Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MEU NOME, MINHA HISTÓRIA.

 

30/09/2009

Autor e Coautor(es)
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Adquirir conhecimentos acerca da convivência em família e dos laços afetivos estabelecidos com os parentes próximos; falar dos próprios sentimentos: amor, raiva, amizade, alegria, tristeza.

Duração das atividades
3 aulas de 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter noção da familia núcleo.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: Assistir ao filme: Nossas histórias, nossos laços afetivos.

1º Momento - O professor propicia às crianças a oportunidade de assistir a um filme que aborde os laços familiares.  No filme "Bambi"  o professor destaca alguns marcos e ensina às crianças a fazer comparações com as suas histórias de vida e desencadea a montagem de um painel, com o título "nossas vidas, nossas histórias". Observe os elementos de comparação: nascimento, locomoção, ingresso na escola, brinquedos pessoais, amigos.

  • A história de nascimento de cada criança;
  • A historia contada pelos pais sobre quando e como começou a andar;
  • A primeira vez que veio à escola;
  • As lembranças dos brinquedos mais significativos
  • As lembranças das pessoas que frequentam a sua casa e que não são da familia.

Uma boa dica é o filme "BAMBI"

Sinopse: O filme mostra a história do nascimento de um filhote de veado onde os animais da floresta vêm visitar o pequeno príncipe que acaba de nascer. Ao lado de sua mãe e seu amiguinho Tambor, um coelhinho bastante espevitado, Bambi começa um longo processo de aprendizagem. Sua primeira dificuldade: aprender a andar. Daí para frente Bambi embarca em uma aventura repleta de emoções, aventuras e romance! O filme vai muito além de uma simples história, ele conta a maior de todas, a história da vida! Como nascemos, como crescemos, como nos acostumamos com certas situações, como nos sentimos frágeis, como lidamos com as perdas... Enfim, BAMBI é o resumo da vida.

 

2º Momento: Ao final o professor pode pedir que as crianças falem sobre o filme. O professor pode ir registrando as falas. Em seguida pede que cada um registre a(s) parte(s) do filme, as que mais gostou. Obs.: O registro pode ser na modadlidade: desenho e escrita.

Avaliação

Após cada sessão do filme, avalia-se as crianças para saber se:

  • agregaram a sua linguagem as novas informações apresentadas no filme;
  • participaram da atividade, discutindo sobre o filme com o(a) professor(a) e com os colegas;
  • conseguiram identificar, nomear e falar dos próprios  sentimentos;
  • trouxeram para as discussões o pai, a mãe, os irmãos como membros de suas famílias;
  • fizeram a diferenciação entre os amigos e os parentes;
  • registraram elementos da discussão em forma de desenho e escrita.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.