Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Frações

 

28/10/2008

Autor y Coautor(es)
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA
imagem do usuário

BRASILIA - DF CEM PAULO FREIRE

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Identificar os termos das frações: numerador e denominador; • Identificar os tipos de frações • Reconhecer a representação fracionária de decimal de um número fracionário.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Operação de multiplicação
Estratégias e recursos da aula

          Olá professor, veja como você pode explorar os recursos para abordar o assunto frações com seus alunos. Primeiramente, apresente a seus alunos o vídeo “Frações”. Para isto, acesse o sítio http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=50504 , e baixe o vídeo citado e reproduza-o até o tempo de 1 minuto e 16 segundos, o restante do vídeo é de interesse para você, Professor. Após a apresentação do trecho do vídeo citado, provoque um debate com seus alunos sobre, por exemplo, se a situação do vídeo é normal no dia-a-dia, eles vão dizer que não. Peça a eles que citem alguns exemplos de onde aparecem a frações. Alguns exemplos:

  • Receitas de preparo de alimentos em geral;
  • Lista de determinados alimentos em cardápios de restaurante

          Após o debate, peça a seus alunos que acessem o sítio http://www.pam.lusopt.info/_7_8_9_mat/numeros/fraccoes/fraccao.htm  e, com o mouse, cliquem no botão http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/668/imagens/Aula_19_-_Fig01.jpg.Aparecerá a tela abaixo:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/668/imagens/Aula_19_-_Fig02.jpg

           Professor, informe a seus alunos que o sítio em questão é de Portugal, portanto, aparecerá algumas palavras com grafias um pouco diferentes a que eles estão acostumados a lerem. Oriente também que, para a apresentação dos textos com os conteúdos, basta clicar com o mouse no retângulo branco acima. O aplicativo irá explanar sobre:

  • Termos de uma fração;
  • O significado das situações problema: parte todo e quociente;
  • Representação decimal e fracionária de um mesmo número fracionário;
  • Frações impróprias, ou seja, numerador é maior que o denominador;

 

          Seria conveniente que, após conclusão da leitura dos textos, você, Professor, tirasse as dúvidas que porventura ainda persistirem. 


          Agora vamos resolver alguns exercícios envolvendo frações. Peça que os alunos acessem o sítio http://www.pam.lusopt.info/_7_8_9_mat/numeros/fraccoes/fraccao.htm#aprender%20fazendo, aparecerá uma tela como a da figura abaixo:


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/668/imagens/Aula_19_-_Fig03.jpg

           Esta tela nos orienta que este exercício contêm 18 questões ( http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/668/imagens/Aula_19_-_Fig08.jpg) e para acessar a próxima ou para mostrar todas, devemos clicar com o mouse em:

  • http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/668/imagens/Aula_19_-_Fig04.jpghttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/668/imagens/Aula2_Fig1.jpg Mostrará a próxima questão.
  • http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/668/imagens/Aula_19_-_Fig05.jpghttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/668/imagens/Aula2_Fig1.jpgMostrará a lista completa de questões.

Para responder a questão, clique com o mouse em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/668/imagens/Aula_19_-_Fig09.jpg de cada um dos itens da questão. Caso a questão esteja errada, aparecerá a mensagem http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/668/imagens/Aula_19_-_Fig06.jpg , mas caso esteja certa, aparecerá a mensagem http://portaldoprofessor.mec.gov.br:8080/disco
virtual/27105
830115
/img/Aula_19_-_Fig07.j
pg .
 

 

 

 

Avaliação
A avaliação poderá ocorrer durante todas as atividades. Seja observando a exploração dos alunos e seus comentários, seja na resolução dos questionamentos propostos. Como recurso de avaliação, peça que eles além de responderem no aplicativo, respondam também em uma folha de papel justificando as respostas certas e erradas. Recolha as folhas ao final da aula.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • cleonice ribeiro magalhães, tecnologia na educação: ensinando e aprendendo com as TIC , Mato Grosso do Sul - dijo:
    cleomagalhaes2@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    considerei a aula sobre frações exelente pois contem atividades para introdução partindo da aplicabilidade no dia-a-dia do aluno com exemplos de quando e onde sao utilizadas as fraçoes.


  • GILDIVANIO DOS SANTOS RIBEIRO, Secretaria Municipal de Educação de SAO JOSE DA TAPERA , Alagoas - dijo:
    gildivanioribeiro@ig.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A equação e a Formula 1. O que poderia ser levado em consideração na resolução de equação do 1º grau, tratando-se de seu conceito? É necessário que o aluno conheça e identifique os problemas de 1º grau para desenvolver a equação e que a linguagem conceitual de equação seja significativa na representação de valores que o mesmo não conhece. Isso significa que a incógnita, ou seja, o valor desconhecido seja representado na utilização de letras para que o mesmo tenha objetividade.


  • Carlos Alberto Jesus de Oliveira, CED 05 DO GAMA , Distrito Federal - dijo:
    carlos.professor@uol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Professor, veja lista de exercícios complementares em http://praticamatematica.googlepages.com/6Fraccoes.pdf.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.