

Atividade 2 – Comparando as distâncias na escala
1º Momento: Com os dados coletados da atividade anterior (distâncias dos saltos) o professor deve construir com as crianças uma régua em cartolinas, na qual deverão colocar a medida de 2 metros com distâncias de 10 em 10 cm. O professor deverá entregar uma régua para cada criança e solicitar que elas achem a medida de 10 cm, depois pedir que a partir de uma marca na cartolina façam a marca dos 10 cm. Quando eles fizerem 10 marcas em linha reta, o professor deve informá-los que essa medida soma 1 metro, e assim continuam marcando até chegarem a 2 m. Com esta régua as crianças poderão verificar quem deu o maior salto, o menor, ou quem deu o salto com a mesma distância.  

Figura 1 - Imagem da régua

SUGESTÃO: Para embasamento teórico sobre Grandezas e Medidas:
COLL, César; TEBEROSKY, Ana. Aprendendo matemática: São Paulo: Gráfica Editora S.A., 2000.

KAMII, Constance. ARITMÉTICA: NOVAS PERSPECTIVAS Implicações da Teoria de Piaget: São Paulo: Papirus, 2004

Avaliação

Avaliar se as crianças:

 Perceberam a diferença entre as distancias a partir da escala construída;
 Compreenderam a função da régua;
 Participaram da atividade com envolvimento.

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