Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MINHA HISTÓRIA, MINHA FAMÍLIA.

 

30/09/2009

Autor e Coautor(es)
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os membros de uma família como pai, mãe, irmãos, avós; entender que as diferentes famílias apresentam composições diferentes e histórias diferentes, de acordo com a realidade de cada uma.

Faixa etária 4 anos.

Duração das atividades
4 aulas, com diferentes momentos de 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter ideia do que seja um irmão, um pai, uma mãe, uma avó e um avô.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Montar um painel formando uma árvore genealógica.


1º Momento: O professor pode iniciar essa aula falando que cada criança tem uma família e de acordo com a história de cada uma as famílias se diferenciam ou são parecidas. Em seguida, pode proporcionar às crianças um momento para falar da sua família e escutar a história do outro, possibilitando o compartilhar das histórias de vida. Neste momento, cada criança fala como é organizada a sua família. Elas devem relatar os seguintes aspectos: Mora com quem? O pai e a mãe moram na mesma casa? Tem irmãos? Mais velhos ou mais novos? Quem é a mãe do pai? Quem é o pai do pai? Quem é a mãe da mãe? Quem é o pai da mãe? Como denominamos os pais dos pais? Conhecem os seus avós? Onde moram os seus avós? Moram perto, longe ou na mesma residência da criança?

2º Momento - O professor pode trazer figuras de jornais ou de revistas e as crianças selecionam as de pessoas que possam representar os seus irmãos, pais, avôs e fazer a montagem em uma cartolina, estabelecendo as relações de parentesco e descendência. A construção começa de baixo para cima, uma das crianças escolhe a figura que representa a sua imagem e outra que representa a imagem do irmão ou irmã, em seguida, outra criança cola as figuras que representam os pais e outra cola as que representam os avôs maternos e, outra, as dos avôs paternos.

Atividade 2 - Construir o painel 2, formando uma árvore genealógica


1º momento - O professor orienta as crianças para trabalhar individualmente ou em duplas e desenvolver a mesma atividade que elas realizaram no grande grupo. O procedimento é o seguinte: ele deixa a disposição das crianças vários recortes que podem representar os pais, os avós e elas escolhem o que irão utilizar na atividade, de modo que complete com seu próprio desenho. Como no exemplo abaixo.

Obs. Nesse exemplo, se observa que a criança cola as figuras que representam seus avós maternos e paternos, os pais são desenhados, vinculados as imagens dos antecessores. também representa o desenho de duas meninas (a aluna e sua irmã mais nova). Um aspecto interessante é que mantém a proporcionalidade de tamanho entre as crianças desenhadas e os pais, no entanto, não consegue manter essa proporcionalidade entre o desenho da mãe e do pai (mesmo que constatamos que o pai é maior do que a mãe). Isso significa dizer que o conhecimento da criança ainda se encontra atrelado às emoções e a sua afetividade.

Atividade 3 - Montar um painel de fotos da família de cada criança.


1º Momento - O professor poderá criar uma exposição de fotos (mural de fotos). As crianças trazem de casa fotos delas com pessoas de sua família e o professor monta um quadro para cada uma. Quando o quadro estiver completo, cada criança apresentará aos colegas de classe suas fotos e de seus familiares em diferentes situações. Em seguida, o professor faz a exposição na própria sala de aula e ao final, elas podem levar o seu quadro de fotos para casa.

Atividade 4 - Construir um livro com o título eu e minha família.


1º Momento - O professor poderá produzir com as crianças um livro intitulado "Eu e minha família", onde cada uma registre seus desenhos representando os seguintes elementos: minha família, meus amigos, o que gosto de comer, o que gosto de brincar, entre outr os aspectos de escolha individual. Pa ra essa construção, cada dia o professor d estaca um elemento para estudo e investigação. As crianças entrevistam seus pais, seus avós a busca de informações para esse ac ervo, quando todas as partes estiverem compostas, o professor e as crianças montam a capa com fotos e os desenhos. Com a produção pronta, convida os pais e faz o lançamento.

Avaliação

As crianças serão avaliadas durante e ao final de cada aula, um modo do professor observar como estão desenvolvendo as atividades propostas e alcançando os objetivos e analisar quais as estratégias que precisa criar para ajudar cada criança individualmente e no grupo. Ao final do conjunto de aulas é avaliado se cada criança conseguiu:
a) reconhecer as diferentes situações familiares;
b) identificar famílias parecidas com a sua;
c) estabelecer relações de parentesco: irmão, pai, mãe, avós.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 2/2 - 100%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • tatyane, CEI RECANTO BEM ME QUER , Paraná - disse:
    tatyremizoski16@hotmail.com

    22/02/2012

    Quatro estrelas

    Adore a idéia!!Muiito 10


  • Jailma Carvalho, CMEI CLAUDETE MACIEL , Rio Grande do Norte - disse:
    jailmashalom@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Considero estas aulas ou projeto bem interessante para serem trabalhados na escola. A atividade é extremamente significativa, uma vez que fala daquilo que é importante na vida das crianças: a família.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.