Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Número primos

 

22/10/2008

Autor e Coautor(es)
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA
imagem do usuário

BRASILIA - DF CEM PAULO FREIRE

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer os números primos
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Regras de divisibilidade e Múltiplos
Estratégias e recursos da aula

                Olá professor, veja como você pode explorar os recursos para abordar o assunto números primos com seus alunos. Para iniciar, verifique como está o conhecimento de regras de divisibilidade, divisores de um número e múltiplos de um número. Para isso, faça alguns questionamentos como:

  • Quais são os divisores de 2?
  • Quais são os divisores de 3?
  • Os de divisores de 4?
  • Os divisores de 5?
  • Os divisores de 6?
  • Os divisores de 9?

      Após o questionamento, peça a seus alunos que acessem o sítio http://www.pam.lusopt.info/_7_8_9_mat/numeros/divisibilidade/numeroprimo.htm e, com o mouse, cliquem no botão http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/671/imagens/Aula_19_-_Fig01.jpg .Aparecerá a tela abaixo:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/671/imagens/Aula_22_-_Fig01.jpg

                 Professor, informe a seus alunos que o sítio em questão é de Portugal, portanto, aparecerão algumas palavras com grafias um pouco diferentes a que eles estão acostumados a lerem. Oriente também que, para a apresentação dos textos com os conteúdos, basta clicar com o mouse na área do retângulo branco acima. O aplicativo irá explanar todo o conteúdo sobre números primos.
                Seria conveniente que após conclusão da leitura dos textos, você, professor, tirasse as dúvidas que, porventura, ainda persistirem. Ainda explicasse a seus alunos que os números não são números compostos.
             Agora vamos resolver alguns exercícios envolvendo números primos. Peça aos seus alunos que com o mouse, cliquem no botão http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/671/imagens/Aula_22-Fig04.jpg , aparecerá uma tela como a da figura abaixo:

 
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/671/imagens/Aula_22_-_Fig02.jpg

               Esta tela nos orienta que este exercício, contêm 10 questões (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/671/imagens/Aula_22_-_Fig03.jpg ) e, para acessar a próxima ou para mostrar todas, devemos clicar com o mouse em:

  • http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/671/imagens/Aula_19_-_Fig04.jpghttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/671/imagens/Aula2_Fig1.jpgMostrará a próxima questão.
  • http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/671/imagens/Aula_19_-_Fig05.jpghttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/671/imagens/Aula2_Fig1.jpgMostrará a lista completa de questões.

               Para responder a questão, clique com o mouse, em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/671/imagens/Aula_19_-_Fig09.jpg de cada um dos itens da questão, caso esteja errada, aparecerá a mensagem http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/671/imagens/Aula_19_-_Fig06.jpg, mas, caso esteja certa, aparecerá a mensagem http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/671/imagens/Aula_19_-_Fig07.jpg.
 

Avaliação
A avaliação poderá ocorrer durante todas as atividades. Seja observando a exploração dos alunos e seus comentários, seja na resolução dos questionamentos propostos. Como recurso de avaliação, peça a eles que, além de responderem no aplicativo, respondam também em uma folha de papel, justificando as respostas certas e erradas Recolha as folhas no final da aula.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.