28/10/2008
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Olá professor, veja como você pode explorar os recursos para abordar o assunto frações com seus alunos. Primeiramente, apresente a seus alunos o vídeo “Frações”. Para isto, acesse o sítio http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=50504 , e baixe o vídeo citado e reproduza-o até o tempo de 1 minuto e 16 segundos, o restante do vídeo é de interesse para você, Professor. Após a apresentação do trecho do vídeo citado, provoque um debate com seus alunos sobre, por exemplo, se a situação do vídeo é normal no dia-a-dia, eles vão dizer que não. Peça a eles que citem alguns exemplos de onde aparecem a frações. Alguns exemplos:
Após o debate, peça a seus alunos que acessem o sítio http://www.pam.lusopt.info/_7_8_9_mat/numeros/fraccoes/fraccao.htm e, com o mouse, cliquem no botão .Aparecerá a tela abaixo:
Professor, informe a seus alunos que o sítio em questão é de Portugal, portanto, aparecerá algumas palavras com grafias um pouco diferentes a que eles estão acostumados a lerem. Oriente também que, para a apresentação dos textos com os conteúdos, basta clicar com o mouse no retângulo branco acima. O aplicativo irá explanar sobre:
Seria conveniente que, após conclusão da leitura dos textos, você, Professor, tirasse as dúvidas que porventura ainda persistirem.
Agora vamos resolver alguns exercícios envolvendo frações. Peça que os alunos acessem o sítio http://www.pam.lusopt.info/_7_8_9_mat/numeros/fraccoes/fraccao.htm#aprender%20fazendo, aparecerá uma tela como a da figura abaixo:
Esta tela nos orienta que este exercício contêm 18 questões ( ) e para acessar a próxima ou para mostrar todas, devemos clicar com o mouse em:
Para responder a questão, clique com o mouse em de cada um dos itens da questão. Caso a questão esteja errada, aparecerá a mensagem
, mas caso esteja certa, aparecerá a mensagem
.
Cinco estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Cinco estrelasconsiderei a aula sobre frações exelente pois contem atividades para introdução partindo da aplicabilidade no dia-a-dia do aluno com exemplos de quando e onde sao utilizadas as fraçoes.
24/03/2010
Cinco estrelasA equação e a Formula 1. O que poderia ser levado em consideração na resolução de equação do 1º grau, tratando-se de seu conceito? É necessário que o aluno conheça e identifique os problemas de 1º grau para desenvolver a equação e que a linguagem conceitual de equação seja significativa na representação de valores que o mesmo não conhece. Isso significa que a incógnita, ou seja, o valor desconhecido seja representado na utilização de letras para que o mesmo tenha objetividade.
24/03/2010
Cinco estrelasProfessor, veja lista de exercícios complementares em http://praticamatematica.googlepages.com/6Fraccoes.pdf.