Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Multiplicação de frações

 

24/09/2008

Autor e Coautor(es)
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA
imagem do usuário

BRASILIA - DF CEM PAULO FREIRE

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Multiplicar número fracionário por um número natural e multiplicar número fracionário por um número fracionário.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Divisores e múltiplos
Estratégias e recursos da aula

               Olá professor, para trabalhar com seus alunos sobre multiplicação de frações, sugerimos que, primeiramente, coloque para eles uma situação problema que envolva a devida operação. Sugerimos alguma coisa do tipo:

  • Em um terreno da escola, o diretor resolveu montar uma horta. Ele quer usar http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/672/imagens/Aula_23_-_Fig11.jpg desse terreno para plantar folhas e quer que http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/672/imagens/Aula_23_-_Fig12.jpg das folhas sejam couve. Que parte fracionária do terreno será destinada ao plantio de couve?
  • Carlos comprou uma barra de chocolate e a dividiu em 8 partes iguais. Carlos comeu 5 partes. Qual é a parte fracionária que Carlos comeu?

               Professor, provavelmente a segunda situação os seus alunos podem até resolver facilmente, mas na primeira existirá alguma dificuldade. Dê um tempo para que ocorra um debate entre eles, peça a eles que anotem as possíveis soluções.
             Agora, professor, leve seus alunos ao laboratório de informática e peça a eles que acessem o sítio http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/principal/fundamental/fracoes/fracaomult0.htm, trata-se de uma aplicação na qual iremos trabalhar multiplicação de frações de forma on-line. Aparecerá, então, a tela abaixo:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/672/imagens/Aula_23_-_Fig01.jpg

               A tela apresenta as seguintes informações:

  • Na sua parte superior do lado esquerdo, a multiplicação que se pretende efetuar. Cabe ressaltar que neste primeiro aplicativo em questão, vamos trabalhar com a metade uma determinada fração com denominador par

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/672/imagens/Aula_23_-_Fig02.jpg

 

  • Logo abaixo, apresenta a imagem http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/672/imagens/Aula_23_-_Fig03.jpg que contém a parte que se quer dividir em duas partes, conseqüentemente, toda a figura dividida em múltiplos.
  • Um pouco mais à direita, temos que apresenta o resultado esperado.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/672/imagens/Aula_23_-_Fig04.jpg

  • Na parte inferior, temos o controle http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/672/imagens/Aula_23_-_Fig05.jpg , que vai determinar qual a fração que será dividida a metade. Para isto, clique o mouse no ponto do lado esquerdo do segmento de reta apresentado e arraste-o para direita e para esquerda para modificar o denominador da fração desejada.

               Professor, para multiplicar frações cujo segundo fator tenha um denominador ímpar, utilize o aplicativo em http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/principal/fundamental/fracoes/fracaomult1.htm. O procedimento é o mesmo apresentado acima.

                Ok, professor, após a explanação de como operar os aplicativos, incentive seus alunos a resolverem alguns exercícios. O próprio aplicativo apresenta uma pequena lista de exercícios. Na parte superior da tela há dois links, utilize o link http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/672/imagens/Aula_23_-_Fig13.jpg , na primeira e segunda aplicação. Caso ache mais prático, para a primeira lista clique em http: //www.projetos. unijui.edu.br/matematica/principal/fundamental/fracoes/professores/fracao9.html , na qual aparecerá:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/672/imagens/Aula_23_-_Fig06.jpg



e para a segunda lista, clique em http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/principal/fundamental/fracoes/professores/_12frac_werner.html onde teremos:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/672/imagens/Aula_23_-_Fig07.jpg

                 Após a resolução dos exercícios, comente com seus alunos que o numerador pode ser diferente de 1, pois no aplicativo só existe operações com numeradores iguais a 1. Comente também que a maneira manual de proceder a operação é simplesmente multiplicando numerador com numerador e denominador com denominador, logo após simplificando o resultado se for possível.
     Para consolidar os conhecimentos, propomos que utilize o sítio http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/principal/fundamental/fracoes/exer_fracao/produto_frac.htm que contém mais uma aplicação, mas agora alterando o primeiro e o segundo fator da multiplicação, mas ainda com numerador igual a 1.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/672/imagens/Aula_23_-_Fig08.jpg

               Sendo que na parte de baixo existem dois segmentos, um para o primeiro fator e o outro para o segundo fator. O modo de operação é o mesmo. Logo abaixo, há mais uma lista de exercícios.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/672/imagens/Aula_23_-_Fig09.jpg
              

               A cada que questão que seu aluno responder, peça a ele que clique ao lado da questão, que o aplicativo informará se está certo ou errado.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/672/imagens/Aula_23_-_Fig10.jpg
 

Avaliação
A avaliação poderá ocorrer durante todas as atividades. Seja observando a exploração dos alunos e seus comentários, seja na resolução dos questionamentos propostos. No caso desta aula, propomos, a você professor, que retome os dois problemas iniciais e peça a seus alunos que os resolvam em uma folha de papel, recolhendo-as em seguida.
Opinião de quem acessou

Três estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 0/3 - 0%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66.67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 1/3 - 33.33%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Marcia Azevedo, E.M. LAUDIMIA TROTTA , Rio de Janeiro - disse:
    mmra11@ig.com.br

    24/03/2010

    Duas estrelas

    Sugiro fazer através de representação grafica. Como se faz 3 x 5 * * * * * * * * * * * * * * * Na fração usando o mesmo pensamento: 2/3 x 3/4= $ $ $ $ * * * $ * * * $ Se quiser podemos montar uma aula juntos... escreva para e-mail....


  • Rosani, Escola Estadual Ana Dantas Motta , Minas Gerais - disse:
    rosani_nogueira@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito.


  • Carlos Alberto Jesus de Oliveira, CED 05 DO GAMA , Distrito Federal - disse:
    carlos.professor@uol.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Professor veja lista de exercícios complementares em http://praticamatematica.googlepages.com/6FraccoesMultiplicacao.pdf.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.