24/09/2008
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Olá professor, para trabalhar com seus alunos sobre multiplicação de frações, sugerimos que, primeiramente, coloque para eles uma situação problema que envolva a devida operação. Sugerimos alguma coisa do tipo:
Professor, provavelmente a segunda situação os seus alunos podem até resolver facilmente, mas na primeira existirá alguma dificuldade. Dê um tempo para que ocorra um debate entre eles, peça a eles que anotem as possíveis soluções.
Agora, professor, leve seus alunos ao laboratório de informática e peça a eles que acessem o sítio http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/principal/fundamental/fracoes/fracaomult0.htm, trata-se de uma aplicação na qual iremos trabalhar multiplicação de frações de forma on-line. Aparecerá, então, a tela abaixo:
A tela apresenta as seguintes informações:
Professor, para multiplicar frações cujo segundo fator tenha um denominador ímpar, utilize o aplicativo em http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/principal/fundamental/fracoes/fracaomult1.htm. O procedimento é o mesmo apresentado acima.
Ok, professor, após a explanação de como operar os aplicativos, incentive seus alunos a resolverem alguns exercícios. O próprio aplicativo apresenta uma pequena lista de exercícios. Na parte superior da tela há dois links, utilize o link , na primeira e segunda aplicação. Caso ache mais prático, para a primeira lista clique em http: //www.projetos. unijui.edu.br/matematica/principal/fundamental/fracoes/professores/fracao9.html , na qual aparecerá:
e para a segunda lista, clique em http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/principal/fundamental/fracoes/professores/_12frac_werner.html onde teremos:
Após a resolução dos exercícios, comente com seus alunos que o numerador pode ser diferente de 1, pois no aplicativo só existe operações com numeradores iguais a 1. Comente também que a maneira manual de proceder a operação é simplesmente multiplicando numerador com numerador e denominador com denominador, logo após simplificando o resultado se for possível.
Para consolidar os conhecimentos, propomos que utilize o sítio http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/principal/fundamental/fracoes/exer_fracao/produto_frac.htm que contém mais uma aplicação, mas agora alterando o primeiro e o segundo fator da multiplicação, mas ainda com numerador igual a 1.
Sendo que na parte de baixo existem dois segmentos, um para o primeiro fator e o outro para o segundo fator. O modo de operação é o mesmo. Logo abaixo, há mais uma lista de exercícios.
A cada que questão que seu aluno responder, peça a ele que clique ao lado da questão, que o aplicativo informará se está certo ou errado.
Três estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Duas estrelasSugiro fazer através de representação grafica. Como se faz 3 x 5 * * * * * * * * * * * * * * * Na fração usando o mesmo pensamento: 2/3 x 3/4= $ $ $ $ * * * $ * * * $ Se quiser podemos montar uma aula juntos... escreva para e-mail....
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito.
24/03/2010
Quatro estrelasProfessor veja lista de exercícios complementares em http://praticamatematica.googlepages.com/6FraccoesMultiplicacao.pdf.