Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As variedades linguísticas em foco

 

21/10/2009

Autor e Coautor(es)
Priscila Brasil Gonçalves Lacerda
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luiz Prazeres

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Esta aula tem como objetivo fazer com que o aluno relacione o uso da língua às situações sociocomunicativas, compreendendo que a variação linguística é algo inerente à diversidade das situações de uso da língua portuguesa. Dessa forma, o aluno deverá compreender que a chamada norma-padrão é apenas uma das variedades linguísticas, a qual se vincula ao uso da língua em situações mais formais ou, ainda, em situações em cujo esforço para neutralizar as diversidades se faz necessário, como ocorre nos noticiários de grande circulação. Enfim, o aluno poderá compreender que é mais apropriado avaliar as variedades linguísticas a partir da noção de adequação de uso, retirando da norma-padrão o status de única variedade correta, isto é, de variedade superior às outras.
 Além disso, pretende-se que o aluno reconheça que há também a variação linguística cuja raiz está nas diversidades culturais que identificam os interlocutores segundo a região, a faixa etária e o grupo social a que pertencem. Assim, o aluno deverá compreender que a língua, sendo um instrumento para a comunicação, guarda em si marcas de identificação cultural.
Resumindo, esta aula pode contribuir, em linhas gerais, para que o aluno compreenda de forma mais clara o uso social da língua.

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem reconhecer, em sua própria prática linguística, as variedades linguísticas. O professor deve estimular essa autoreflexão a partir dos seguintes questionamentos:
a) Vocês falam com a mãe de vocês da mesma forma que falam com seus amigos?
b) Uma pessoa que mora em outra região do país fala da mesma forma como vocês?

Estratégias e recursos da aula

No primeiro momento, os alunos deverão ser instigados a refletir sobre a maneira como eles fariam uso da língua, no que diz respeito à escolha lexical, estruturação das frases e objetividade, por exemplo, considerando o estabelecimento de um diálogo com dois interlocutores diferentes.
 Sugere-se que o professor proponha a seguinte situação:

Imaginem que vocês estejam planejando fazer um festival de tortas, para arrecadar fundos para a festa de formatura no final do ano e queiram utilizar o espaço da quadra da escola em um sábado à tarde para realizar o festival.

Coloquem-se em duas situações de comunicação:
1) vocês discutindo a idéia do festival de tortas entre si, a respeito da organização;
2) vocês apresentando a idéia à direção da escola e pedindo autorização para utilizar o espaço da escola.

Proposta

 O professor deverá guiar a reflexão colocando na lousa as seguintes questões:
a) Em que situação você se sentiria mais a vontade para usar gírias? Por quê?
b) Como você imagina que seria a organização da conversa?
(Lembre-os de como se organizam, por exemplo, as conversas no MSN, que são uma reprodução muito próxima do discurso oral e em que as falas são interrompidas frequentemente por interferência de outros assuntos, devido à intimidade dos interlocutores.)
c) Em qual situação você imagina que a estrutura das frases se aproximaria mais da escrita? Sugere-se que o professor esquematize na lousa (quadro negro) as considerações dos alunos, colocando em tópicos, como está ilustrado no quadro a seguir, um resumo das respostas elaboradas, para que os alunos visualizem as principais características que diferem os usos mais formal e mais informal da linguagem oral.

Conversa com os colegas  Conversa com a diretoria
 ...
 ...
 ...
 ...
 ...
 ...
Comunicação sobre o festival de tortas

 Para consolidar a discussão, sugerimos que o professor faça uma consideração a respeito da diferença de propósitos entre as duas comunicações. A conversa com os colegas teria como finalidade expor e discutir uma idéia, ao passo que a conversa com a direção da escola, além de ter como finalidade a exposição e a discussão de uma idéia, tem a finalidade de pedir uma autorização. Nesse último caso, há um propósito diferente e uma hierarquia entre os interlocutores, o que também parece ser determinante para a formalidade do uso da língua.
 Sugerimos, ainda, que o professor peça aos alunos que se reúnam em duplas, preferencialmente, e façam um esboço do diálogo tecido com cada um dos interlocutores. Em seguida, deve-se pedir que eles destaquem as formas marcadas, ou seja, as formas características de cada interlocução e completem com exemplos dos esboços, em seus respectivos cadernos de anotações, o quadro “Comunicação sobre o festival de tortas”, feito anteriormente na lousa (quadro negro) pelo professor.
 Por fim, o professor deve completar o esquema feito na lousa (quadro negro) com as expressões de fala mais ilustrativas apontadas pelos alunos, acrescentando-as ao quadro “Comunicação sobre o festival de tortas” a título de exemplos.

Em um segundo momento da aula, o professor deverá apresentar o texto a seguir aos alunos. (Recomenda-se que o professor utilize material impresso ou projeção, com auxílio de retroprojetor ou aparelho de datashow.)

Interlocutor 1 – Tava lendo aqui... cê viu o... caso daquele juiz... dizem que ele sumiu porque era corrupto...
Interlocutor 2 – Ouvi dizer que apagaram ele... o cara era honesto...
Interlocutor 1 – Esse s advogados... cê ac ha que eles deixam p or menos...
Inter locutor 2 – Você não sabe o que é políti ca... deixam o cara tomar pé... depois... quando ele resolve não colaborar mais... passam a régua...
Interlocutor 1 – Deviam acabar logo com isso e ser cada um por si... pagar pra ser roubado é demais...


 Os alunos deverão receber os seguintes comandos:
a) Identifique o assunto sobre o qual conversam os interlocutores do diálogo.
b) Descreva a situação comunicativa representada no texto acima: Qual é o propósito dessa conversa? Trata-se de um exemplo de uso formal ou informal da língua?
c) Transcreva exemplos linguísticos que mostrem a formalidade ou a informalidade desse diálogo.


 Após os alunos fazerem essa breve análise do texto, o professor deverá pedir que produzam outro texto a partir do texto analisado, utilizando a norma-padrão da língua portuguesa. Sugerimos que seja proposta a seguinte situação comunicativa:
Imaginem que vocês tenham lido uma reportagem intitulada “Crise de caráter”, que fala da conduta de muitos juízes, promotores e advogados no Brasil. Trata-se da mesma reportagem lida pelo Interlocutor 1 do diálogo que acabamos de trabalhar. Considerando que a reportagem foi publicada na última edição de uma revista de circulação nacional, redijam um comentário sobre o assunto a ser publicado na próxima edição da revista, precisamente na seção destinada aos comentários dos leitores. Façam um comentário livre sobre o assunto, porém, utilizem também informações apresentadas no diálogo acima.

Observação: Essa demanda de produção de texto deve ser apresentada por escrito aos alunos, seja por meio impresso ou por projeção.


 Depois que os alunos tiverem os seus textos prontos, deve ser feito um contraste entre a informalidade da variedade linguística utilizada no diálogo e a formalidade necessária ao comentário a ser publicado na revista. É interessante que alguns alunos leiam as suas produções para a turma, a fim de ilustrar o contraste.
 Ao finalizar esse momento da aula, o professor deverá apresentar o texto abaixo aos alunos, para que eles também possam fazer uma comparação com o diálogo e com o próprio texto que produziram, dando a eles a oportunidade de solucionar dúvidas a respeito da forma do comentário. (Recomenda-se que o professor utilize material impresso ou projeção, com auxílio de retroprojetor ou aparelho de datashow).


Lendo a reportagem Crise de caráter, publicada na última edição, fiquei chocada ao constatar que a justiça é cada vez mais injusta. Observamos que a conduta de juízes, promotores, advogados é criminosa. Os “conhecedores” da lei são os que mais a desrespeitam. No Brasil, precisa-se de honestidade. A crise de caráter já passou dos limites. Fala-se mal do governo, mas não cabe a ele toda a responsabilidade. Quando os bons são omissos, triunfa o mal.
O povo reclama, mas reclamar apenas não resolve. Trata-se de participação, de cidadania. Se juízes desaparecem e não se sabe por que, é hora de exigir explicações.


Em um terceiro momento da aula, o professor deverá apresentar aos alunos o texto a seguir, para que seja desenvolvida uma atividade sobre a relação entre variedade linguística e identidade cultural. (Recomenda-se que o professor utilize material impresso ou projeção, com auxílio de retroprojetor ou aparelho de datashow).

GÍRIAS DE MANO

Mano não briga...Treta
Mano não vai em festa... Vai pra Balada
Mano não bebe... Chapa o coco
Mano não cai... Capota
Mano não entende... Se liga
Mano não fuma... Dá uns pega
Mano não passeia... Dá um role
Mano não come... Ranga
Mano não entra... Cai prá dentro
Mano não destrói... Dechava
Mano não conversa... Troca idéia
Mano não vai embora... Sai louco
Mano não dorme... Apaga
Mano nunca tá apaixona do... Tá afim
Mano não namora... Da uns c ato
Mano não ment e... Dá um miguéMano não ouve músic a... Curte um som
Mano não acha inte ressante... Acha irado/ bem loco
Mano não tem amigos... Tem uns truta/ uns camarada
Mano não mora em bairro... Se esconde nas quebrada/ na área
Mano não vai para o Guarujá... Cai pro Litoral (subentende-se: Praia Grande, em São Paulo)
Mano não tem namorada... Tem mina
Mano não faz algo legal... Faz umas parada firmeza
Mano não é gente... É mano
E para finalizar: "Sangue na veia de mano não corre... Vai a milhão"
(Texto adaptado)
Fonte: http://www.orapois.com.br/humor/piadas/piadas-de-a-vida-como-ela-nao-e/girias-de-mano_id4554_p0_m, (acessado em 19 de agosto de 2009).

 O professor deverá estimular uma reflexão a respeito do vínculo que a gíria tem com a identidade cultural dos falantes. Sugere-se que essa reflexão seja guiada pelos seguintes questionamentos:
a) O texto anterior traz um vocabulário ilustrativo de qual variedade linguística?
b) Vocês conseguem reconhecer qual é a região do país em que são utilizadas as “gírias de mano”? (Caso os alunos não percebam a pista [(subentende-se: Praia Grande)] dada pelo texto, sugerindo que se trate da cidade de São Paulo, o professor deve alertá-los no momento em que for comentar o exercício)
c) Em que ambientes podemos supor que essas gírias sejam usadas com mais recorrência?
d) Qual perfil pode-se supor que tenham as pessoas que utilizam essas gírias com frequência?
e) Qual palavra poderia substituir o termo “mano” em nossa região (cidade)?
f) Reconstruam o texto, substituindo as gírias por outras mais utilizadas em nossa região (cidade).

 Após a realização dessa atividade, deverá ser pedido que alguns alunos leiam os seus textos, a fim de que seja feita uma comparação entre as versões e uma discussão sobre as diferentes escolhas vocabulares que haverá entre elas.
 Por fim, o professor deverá conduzir uma reflexão com os alunos a respeito do que se pode chamar de raiz da variedade linguística, fazendo-os atentar para o fato de que há as variedades motivadas pela situação sociocomunicativa e as variedades de natureza cultural. Além disso, é importante fazê-los observar que as variedades de natureza cultural tendem a ser atenuadas em situações comunicativas mais formais.
 Sugere-se que o professor ilustre essa questão, mostrando a formalidade com que se fala de futebol em uma notícia apresentada em um telejornal de exibição nacional (http://www.youtube.com/watch?v=XLKyKiHKwhs, acessado em 19 de agosto de 2009).
 Após os alunos terem visto a notícia, sugere-se que o professor conduza-os a uma sistematização sobre o tema tratado nesta aula chamando a sua atenção para a linguagem dos apresentadores do telejornal, do narrador da partida e da mãe do jogador, por meio dos seguintes questionamentos:
a) Os apresentadores do telejornal fazem um uso formal ou informal da língua? Expliquem.
b) São percebidas variedades lingüísticas de natureza cultural (gírias ou sotaque, por exemplo) na fala dos apresentadores?
c) Em sua opinião, por que não aparecem, de forma evidente, variedades linguísticas de natureza cultural na fala dos apresentadores?
d) Por que o narrador da partida não organiza a sua fala tal como os apresentadores do jornal ou a mãe do jogador? Ele poderia utilizar gírias ou jargões em sua fala? De qual tipo?
e) A fala da mãe do jogador é um exemplo de uso formal ou informal da língua? Por quê?

Avaliação

 A compreensão das propostas pelos alunos serão avaliadas da a partir do esclarecimento (correção) em sala de aula de cada uma das atividades propostas.
 No caso das atividades relativas às variedades em função das situações sociocomunicativas, deverá ser observado se os alunos reconhecem os fatores determinantes para o uso formal ou informal da língua. O questionamento “então, o que significa dizer que uma pessoa fala bem?” parece interessante para observar se os alunos conseguem retomar a noção de adequação. Deverá ser observado, ainda, se os alunos compreendem que a relação entre oralidade/modalidade informal e escrita/modalidade formal não é biunívoca, a exemplo das conversas por MSN ou da notícia do jornal nacional.
 Já a compreensão da variedade linguística associada à identidade cultural pode ser avaliada a partir de um trabalho feito pelos alunos como “dever de casa”. Sugere-se que o professor demande aos alunos que encontrem na internet exemplos de variedades linguísticas culturais, seja em tirinhas, anedotas, textos diversos ou vídeos. Os alunos deverão trazer esse material para apresentação em sala de aula.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 3/6 - 50%
  • Quatro estrelas 2/6 - 33.33%
  • Três estrelas 1/6 - 16.67%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Alessandra Ferreira, Faculdade Pitágoras , Bahia - disse:
    alessandra4.30@hotmail.com

    19/08/2011

    Quatro estrelas

    Achei ótimo estou iniciando o curso de pedagogia e precisei me inteirar mais acerca do assunto.seu ponto mais positivo em minha opinião é que dismis-tifica a idéia que alguns têm que a variedade linguística só ocorre quando vemos indivíduos de diferentes regiões,ou níveis sociais/educacionais.A variedade linguística está inserida em toda a sociedade e se manifesta a todo momento.


  • Rosangela, nenhuma , São Paulo - disse:
    Roseripps@gmail.com

    21/02/2011

    Três estrelas

    Eu gostei da aula, ficou bem estruturada. Mas, tenho uma ressalva quanto ao texto dos manos, aquele trecho que diz q mano nao vai pro Guaruja, cai pro litoral (subentede-se Praia Grande) ficou perjorativo. Por que os manos nao vao ao Guaruja? E por que viriam a Praia Gde? O litoral paulista e tao vasto. O trabalho com variedades deve cuidar para que nao haja valorizacao de um grupo social em detrimento do outro. Para que a aula fique perfeita, convem ocultar a observacao dos parenteses.


  • janieiry silva souza, universidade estadual vale do acaraú - uva , Paraíba - disse:
    janieirysouza@gmail.com.br

    05/11/2010

    Quatro estrelas

    Adorei. era justamente o que eu estava procurando, tenho um seminário p apresentar amanhã, que tem como tema:Variedades linguísticas : onde estão e como são estudadas. esse conteúdo caiu como uma luva.


  • Ana Karla Ursine, E.E.Afonso Arinos , Minas Gerais - disse:
    aninha_ursine@hotmail.com

    22/10/2010

    Cinco estrelas

    Adorei, muito interesse e dinâmica. vou utilizar com certeza em minha pratica pedagógica.


  • fabiana, Uruguai - disse:
    fabiana2343@hotmail.com

    21/04/2010

    Cinco estrelas

    achei excelente! direto e objetivo muito obrigada. gostaria de saber se podem me recomendar mais material didatico ou onde encontra-lo. obrigada


  • Ruy Maurício Azevedo Morato, COL COOPEMIG , Minas Gerais - disse:
    ruymorato@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    usei as estratégias na sala de aula e o resultado foi excepcional. Parabéns...


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.