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O Cubismo e a Desconstrução da Forma.

 

16/10/2009

Autor y Coautor(es)
Paula Velloso Pereira
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender o Cubismo, seu início e instauração.

Conhecer algumas obras de artistas do período.

Ter maior intimidade com o início da arte abstrata.

Duração das atividades
02 a 03 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções do início da arte moderna, da obra de Cézanne e seus antecedentes.

Estratégias e recursos da aula

Aula 01: Natureza Morta
Deve-se começar essa aula com um desenho de observação de uma natureza morta. O professor deverá contextualizar o tema natureza morta e seus vários tipos para os alunos.

Deverão ser observadas questões como ocupação do espaço, proporção das formas expostas, luz e sombra.

Exemplo:

Aula 02: Sobreposição das imagens

Nesta aula, os alunos deverão retomar seus desenhos de observação. Observando os mesmo modelos do desenho anterior, deverão desenhar por cima deles, no papel de cabeça para baixo um novo desenho.

Surgirão discordâncias e dificuldades, por parte dos alunos, ao dizerem que tiveram trabalho para fazerem seus desenhos e que estão "tão bonitos".

Ao término desta etapa, deverão desenhar mais 2 vezes, cada hora no papel em uma posição.

Ao finalizarem os desenhos, dirão que está uma "bagunça", então, devem ser orientados a achar formas ali não existentes originalmente, formas geradas pelos encontros e recortes das linhas sobrepostas.

Os alunos deverão ser estimulados a finalizar a obra:

Alguns alunos terão dificuldade em passar um desenho por cima do outro, mas a experiência e o resultado são válidos.

Somente agora o professor deverá mostrar algumas das obras de Picasso:

Ou de Braque:

E ainda de Duchamp:

Assim, agora, o professor sanará a extrema curiosidade provocada pela produção de uma imagem desconhecida, pela estranheza provocada pela "destruição" de seus belos desenhos ao contrapor as imagens produzidas em sala de aula com as imagens mostradas. Deverão ser analisads as similaridades e diferenças entre as imagens.

Os alunos serão questionados se ainda vêm resquícios da suposta imagem inicial adotada pelos artistas.

A partir desta análise o professor introduzirá o pensamento cubista desta fase dos artistas, seus objetivos, qual a intenção e o método de desconstrução das formas, a junção das múltiplas visões numa mesma imagem, o aparecimento da sensação de movimento, e o contexto histórico no qual surgiu.

Sugestão explicativa: (pode ser abordada em uma terceira aula)

O Cubismo teve inspiração na obra de Cézanne, para o qual na pintura, a natureza deveria ser representada por formas geométricas, como cones, esferas e cilindros.

Os Cubistas pareceram; seguir literalmente seu conselho e ainda superar sua obra.  Abandonaram a pretensão de representar  as coisas como seus olhos as viam. Aceitaram o fato de que seu objetivo real era construir algo, em vez de copiar algo. Não se comprometiam com a fidelidade à aparência real das coisas.

Segundo o historiador de arte E.H.GOMBRICH, os cubistas pareciam raciocinar desta forma: "Se pensarmos num objeto, digamos, um violino, ele não se apresenta ao olho da nossa mente tal como o vemos com os olhos do nosso corpo. Podemos pensar e, de fato, pensamos em seus vários aspectos ao mesmo tempo. E, no entanto, essa estranha mistura de imagens representa mais um violino 'real' do que qualquer fotografia ou pintura meticulosa poderia jamais conter."

Os cubistas representavam os objetos com todas as suas partes expostas, ao mesmo tempo, num mesmo plano. É como se eles estivessem dissecados, decompostos, e apresentassem todos os seus lados no plano frontal em relação ao espectador.

Assim, os objetos são apresentados em três dimensões, numa superfície plana, sob formas geométricas, com o predomínio de linhas retas.

Os corpos ou objetos cubistas, não são representados literalmente, mas é sugerida sua estrutura . Os pintores representam-nos como se movimentassem em torno deles, vendo-os sob todos os ângulos visuais, por cima e por baixo, percebendo todos os planos e volumes, como se pudessem ser vistos através de todas as faces de um cubo. Daí a origem do nome Cubismo.

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar a produção e comprometimento do aluno nas atividades.

Avaliar o entendimento do aluno sobre o assunto explicitado.

Opinión de quien visitó

Três estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
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Opiniones

  • Mana Cellani, Artista plástica e escultora (pesquisa individual) , Ceará - dijo:
    Artstudiomanacellani@gmail.com

    04/05/2014

    Cinco estrelas

    Parabéns, excelente explicação, dá para qualquer pessoa entender. Eu mesma fiquei surpresa, pois gosto de pesquisar e ainda não tinha encontrado algo sobre o Cubismo tão fácil de entender


  • Ana S., Portugal - dijo:
    india.de.petra@hotmail.com

    11/05/2010

    Uma estrela

    Será interessante, para alguém que não está propriamente no cursto Científico- Humanístico de Artes Visuais. Não creio que este exercicío tenha conteúdo o suficiente para a compreensão do Cubismo ou para a evolução dos alunos como mentes pensadoras; é muito básico... Sinceramente, Ana S.


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